As atitudes dos colaboradores na sua empresa mostram que eles entendem a importância de trabalhar em equipe?
O individualismo é como uma erva daninha que, quando deixa de ser cortada, se alastra por todo o ambiente, impedindo ou retardando o desenvolvimento do grupo.
Não é preciso muito para que isso aconteça.
Basta apenas uma pessoa remar contra a maré para prejudicar todo um projeto ou as tarefas de rotina.
Existem motivos de sobra para abraçar o trabalho em equipe e maneiras de estimulá-lo até mesmo entre os membros mais individualistas para que alcancem alta performance.
Acompanhe neste artigo!
Qual é a importância de trabalhar em equipe?
Na coluna Divã Executivo de 25 de maio de 2021, o professor e colunista Marco Tulio Zanini responde a um leitor que relata dificuldades com um colega de trabalho que não sabe trabalhar em equipe.
A resposta do especialista destaca duas soluções: uma, não apontar o dedo para o membro rebelde e, paralelamente a isso, buscar com os líderes da empresa uma solução no nível institucional.
Ou seja, em vez de colocar em apenas uma pessoa a responsabilidade pelo comportamento individualista, todos assumiriam uma parte do problema.
Esse é um ótimo exemplo que mostra a importância de trabalhar em equipe, principalmente quando há pessoas que resistem a ele.
Afinal, o grupo sempre terá mais força que o indivíduo, que nem precisa se sentir pressionado em razão de um eventual comportamento egoísta.
Basta ver o exemplo dos outros e, se quiser, poderá se ajustar naturalmente.
E se com o tempo a pessoa não melhorar, talvez a empresa tenha falhado em contratar alguém cujos valores são incompatíveis com os da organização, o que é um bom motivo para rever os processos de atração de talentos.
4 benefícios do trabalho em equipe para as empresas
Trabalhar em equipe traz benefícios práticos para todos, e há bons motivos para isso.
O principal deles é que, embora o talento individual deva ser valorizado, de pouco ele servirá se não estiver a serviço de uma causa maior.
Portanto, o estímulo à cooperação é uma maneira de direcionar bem as habilidades e hard skills que cada um tenha desenvolvido.
A lista de vantagens nem precisa ser tão extensa, se considerarmos apenas 4 benefícios que já justificam o investimento nas equipes:
1. É mais eficaz
A sabedoria popular ensina que um dedo da mão pode fazer pouco, mas quando ele se junta com os outros quatro, pode realizar grandes coisas.
No contexto empresarial, acontece algo parecido.
Um colaborador só pode até ser muito eficiente, mas jamais será tão bom quanto pode ser ao trabalhar em grupo.
Projetos em geral dependem não só do talento de cada um, mas que esses talentos estejam combinados, complementando uns aos outros para alcançar resultados melhores.
A recompensa é a potencialização do trabalho individual, que em consequência, passa a ser muito mais eficaz.
2. Melhora o clima
Os resultados do trabalho individual podem ser bons, mas eles não se comparam aos que são obtidos quando se trabalha em equipe.
Isso sem contar que as conquistas em grupo trazem uma sensação de pertencimento e de utilidade, algo que seria impossível de conquistar de forma individual.
O orgulho por ter se destacado sozinho é bom, mas ainda melhor é o inigualável sentimento de ser útil para si e para os outros.
Dessa forma, um outro “efeito colateral” é percebido, que é a melhora no clima da empresa, em razão da confiança que as pessoas passam a ter umas nas outras.
3. Reduz a dependência
Um desafio constante no meio corporativo é a chamada transferência de conhecimento de pessoas para a organização.
Possivelmente você já deve ter conhecido alguém que, na empresa, era considerado insubstituível, em razão da grande habilidade em suas tarefas ou por ser o único detentor de certo conhecimento.
O que acontece quando um colaborador assim tem que se ausentar ou, ainda pior, sai da empresa?
Empresas pautadas pelo trabalho em equipe se arriscam menos a desenvolver esse tipo de dependência, com a vantagem adicional de absorver mais rapidamente os conhecimentos de seus colaboradores.
4. Facilita a transmissão de conhecimento
No meio corporativo, são chamados de silos os setores que atuam de forma isolada do restante da empresa.
Esse é um fenômeno típico das organizações que não ressaltam a importância do trabalho em equipe ou o fazem de maneira superficial.
Com os silos, surgem problemas de comunicação que podem comprometer os resultados e reduzir a produtividade.
