A indústria brasileira não seria tão forte e representativa sem profissionais de gestão da produção industrial.
Os números estão aí para comprovar: contribuindo com 20,4% dos empregos formais, com mais de 9 milhões de pessoas contratadas, a indústria é responsável por 20,4% do PIB e nada menos do que 69% das nossas exportações.
Resultados como esses não seriam possíveis sem uma retaguarda que desse conta do recado.
É aqui que entra a gestão da produção, carreira que você começa a conhecer a partir de agora.
O que é gestão da produção industrial?
Além de um segmento da Administração de Empresas, a gestão da produção industrial também é um curso superior de nível tecnólogo.
Nesse tipo de formação, o estudante se forma em períodos mais curtos, entre 2 e 3 anos, com diploma reconhecido pelo MEC, desde que a instituição seja credenciada.
O menor tempo de formação é graças ao “enxugamento” de certas matérias consideradas básicas.
Por isso, costuma-se indicar cursos de tecnólogo para pessoas que já têm alguma experiência na área em que pretendem se especializar.
Também são válidos para os que estejam em busca de ascensão profissional ou que pretendam obter um diploma em menos tempo.
O que se estuda na gestão da produção industrial?
As disciplinas lecionadas nos cursos de gestão de produção são bastante específicas, já que são voltadas para profissionais com foco nessa área.
Muitas delas se relacionam com o chamado Planejamento e Controle de Produção (PCP), em que a gestão estuda e avalia técnicas e ferramentas que permitam controlar o que se produz e meios de aumentar a produtividade.
Também são abordadas matérias relacionadas ao controle de estoque, fluxos financeiros, técnicas de armazenamento, vendas e compras, entre muitas outras.
O que faz um profissional de gestão da produção industrial?
A exemplo de outros profissionais da área de gestão, o que trabalha focado na produção na indústria tem uma série de responsabilidades, entre as quais destacamos:
- Gerir processos logísticos
- Supervisionar atividades de chão de fábrica
- Coordenar times e equipes
- Definir e manter rotinas de manutenção
- Avaliar o estado de máquinas e equipamentos
- Buscar a melhor relação custo-benefício na produção.
Conheça outros cursos sobre gestão e produção industrial
Os cursos de nível superior não são os únicos em que você pode começar uma carreira de sucesso na gestão da produção industrial.
Na Escola EDTI, você dá os primeiros passos com uma formação reconhecida pela The Council for Six Sigma Certification (CSSC).
Uma delas é o curso EAD de especialização em Lean Manufacturing, em que você aprende os fundamentos de uma das metodologias mais utilizadas pelas grandes empresas.
Conclusão
A gestão da produção industrial é a base do desenvolvimento não só para as indústrias, mas para o país.
A EDTI forma gestores e líderes qualificados há mais de 10 anos, em cursos presenciais Black Belt e Green Belt.