Já imaginou se você fosse avisado, com antecedência, sempre que aparecesse algum problema na sua vida? Se isso ainda está longe da realidade das pessoas, nas empresas essa situação já foi solucionada: o sistema Andon é a solução ideal para gestores identificarem a origem de problemas no ambiente corporativo rapidamente.
Como você já deve saber, as organizações se transformaram em sistemas cada vez mais complexos. Fluxos de informações e materiais apresentam relações de interdependência por toda a cadeia operacional.
Logo, se algum erro ocorre num processo, há o risco de que ele se propague por toda a linha de produção, o que contribui para a criação de gargalos, atrasos na entrega de resultados e perda de clientes. Já imaginou o prejuízo que esses fatores combinados podem causar?
Se você quer saber como o uso da tecnologia pode ser utilizado para evitar situações de baixa performance, continue a leitura deste post. Nele, apresentaremos a ferramenta Andon e como ela pode prevenir falhas nas empresas.
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O que é Andon?
O termo “Andon” é originário da língua japonesa e quer dizer “lâmpada”. Em sentido mais amplo, Andon representa qualquer sinal visual ou sonoro que tem como função alertar os operadores acerca do funcionamento da linha de produção.
Esse alerta é configurado conforme o perfil do negócio, o tipo de erro que a sua cadeia operacional pode apresentar e as suas normas de funcionamento internas. Dessa forma, a empresa pode estabelecer uma comunicação visual específica para a própria realidade, de acordo com alguns critérios que sejam, preferencialmente, de fácil compreensão por parte dos colaboradores.
Na vida cotidiana, o semáforo é um exemplo de sinal luminoso de entendimento rápido pelas pessoas. As cores verde, amarelo e vermelho significam “siga”, “atenção” e “pare” respectivamente e, por serem padronizadas em todo o planeta, podem ser reconhecidas facilmente.
O uso da ferramenta Andon no ambiente corporativo segue o mesmo princípio. O sinal é definido conforme o tipo de problema e propagado por toda a companhia. Assim, qualquer profissional pode identificar o que está acontecendo e solucionar a falha rapidamente.
Em outras palavras, embora nas organizações os mecanismos Andon precisem ser um pouco mais complexos, para atender às mais diversas situações existentes numa linha de produção, há sempre a necessidade de que eles sejam notáveis e compreensíveis. Dessa forma, o operador ou as equipes de solução de problemas saberão identificar a mensagem emitida e tomar a decisão esperada.
É importante ressaltar que o Andon faz parte de um contexto maior, já que se trata de uma ferramenta do Lean Manufacturing. Tal metodologia, por sua vez, tem como pilares o JIT (Just in Time) e o Jidoka (autonomacão).
Ao implantar esses conceitos numa empresa, o profissional deve ter como objetivo a redução de falhas e desperdícios. Para tanto, deve lançar mão de determinadas ferramentas, como o Andon. Elas auxiliam a companhia a ter um fluxo contínuo de trabalho, em que falhas eventuais não causam um grande atraso na entrega de resultados para o consumidor.
Quais os benefícios do Andon?
Nos cenários de grande competitividade em que as companhias estão inseridas, produtividade e eficiência devem caminhar lado a lado. Ainda assim, não basta só produzir, é preciso assegurar a qualidade das mercadorias.
Diante desse desafio, as empresas precisam encontrar formas de aproveitar ao máximo os recursos de que dispõem. Nesse contexto, o Andon proporciona que a organização reduza desperdícios, seja em termos de diminuição ou até eliminação de falhas, seja em uso mais eficiente da mão de obra. Confira os principais benefícios do uso dessa ferramenta abaixo!
Reconhecimento ágil de falhas
Saber encontrar e lidar com problemas no ambiente corporativo é algo crítico no cenário atual. Hoje, clientes exigem que negócios saibam responder às suas demandas com agilidade e flexibilidade. Nesse cenário, quem não se adapta pode perder competitividade facilmente.
Para ter um ambiente de trabalho ágil, é fundamental que a empresa consiga criar um fluxo operacional com o mínimo de falhas possíveis. Além disso, sempre que um problema ocorrer, o negócio precisa ter mecanismos para rastrear a origem de falhas com a rapidez necessária.
