Teorias como a do Golden Circle podem ser uma boa resposta para elevar a motivação no ambiente de trabalho e ajudar as lideranças a engajar mais colaboradores.
Como destaca uma matéria da Forbes, 12% da população economicamente ativa no Brasil já aderiu à chamada “demissão silenciosa”, o quiet quitting, espécie de movimento passivo a favor do bem-estar no trabalho.
Em certos casos, essa falta de motivação tem relação com a falta de propósito naquilo que a empresa faz.
Métodos como o Golden Circle podem dar boas respostas para o desafio de motivar sem depender apenas de recompensas materiais.
Conheça-o neste conteúdo e saiba como aplicá-lo em seus negócios.
O que é Golden Circle?
Golden Circle, ou Círculo Dourado, é um método criado para ajudar empresas a encontrar o seu próprio caminho em suas jornadas de crescimento.
Assim como no nível individual, uma vida plena de significado gera mais felicidade e satisfação, a despeito de eventuais dificuldades materiais e dos obstáculos que todos enfrentam.
Empresa que conhece a si mesma tem muito mais chances de atrair os melhores talentos, fazendo com que eles permaneçam por mais tempo.
Para isso, o Golden Circle funciona como uma representação gráfica, em que três esferas concêntricas englobam as perguntas “Por Quê”, “Como” e “O quê”.
Quem é Simon Sinek, o criador do Golden Circle
Nascido no Reino Unido e radicado nos Estados Unidos, Simon Sinek tornou-se um dos mais influentes líderes empresariais e palestrantes contemporâneos.
Sua fama espalhou-se quando teve a sua palestra “How great leaders inspire action” (Como os grandes líderes inspiram à ação) no TED Talk divulgada na internet.
Com mais de 66 milhões de visualizações, o conteúdo viral também é uma aula sobre a teoria do Golden Circle, cujo funcionamento você conhece a seguir.
Como funciona o Golden Circle?
Uma pesquisa da Gartner (em inglês), revela que 91% dos líderes estão preocupados com o iminente turnover de seus colaboradores em um futuro próximo.
Parte dessa rotatividade tem a ver, de acordo com a pesquisa, com a falta de uma proposta de valor atraente por parte da empresa.
O Golden Circle pode ajudar a sanar essa questão, funcionando como um mapa em que a empresa encontra o propósito que a move.
Tudo começa pelo primeiro dos círculos concêntricos, em que seus líderes respondem “por quê” a empresa faz o que faz.
Sabendo a razão de existir das suas atividades, a empresa se questiona “como” realizar o seu propósito, por meio de estratégias planejadas.
Só então ela define “o que” vai vender, tendo em conta o seu propósito e as estratégias definidas para alcançá-lo.
Exemplos da metodologia Golden Circle
Um bom exemplo de aplicação do Golden Circle vem da gigante Apple, que responde ao “por quê?” dizendo: “tudo o que fazemos é desafiar o que está no mercado — e fazemos pensando de forma diferente”.
Outra grande empresa que se vale do método é a Nike, que responde à primeira pergunta do Golden Circle assumindo a “missão” de mover o mundo através do poder do esporte.
No Brasil, um bom exemplo de aplicação da teoria de Simon Sinek vem da Natura, que justifica o que faz pela missão de tornar o mundo um lugar mais bonito para viver.
Como aplicar o Golden Circle na sua empresa?
Uma empresa que não sabe porque desenvolve uma atividade tem menos chances de criar nos seus colaboradores motivação e engajamento com o trabalho.
Mas, atenção: ganhar dinheiro, embora seja fundamental, não pode ser jamais a resposta ao “porquê” do Golden Circle.
Como veremos na sequência, é preciso ir mais fundo para encontrar o verdadeiro motivo que justifica aquilo a que um negócio se dedica.
Acompanhe atentamente nos tópicos abaixo.
Defina o “Por quê”
A pergunta do primeiro círculo deve ser respondida apontando a razão pela qual uma empresa existe que vá além do lucro.
Pode ser, por exemplo, o impacto que ela pretende gerar em seu mercado, na região em que atua ou no mundo todo, como se propõe a Nike.
Questionar-se nesse caso por que a empresa foi fundada pode dar boas pistas, ajudando a identificar um motivo mais palpável.
Por exemplo: uma marca de roupas pode ter sido criada com o propósito de fazer as pessoas se sentirem bem ou mais elegantes.
Estabeleça o “Como”
Expandindo o Círculo Dourado, passamos ao “como”, identificando a maneira como a empresa cumpre o propósito a que se designou.
Para isso, ela pode descrever a cultura empresarial que a permeia, bem como seus processos e estratégias.
Determine o “O quê”
No círculo mais externo, a empresa conecta seus produtos ou serviços ao seu propósito e suas estratégias.
Portanto, é preciso que aquilo que produz reflita exatamente o “por que” e o “como”, gerando assim um sentido único para a existência da marca e que justifica sua continuidade.
Comunique o Golden Circle
Uma vez formado o Golden Circle, é hora de torná-lo conhecido pelas pessoas que mais importam: os colaboradores e clientes.
Vale aqui aposta no endomarketing e nos canais de comunicação internos para levar a mensagem mais rapidamente, com a vantagem de poder monitorar os resultados desse esforço de divulgação.
Alinhe a tomada de decisões ao “Por quê”
Uma vez que a empresa tenha um propósito, conforme definido pelo “por quê”, suas lideranças assumem uma grande responsabilidade.
Isso porque toda decisão, tanto no nível estratégico quanto operacional, precisará estar sempre alinhada às três esferas do Golden Circle.
No caso da Nike, por exemplo, não faria muito sentido assumir o propósito de tornar o mundo um lugar melhor quando os processos de fabricação não são sustentáveis ou agridem o meio ambiente.
Reavalie e ajuste
Por mais filosófico que pareça, o Golden Circle deve apresentar resultados práticos e tangíveis.
Para isso, vale definir Indicadores Chave de Performance (KPI) que traduzam em números as mudanças esperadas.
Vale, ainda, ligar esses KPIs a metas, que podem ser desde a redução do turnover ao aumento da produtividade geral.
Se nada mudar depois da implementação do método, pode ser que seja necessário algum ajuste, começando pela definição mais clara do “por quê”.
Lembre-se: é a partir da resposta a essa pergunta que a empresa justificará toda a sua linha de atuação, dizendo claramente aos público interno e externo para que ela existe.
Monitore o impacto
Com ou sem ajustes, é quase garantido que a aplicação do Golden Circle gere algum impacto.
Esses resultados, como vimos, precisam ser monitorados por meio de KPIs, de modo que possam ser mensurados periodicamente.
A ideia é fazer com que, a partir do propósito maior, as pessoas criem laços de identificação com a marca, de modo que sintam que há um motivo mais nobre para fazer o que fazem.
Vale destacar que o Golden Circle não substitui uma política salarial justa, bem como os benefícios e um plano de cargos e salários.
Sua função é servir como um suporte para que as pessoas sejam movidas por razões mais profundas e sintam que estão contribuindo com algo que vale a pena.
Conclusão
O Golden Circle funciona e, como vimos, as grandes empresas não abrem mão de utilizar esse método.
Elas também ganham quando contam com colaboradores qualificados nos melhores métodos de combate ao desperdício e aumento de qualidade.
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