Você está aqui: Início / Blog / Habilidades que auxiliam nos projetos de melhoria

Habilidades que auxiliam nos projetos de melhoria

Conhecimento é essencial para realizar mudanças que resultem em melhorias, porém existem 6 habilidades importantes que auxiliam nos projetos Six Sigma. Neste post vamos apresentar cada uma dessas habilidades e como são necessárias nos projetos de melhoria.

Apoiando mudanças com dados

A coleta e análise de dados são de fundamental importância para que mudanças tenham êxito. A coleta deve-se iniciar no planejamento de um projeto de melhoria. O Green Belt auxilia para que os dados sejam coletados de forma correta, gerando informações e conhecimento do processo. Aprender com o processo é entender os padrões desses dados, suas variações e utilizá-los nas tomadas de decisões. É extremamente útil a coleta dos dados antes e após uma mudança, podendo ser utilizados na construção de um gráfico de tendências para observar se a mudança resultou em melhoria.

Desenvolvendo, Testando e Implementando uma mudança

Existem 3 abordagens para desenvolver uma mudança efetiva que resulte em melhoria. 1) Entender o processo e o sistema de trabalho. 2) Pensamento criativo e 3) Adaptar conhecimento em boas idéias.

Uma vez que uma mudança é desenvolvida ela precisa ser mais explorada e refinada por meio de testes. Testar é o modo de experimentar uma mudança por um período de tempo, aprendendo sobre seu potencial impacto. O ciclo PDSA é a ferramenta usual para o planejamento, realização e aprendizado a partir de um teste de mudança. Alguns resultados de mudanças previamente testadas são incertos e somente mudanças que estão claras que resultam em melhorias devem ser implementadas. Para implementar uma mudança, estruturas de suporte permanente precisam ser criadas, aumentando as chances de que o ganho será alcançado e sustentado.

Disseminando melhorias e O lado humano da mudança

Pessoas geralmente tem reações à mudanças, deixá-las saberem porque a mudança é necessária e mostrar as contribuições alcançadas com a mudança são fundamentais para que elas adotem as mudanças. Uma vez que pessoas ou um time tomam a decisão de adotar a mudança, maior contato direto com os adeptos é necessária. A maioria dos esforços de mudança envolvem um time de melhoria, composto por pessoas certificadas, Green Belt ou Black Belt. Esses membros tem o conhecimento de executar reuniões eficazes, escuta ativa e resolução de conflitos. Garantir que todos os membros deste time possam ser ouvidos, assim como documentar os itens de ação, tem um efeito positivo de progresso.

Um profissional que buscou uma qualificação Green Belt, em uma escola de referência como a Escola EDTI, consegue agregar ao conhecimento do dia-a-dia essas 6 habilidades necessárias para obter bons resultados em um projeto de melhoria.