Realizar a administração de uma empresa é sempre uma tarefa rodeada de desafios. Afinal, entre manter a produtividade em alta e a qualidade dos produtos sempre impecável existe uma série de barreiras, as quais podem se tornar verdadeiros empecilhos para a ascensão e a consolidação da companhia no mercado. Nesse cenário, fazer uso de técnicas como a gestão ágil é algo bem interessante.
Através delas é possível trabalhar mais, melhor e em menos tempo, o que é ideal para as empresas manterem o seu lucro sempre lá no alto. Para atingir esse equilíbrio, no entanto, é necessário fazer mão de diversas ferramentas de qualidade.
Sabendo disso, criamos aqui um artigo com tudo que você precisa saber sobre o que é a gestão ágil e quais são as suas principais metodologias. Desse modo, não será difícil fazer uso desta que é uma das ferramentas produtivas mais importantes da atualidade. Continue acompanhando e descubra tudo sobre a metodologia ágil.
O que é a Gestão Ágil?
A gestão ágil, como o próprio nome indica, se trata de um formato de administração em que o principal foco é aumentar a produtividade da empresa, tornando o trabalho dos colaboradores mais rápido e eficiente, além de reduzir desperdícios de tempo e de material.
Além disso, a gestão ágil também tem como objetivo fazer da produção da empresa um local de melhoria contínua, na qual a companhia está sempre buscando por novas formas de aprimorar os seus processos.
Nesse sentido, é uma ferramenta bem bacana para as organizações que desejam diminuir seus gaps e tornarem-se mais eficazes de maneira geral.
Vantagens da Gestão Ágil
Apesar de já fazer parte de muitas companhias ao redor do mundo, a gestão ágil ainda é um conceito relativamente novo no mercado. Advinda de um livro, pouco a pouco as empresas ao redor do globo começaram a perceber os seus benefícios dentro das linhas produtivas.
Afinal, a organização que se adapta a esse método de trabalho passa a contar com vantagens que variam desde os setores mais básicos até as áreas administrativas. Acompanhe algumas delas!
- Aumento da produtividade;
- Maior engajamento entre as equipes;
- Atendimento ao cliente com mais qualidade;
- Mais facilidade no atingimento de metas;
- Melhora na comunicação entre gestores e subordinados;
- Redução de desperdícios e consequente aumento do lucro.
Principais metodologias
Como você pode perceber, aderir a gestão ágil de projetos pode trazer inúmeros benefícios a sua companhia.
No entanto, o processo de implementação desse formato de produção exige a adesão a diversas outras metodologias, as quais possuem um papel bem importante na transformação da cultura produtiva da empresa. Confira as principais delas e saiba como aplicá-las.
Scrum
Surgido na década de 80, o SCRUM se trata de uma metodologia que realiza a divisão do desenvolvimento de projetos em ciclos, os quais são denominados sprints. Nesse sentido, conforme os novos processos são realizados, eles passam por diversas etapas, tudo com tempo cronometrado.
Desse modo, a gestão ágil nas empresas ganha um acompanhamento constante e uma maior previsão de entregas. Ideal para companhias que querem atender os seus clientes com excelência, deixando-os sempre satisfeitos.
Kanban
O Kanban, por sua vez, é uma metodologia que funciona como uma espécie de quadro, no qual todas as tarefas são expostas e podem ser visualizadas de maneira bem ampla. Desse modo, os gestores podem observar tudo que está acontecendo dentro de sua companhia de maneira fácil e rápida.
Com essa metodologia o planejamento e gestão ágil de projetos se torna automática, tendo em vista que o tempo é diminuído consideravelmente nas etapas relacionadas a tomada de decisão e alocação de funcionários.
eXtreming Programming (XP)
O XP é uma metodologia pautada em comportamentos e atitudes, que tem como principais pilares o feedback, comunicação e simplicidade. Nesse sentido, ela é bacana para empresas que precisam criar um relacionamento melhor com seus colaboradores, aderindo a um clima familiar e focado na motivação constante a seus funcionários.
Lean
O Lean com toda a certeza é a metodologia ágil mais utilizada ao redor do mundo. Focada na redução total de desperdícios, ela proporciona linhas de produção mais enxutas, rápidas e cheias de qualidade, que consequentemente trazem mais lucro para as empresas.
O Lean foi popularizado pelo Sistema Toyota de Produção, o qual conseguiu sair das linhas de montagem de automóveis e chegar nas mais diversas companhias, revolucionando os modos de criar produtos e de atender os clientes.
Quando utilizar a Gestão Ágil
Como você pode perceber, a gestão ágil de projetos com Scrum, e com as demais metodologias citadas, pode trazer diversas vantagens para os líderes e para as companhias de maneira geral. Sendo assim, fica evidente que elas podem ser adaptadas a todos os tipos de organizações.
Afinal, a partir de uma produção mais rápida e qualitativa, todos os demais processos da companhia se tornam mais efetivos. Nesse sentido, quanto mais metodologias ágeis forem aplicadas, mais eficaz e lucrativa a empresa se tornará.
Sabendo de tudo isso sobre a metodologia ágil, com toda a certeza você já está pronto para trazê-la para a sua empresa e ver os seus processos produtivos se transformarem completamente. Portanto, continue acompanhando o nosso blog e descubra muito mais sobre os melhores temas relacionados ao mundo corporativo!
Pingback: Curso Black Belt: o que é, importância e como escolher