O Andon auxilia a companhia a atingir esse objetivo. Os profissionais terão um mecanismo padronizado para rastrear a origem de falhas. Cada tipo de problema terá um aviso específico, auxiliando os profissionais a encontrar a sua origem e a melhor resolução no menor prazo possível.
Redução de prejuízos
Um dos fatores que contribui para que o negócio tenha grandes prejuízos é a demora para solucionar um problema. Vamos pensar, por exemplo, na perda de dados de um servidor crítico.
Cada minuto gasto pelo time de TI para recuperar os dados representarão um aumento dos prejuízos. Afinal de contas, os profissionais não conseguirão executar nenhuma operação que dependa do servidor até que os sistemas e arquivos que ali estavam sejam completamente restaurados. Justamente por isso, muitos negócios investem em políticas de backup de dados, que tornam essa rotina mais ágil.
No ambiente industrial, não é diferente. A interrupção de uma máquina pode interromper toda a linha de trabalho até que a empresa realize a identificação da origem do problema e a melhor maneira de solucioná-lo.
A ferramenta Andon, por permitir que os profissionais agilizem a identificação do que ocorreu, auxilia o negócio a eliminar os prejuízos causados pela interrupção do funcionamento de um equipamento. Como os profissionais conseguirão retomar as suas atividades rapidamente, os prejuízos causados pela perda de produtividade serão muito menores.
Possibilidade de criar um ambiente com melhoria contínua
O uso de um sistema preciso para identificar a origem de problemas também permite que o negócio crie um ambiente de melhoria contínua. A companhia terá uma base de dados sobre as principais dificuldades encontradas, os erros mais frequentes e o nível de impacto causado por cada problema.
Esses dados podem ser utilizados pelo gestor para criar uma rotina de gestão estratégica, em que há uma busca contínua por melhores resultados a médio e longo prazo. A prevenção de falhas, por exemplo, será mais precisa.
Já os processos de correção de erros terão mais dados para auxiliar na retomada rápida das atividades. Dessa forma, o gestor pode garantir um nível de performance contínuo para todos os setores.
Maior durabilidade da infraestrutura operacional
Uma vez que as máquinas de uma indústria são equipadas com mecanismos Andon, elas passam a “avisar” os operadores acerca do funcionamento da linha de produção. Com isso, diminui-se a necessidade de supervisão constante, afinal de contas, o time poderá identificar uma falha e a sua origem com menos tempo.
Isso gera mais economia para o time de manutenção e amplia a durabilidade das máquinas a médio e longo prazo. Com mais informações sobre como os equipamentos falham, o gestor poderá otimizar as rotinas de prevenção de erros e, dessa forma, garantir um maior nível de performance para a infraestrutura.
Se as medidas que previnem problemas são mais efetivas, a empresa também consegue aumentar o ciclo de vida de cada peça. Isso amplia a durabilidade de todas as máquinas e, consequentemente, reduz os gastos com troca de equipamentos.
Maior foco em processos críticos
Em empresas onde há o uso da ferramenta Andon, há também um maior foco em processos críticos. Isso ocorre pois, ao contrário de uma organização que não utiliza a ferramenta Andon, o operador não tem que acompanhar direto o funcionamento da máquina, à espera de uma falha, para poder agir e consertá-la
Isso libera os profissionais para realizar atividades com maior potencial de agregar valor às mercadorias da empresa. Com consequência, os produtos e serviços do negócio serão mais competitivos e atraentes ao consumidor.
Como utilizar a ferramenta no dia a dia de uma empresa?
Para utilizar a ferramenta Andon no dia a dia, o negócio precisa considerar alguns fatores. Eles são fundamentais para auxiliar o empreendimento a ter uma forma mais automatizada e eficiente de identificar e solucionar problemas. Veja os principais pontos abaixo!
Foque na automação
O mecanismo Andon está diretamente ligado ao Jidoka (autonomação). Em outras palavras, as máquinas deveriam ser projetadas para fazer uma espécie de autodiagnóstico, de modo a avisar aos operadores eventuais falhas. Isso agiliza a rotina do time de manutenção, que precisará de menos tempo para saber da ocorrência de uma situação crítica.
