Você está aqui: Início / Blog / Indicadores de projeto

Indicadores de projeto

A gestão de projetos é um assunto que ganha cada vez mais espaço no mercado. Isso acontece porque através da gestão de projetos você conseguirá obter de forma organizada crescimento desejado para sua empresa. Junto a uma gestão eficiente que além de contribuir para o aumento de seus lucros, também aumenta a satisfação dos clientes e consequentemente a visibilidade no mercado.

Dessa forma, é muito importante conhecer conceitos, padrões e indicadores de acompanhamento antes de fazer o seu planejamento estratégico. Essas questões são fundamentais para ajudá-lo a superar obstáculos.

eBook: Como é o GREEN BELT da Escola EDTI na visão de seus alunos?

Entrevistamos três alunos que dividiram sua trajetória ao longo desse processo, desde a decisão de se tornar um Green Belt, até a experiência ao longo das aulas. Escolher uma instituição de ensino adequada é primordial para uma experiência completa de aprendizado, não basta tomar a decisão de realizar cursos para se destacar se isso não gerar, de fato, conhecimento ao aluno.

Capa eBook: Como é o GREEN BELT da Escola EDTI na visão de seus alunos?

Um gerente de projetos de sucesso é aquele que faz o mapeamento da estrutura de processos e acompanha tudo o que acontece na empresa.

Aqueles que não baseiam as suas decisões em dados e informações concretas possuem grandes chances de fracassar.

Principais indicadores de acompanhamento

Para começar, é necessário entender os principais valores em um projeto. Eles são os mais importantes e posteriormente serão utilizados nos cálculos para a formação de outros indicadores. Confira quais são eles:

Valor Agregado

Esse indicador de desempenho mostra o quanto deveria ser investido no trabalho realizado até um determinado momento, de acordo com o escopo já concluído.

Valor Planejado

Como o seu próprio nome diz, o VP evidencia o quanto deveria ter sido gasto no momento da análise, conforme o planejado. Considera todas as despesas que existem na atividade, como equipamentos, materiais, recursos humanos, entre outros.

Desvio de esforços

A gestão de projetos ajuda no planejamento das atividades a serem realizadas. Por mais bem preparado e experiente que você seja, imprevistos podem acontecer. Dessa forma, você não pode deixar de analisar as diferenças entre o que foi planejado e o que está sendo executado.

Desvios muito grandes podem indicar que o planejamento foi equivocado, que as técnicas e ferramentas utilizadas são impróprias ou que os colaboradores não foram preparados de maneira correta. De qualquer forma, o desvio de esforços analisa essas situações e é aplicado em diversas comparações.

Unificando conceitos em um projeto

Ao ler este post, você descobriu os indicadores mais importantes em um projeto, eles ampliam o seu campo de visão, informando várias questões.

Em momentos como esse, você não pode deixar de considerar todas as características do planejamento, como as quantias financeiras disponíveis, o número de funcionários e as ferramentas utilizadas.

Cada um dos indicadores de acompanhamento tem seu objetivo, seja mostrar o desempenho financeiro, seja evidenciar o cumprimento dos prazos.

Por isso, saiba utilizá-los corretamente, a fim de alocar recursos com eficiência e controlar custos com qualidade. Lembre-se de não hesitar ao se deparar com um problema e tomar decisões precisas, já que o sucesso do projeto não pode ser colocado em risco.

Quer continuar aprendendo? Faça sua inscrição agora em nosso curso de Green Belt e descubra muito mais sobre gestão de projetos! Basta acessar aqui.