Você está aqui: Início / Blog / Gestão de Produção: Funções e benefícios

Gestão de Produção: Funções e benefícios

Com um mercado cada vez mais acirrado, nunca foi tão importante cuidar da gestão de produção do seu negócio para sair na frente.

Hoje em dia, a maioria das empresas têm diversos processos acontecendo simultaneamente e é preciso que haja um responsável para garantir que tudo será executado da melhor maneira possível.

Continue lendo para saber mais sobre a gestão de produção e entender as funções e os benefícios de incorporá-la em sua empresa.

O que é a Gestão de Produção?

Quem é gestor sabe bem que nenhuma estratégia é boa o suficiente se não estiver alinhada às necessidades reais do chão de fábrica.

É preciso ter planejamento e organização para conectar as decisões administrativas ao contexto do trabalho cotidiano.

Dentro do setor industrial, é importantíssimo ser capaz de aproveitar o máximo da estrutura de maneira otimizada para ter boa produtividade sem abrir mão da qualidade.

E é justamente aqui que entra o trabalho de gestão de produção.

Essa é área que, dentro de uma fábrica, cuida dos índices de eficiência dos processos e qualidade agregada aos produtos finais.

Dentro do gerenciamento, busca-se reduzir os custos e maximizar a capacidade produtiva de modo a utilizar os recursos disponíveis em sua totalidade, sem desperdícios.

Uma gestão de produção adequada tem o controle de todas as etapas, desde a escolha da matéria-prima aos processos produtivos, contratos com fornecedores e logística de distribuição dos produtos fabricados.

Funções da Gestão de Produção

A gestão de produção é dividida, basicamente, em três etapas:

• Planejamento;
  • Execução e controle;
  • Monitoramento.

Primeiro, o planejamento é o momento onde os objetivos do negócio são traçados de maneira clara.

Aqui são feitos todos os estudos preliminares, simulações financeiras e definições para o padrão de qualidade que deve ser atingido.

É importante planejar de maneira estratégica levando em conta os recursos que estão disponíveis para a empresa.

Em seguida, a execução é o momento de colocar em prática tudo o que foi planejado anteriormente e descobrir se o que foi desenhado funciona na prática.

Para isso, é importante estabelecer mecanismos de controle que permitam ao gestor acompanhar os resultados e medir a eficácia do plano de ação.

Depois de feitos os ajustes necessários ao projeto, a gestão de produção avança para o monitoramento constante e contínuo dos resultados.

Essa etapa é especialmente importante, ainda que muitos gestores acabem deixando passar.

Por mais que os resultados de hoje sejam satisfatórios, as condições podem mudar no futuro e isso vai afetar também os resultados.

Pode ser ainda que as demandas do mercado mudem e seu produto fique obsoleto.

O monitoramento surge então para garantir uma melhoria contínua para manter as entregas relevantes.

Benefícios de uma boa Gestão de Produção

São muitas as vantagens que empresas com gestão de produção podem desfrutar.

Dentre elas, a que certamente chama mais atenção é a redução de custos que se tem ao otimizar o uso dos recursos produtivos.

A intenção é sempre fazer mais com menos, o que acaba contribuindo também para uma melhoria na qualidade geral das entregas.

Com a produção mais organizada, a empresa será capaz de fazer entregas mais consistentes, afetando positivamente a satisfação do cliente.

Mas não é só o consumidor que fica mais feliz com os resultados de uma boa gestão.

Dentro da fábrica, a tendência é que a moral dos funcionários melhore porque eles têm mais clareza sobre o escopo de trabalho, o que evita a sobrecarga.

Como se tornar gestor?

Engana-se quem pensa que ser um bom gestor é uma qualidade inata.

Manter um bom relacionamento com a equipe e ter qualidade nos resultados exige preparação e estudo.

O primeiro passo você já deu, que era pesquisar mais sobre o assunto – mas é preciso ir mais a fundo.

É importante manter-se atualizado sobre as novas técnicas de estratégias de gestão, investindo sempre em sua educação para estar preparado para enfrentar os desafios.

Seis Sigma e Lean na Gestão de Produção

Você pode ter notado que existe semelhança entre o trabalho da gestão de produção e a filosofia Seis Sigma.

O Lean é uma abordagem para manter processos mais enxutos e reduzir custos e, por isso, tem muito a contribuir com o trabalho do gestor de produção.

Ao entender os processos redundantes como desperdícios – de tempo e dinheiro – o Lean Seis Sigma ajuda a garantir o máximo aproveitamento dos recursos produtivos.

Esse é um ótimo caminho para você que quer se especializar no assunto para ter resultados cada vez melhores.

A cada ano que passa, aumenta o número de empresas brigando pela preferência do consumidor.

Nesse contexto, as organizações que querem se destacar precisam ser capazes de garantir entregas de qualidade com consistência.

A gestão da produção existe para te ajudar a gerenciar todos os processos simultâneos de maneira estratégica e assim alcançar os melhores resultados possíveis.

Continue acompanhando nossos artigos para ficar atualizado com o que existe de melhor no mercado.

5 comentários em “Gestão de Produção: Funções e benefícios”

1. dentro do que acabei de ler e entender sobre gestao sendo carteiro , eu vi que dentro dos correios a comunicacao da empresa nessa area com os gestores e muito falha pois o meu gestor e totalmente o oposto de tudo que li e ninguem ve isso

1. Concordo com o texto, mas que tenha uma boa produção o espaço físico tem que ser adequado, para que os funcionários e o manuseio de ferramentas e produtos não se perca, e que os funcionários abracem a causa tendo satisfação em produzir com eficácia. Um local inadequado no qual não produz satisfação para o grupo prestar serviço de qualidade causa insatisfação, e traz improdutividade e absenteismo trazendo prejuí.zo a qualidade do grupo