Afinal, quando prevalece o “cada um por si”, a tendência é para que haja ruídos constantes na comunicação e dificuldades de compreensão mútua.
O estímulo ao trabalho em equipe ajuda a evitar isso, ao criar um clima de confiança e dependência saudável do trabalho uns dos outros.
4 benefícios do trabalho em equipe para os colaboradores
Os que insistem em trabalhar sozinhos talvez não saibam, mas a melhor coisa que podem fazer para se destacar individualmente é trabalhar em equipe.
Parece contraditório?
Nem tanto, se analisarmos um pouco mais a fundo as vantagens que isso traz para cada um.
Confira a seguir.
1. Promove a troca de ideias
Até mesmo os autodidatas precisam em algum momento trocar ideias e experiências, nem que seja para validar suas teorias e soluções.
Para isso, é necessário que haja um mínimo de interação entre as pessoas, o que por sua vez pode ser estimulado por políticas institucionais.
Assim, cria-se um clima favorável à troca de ideias, como acontece em projetos orientados por Scrum.
2. Amplia o networking
É bastante conhecido na internet o vídeo que mostra o consagrado violinista Joshua Bell se apresentando no metrô de Nova Iorque para ganhar alguns trocados.
A lição que se tira dessa experiência é que mesmo os grandes gênios jamais terão seu talento valorizado se não estiverem perto de pessoas capazes de reconhecê-lo.
Nesse sentido, trabalhar em equipe é a melhor forma de se fazer notar por pares ou por pessoas que possam ajudar a alavancar uma carreira.
3. Traz motivação
Nada mais desmotivador do que ter a sensação de que fizemos nosso trabalho e não há ninguém para reconhecer seu valor ou criticá-lo.
Ao trabalhar em equipe, temos a chance de receber feedback de colegas e superiores, o que sempre dá um gás extra para se manter focado em melhorar.
4. Permite alcançar feitos notáveis
A ciência está repleta de grandes feitos individuais que mudaram o curso da história.
Porém, os avanços mais importantes dependem muito mais do que se faz depois disso, ou seja, das pesquisas e experimentos, que sempre dependem de outras pessoas.
Vale lembrar aqui da célebre frase atribuída a Isaac Newton: “se enxerguei mais longe, foi porque me apoiei nos ombros de gigantes”.
Como melhorar a capacidade de trabalhar em equipe?
Há pessoas que, por questões de temperamento, falta de oportunidades ou por timidez, têm dificuldades em engrenar quando são obrigadas a trabalhar em equipe.
A boa notícia é que, assim como a liderança, essa é uma capacidade que pode ser desenvolvida, começando por aplicar as dicas que vamos ver na sequência.
Treinamento e Desenvolvimento
No nível corporativo, as empresas devem fazer a sua parte, promovendo rotinas de treinamento que destaquem a importância de trabalhar em equipe.
Aliás, o próprio treinamento, não importa a sua finalidade, é por si só uma maneira de estimular o trabalho conjunto.
Portanto, quanto mais frequentes forem, mais “afiadas” suas equipes estarão.
Cultura do feedback
Os líderes devem ser os primeiros a dar feedback sempre que algum colaborador ou equipe concluir uma tarefa.
Também devem opinar e orientar enquanto elas são realizadas, de modo que as pessoas se sintam amparadas pelos seus superiores.
A partir do exemplo que vem de cima, esse modus operandi tende a se disseminar pela empresa, criando assim uma cultura de reciprocidade por meio de feedbacks construtivos, o que estimula também a criatividade.
Gestão por processos
Um problema que pode levar a falhas na comunicação é a falta de clareza sobre os processos.
Para solucionar essa questão, vale investir na gestão por processos, o que inclusive abre portas para a melhoria contínua e o aprimoramento da qualidade.
Qual o papel das lideranças no trabalho em equipe?
A partir do que vimos, não restam dúvidas sobre o quão importantes são as lideranças como estimuladoras do trabalho em equipe.
A Escola EDTI é um berço de líderes, formando gestores qualificados na metodologia Lean Six Sigma nas graduações Green Belt e Black Belt.
Você pode ter essa formação na sua empresa, por meio do programa EDTI for Business, em que nós levamos para os seus colaboradores todo nosso conhecimento!
Conclusão
Conhecer a importância de trabalhar em equipe é um dos ingredientes para o sucesso, tanto individual quanto das empresas.
Quem sabe dividir seus conhecimentos e ouvir a opinião dos outros cresce mais e, sendo assim, se destaca mais cedo na carreira e nos negócios.