Estruture sinais de problemas que sejam padronizados e conhecidos por toda a equipe
Os sinais emitidos pelo Andon devem ser de fácil entendimento por quem deve monitorar o fluxo produtivo. Caso contrário, o tempo de resposta à mensagem poderia ficar comprometido e, por consequência, a tomada de decisão seria adiada ou feita de modo impreciso.
Portanto, sempre estruture um sistema de alertas padronizado. Todos os times de manutenção e operacionais devem conhecer os padrões adotados pela empresa, evitando que a identificação da origem do problema seja lenta.
Saiba que o sistema Andon é apenas um dos pontos do sistema Lean
No longo prazo, se a empresa realmente está empenhada em implantar o Lean Manufacturing, as chances de ela subir degraus em termos de produtividade e qualidade são grandes. Por isso, o negócio deve compreender o sistema Andon como apenas um dos passos necessários para otimizar o funcionamento do negócio utilizando essa forma de trabalho.
O “Andon” seria, portanto, uma espécie de ponta do iceberg, que comunicaria a existência de algo errado na produção. Contudo, o trabalho focado dos profissionais Green Belt, por exemplo, geraria soluções que mais tarde seriam incorporadas aos processos-padrão. Assim, o negócio pode garantir mais qualidade ao ambiente corporativo e sempre a capacidade de os profissionais serem mais eficazes.
Estruture a equipe para solucionar rapidamente os problemas
Normalmente, quando há problema em algum equipamento, a linha de produção é parada até que se encontre a solução. Nesse caso, o negócio tem um time de profissionais certificados no Green Belt para trabalhar na resolução rápida da situação após o operador comunicar a falha.
Em um ambiente em que há o uso do sistema Andon, o operador não precisa se deslocar do ambiente de produção para comunicar a equipe sobre a ocorrência de uma falha. Na verdade, os profissionais responsáveis pelas soluções é que teriam de ir até o local onde houve o problema.
Ao chegar até o lugar da situação, a equipe deve: detectar a falha; preferencialmente, parar a linha de produção; corrigir o equívoco na sequência; e, por fim, investigar a causa raiz da ocorrência, com objetivo de propor uma solução duradoura.
Tais medidas têm como propósito principal prevenir a existência de produtos defeituosos, o que implica desperdício de recursos produtivos, além de favorecer a insatisfação dos clientes.
Afinal, uma falha em um processo poderia acarretar uma reação em cadeia e, assim, “contaminar” outras atividades ao longo da linha de fabricação. Porém, com um mecanismo Andon a visualização de um eventual equívoco seria mais rápida e precisa, de modo a chamar a atenção dos responsáveis pelas máquinas.
Uma das técnicas utilizadas nessa busca por melhorias é a dos “5 porquês”, que serve para identificar a causa raiz dos problemas. Com isso, a equipe passa a entender a fonte do erro, o que permite uma ação corretiva com efetividade, em vez de algum procedimento meramente “paliativo”.
Como o Lean auxilia empresas a serem mais eficazes?
O método de produção Lean trouxe uma série de benefícios para empresas. O principal está na possibilidade de garantir que o negócio tenha um fluxo de trabalho com menos interrupções, em que as falhas são solucionadas rapidamente e a companhia pode manter um nível contínuo de qualidade.
Nesse sentido, o Andon pode ser visto como uma ferramenta fundamental para que o negócio possa ter um ambiente de trabalho com menos interrupções, mais agilidade e uma performance operacional bem nivelada. A empresa contará com uma estratégia simples para identificar quando problemas ocorrerem, a sua origem e a melhor correção possível.
O sistema Andon também pode ser visto com uma forma de criar um ambiente de melhoria contínua. Afinal de contas, uma vez que o empreendimento estruturar um processo de detecção automatizada de falhas, será mais fácil levantar os dados necessários para otimizar políticas de manutenção de modo preciso. Assim, a longo prazo, a companhia será capaz de sempre buscar um nível maior de qualidade e performance para a sua cadeia operacional, os seus produtos e os seus serviços.
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