Os indicadores de produtividade estão para as empresas como os exames médicos estão para um paciente.
Sem eles, não há como saber se a saúde está OK, tampouco identificar uma “doença”, ou seja, um problema que pode prejudicar seriamente o negócio.
Sem observar os indicadores de produtividade, um negócio estaria sujeito a uma série de riscos que devem ser tratados preventivamente.
Leia o texto até o final para entender como utilizá-los nos negócios e ter resultados mais previsíveis.
O que são indicadores de produtividade?
Indicadores de produtividade são medidas quantitativas que avaliam o desempenho operacional de uma organização.
Essas métricas dão à gestão uma série de parâmetros indicativos sobre os processos, recursos, colaboradores, máquinas e outros aspectos operacionais.
Quando medidos em conjunto, esses indicadores auxiliam na identificação de áreas de melhoria, na definição de metas e no acompanhamento do progresso em direção aos objetivos empresariais.
Para que servem os indicadores de produtividade?
No geral, os indicadores de produtividade servem como métricas quantificáveis sobre diferentes aspectos de uma rotina de trabalho, como eficiência da produção e uso de recursos e qualidade.
Tomados como referência, eles ajudam as empresas a identificar áreas de melhoria, melhorando o processo decisório, otimizando processos e corrigindo falhas.
Essa análise contínua contribui para o aumento da eficiência, redução de custos e aprimoramento geral da competitividade e sustentabilidade de um negócio.
Exemplos de indicadores de produtividade
Seja qual for o ramo de uma empresa, sempre é possível aumentar a produtividade, e o que é melhor: sem prejuízo na qualidade.
Para isso, é necessário estabelecer parâmetros, a partir dos quais se poderá saber se as equipes estão progredindo ou não.
Considere como um diagnóstico médico, ou seja, uma medida indispensável para estabelecer um protocolo de tratamento.
Veja na sequência algumas opções, com foco no segmento industrial.
Produção por Hora/Unidade
A métrica de Produção por Hora/Unidade quantifica a quantidade de produtos ou serviços produzidos em uma hora ou unidade de tempo específica.
Este indicador está entre os mais usados para avaliar o desempenho e a eficiência da linha de produção, gerando insights sobre a capacidade de entrega da empresa.
Taxa de Utilização de Recursos
Já a Taxa de Utilização de Recursos mede a eficiência na alocação de recursos, como máquinas, equipamentos ou pessoal.
Assim, manter uma alta taxa de utilização é fundamental para otimizar os investimentos e garantir que os recursos disponíveis sejam bem empregados.
Índice de Retrabalho
Um dos fatores que mais geram atrasos na produção é o retrabalho, que nada mais é do que refazer algo que já deveria estar pronto.
Essa é uma métrica que indica a porcentagem de trabalho que precisa ser refeito, considerando a proporção em relação ao que fica pronto “de primeira”.
Uma baixa taxa de retrabalho sugere processos em conformidade e produtos de alta qualidade, enquanto uma taxa elevada pode apontar para problemas na produção ou na execução de tarefas.
Tempo Médio de Ciclo
Também conhecido como Lead Time, o Tempo Médio de Ciclo representa a média de tempo necessário para concluir um processo, desde o início até a entrega final.
Reduzir o TMC é, nesse caso, uma maneira de aumentar a eficiência operacional e responder rapidamente às demandas do mercado.
Taxa de Absenteísmo
Toda empresa lida com algum grau de absenteísmo, ou seja, a ausência de empregados, justificada ou não.
No caso, a Taxa de Absenteísmo mede a porcentagem de tempo em que os funcionários estão ausentes em relação ao total de horas de trabalho.
Monitorar essa métrica ajuda a identificar padrões de ausência, possibilitando a implementação de estratégias para melhorar a presença e a produtividade da equipe.
Eficiência da Linha de Produção
Por sua vez, a métrica conhecida como Eficiência da Linha de Produção avalia o desempenho global de uma linha de produção, considerando o tempo de operação em relação ao tempo de parada.
Nas empresas pautadas na metodologia Lean, esse é um indicador que contribui para otimizar a produção e minimizar desperdícios.
Taxa de Cumprimento de Metas
Toda estratégia de negócios tem pelo menos uma meta vinculada que estabelece, por si só, um parâmetro.
Com o tempo, diferentes metas vão formando um painel, que diz muito sobre a capacidade de uma empresa conseguir seus objetivos.
É onde entra a Taxa de Cumprimento de Metas, que indica a porcentagem de metas estabelecidas que foram alcançadas em um determinado período.
Assim, monitorar essa métrica é essencial para avaliar o progresso em relação aos objetivos estratégicos e ajustar estratégias conforme necessário.
Custo por Unidade
Seria inviável operar um negócio cujos custos são maiores do que o retorno esperado.
Para evitar isso, mede-se o Custo por Unidade, que calcula o custo médio para produzir uma unidade de produto ou serviço.
Gerenciar e otimizar esse custo é fundamental para garantir a sustentabilidade financeira da operação e manter a competitividade no mercado, evitando problemas de fluxo de caixa e liquidez.
Taxa de Erros ou Defeitos
Qualidade é um atributo a ser constantemente buscado, seja qual for o segmento da empresa.
A Taxa de Erros ou Defeitos serve justamente para isso, pois mede a frequência de erros ou defeitos em relação ao número total de produtos ou serviços.
Manter essa taxa baixa é uma maneira de garantir a qualidade dos produtos e a satisfação do cliente, além de manter a boa reputação de uma marca no mercado.
Tempo de Resposta ao Cliente
Nas empresas que prestam serviços, o Tempo de Resposta ao Cliente é um dos indicadores mais importantes, já que mede o tempo que a empresa leva para responder às solicitações, reclamações e pedidos em geral.
Reduzir esse tempo é portanto uma prioridade, uma vez que sinaliza o nível de satisfação do cliente.
Taxa de Ocupação de Espaço
Espaço mal aproveitado é sinônimo de problemas.
Podendo causar tensões e um ambiente organizacional ruim.
Para avaliar esse quesito, pode ser aplicada a Taxa de Ocupação de Espaço, que serve para avaliar a eficiência na utilização de espaço físico em um ambiente de produção ou escritório.
A partir do que for mostrado, pode-se otimizar o layout e a distribuição do local de trabalho, contribuindo para melhorar a eficiência operacional e reduzir custos relacionados ao espaço.
Como criar indicadores de produtividade?
Cada empresa é única, assim como seus indicadores de produtividade também precisam ser.
Nesse sentido, é necessário identificar primeiro os objetivos que a gestão considera importantes, criando uma estratégia organizacional para alcançá-los.
A partir disso, deve-se trabalhar na definição de critérios mensuráveis, conforme o conceito SMART de criação de metas.
Como o Lean Six Sigma ajuda a melhorar a produtividade?
A metodologia Lean Six Sigma disseminou-se a partir da década de 1980, quando a Motorola a implementou pela primeira vez, obtendo grande sucesso.
Desde então, vem servindo como método para redução de desperdício e, principalmente, para melhorar a qualidade geral de produtos e serviços.
A Escola EDTI forma gestores qualificados em Lean Six Sigma há mais de uma década, em nossos cursos de formação de líderes Green Belt e Black Belt.
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Conclusão
Os indicadores de produtividade poderiam ser comparados também a notas para a performance no contexto produtivo.
Se a nota for baixa, sinaliza que algo precisa melhorar, enquanto notas altas indicam um bom desempenho e rendimento.
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