A qualidade é uma preocupação para as empresas. Afinal, ela precisa de aprimoramento constante, visto que as exigências do público consumidor aumentam com o passar do tempo. Foi na década de 60 que o mercado passou a exigir esse diferencial. No entanto, foi um pouco mais tarde que, de fato, as organizações começaram a oferecer produtos diferenciados para os consumidores, o que abriu espaço para o surgimento da metodologia MASP.
No post de hoje explicaremos sobre esse conceito, os objetivos dessa metodologia, as suas vantagens, além da relação entre o MASP e o PDCA. O melhor de tudo é que vai ser de uma forma bem clara e de fácil compreensão.
Esteja pronto para identificar problemas, observá-los, analisar o fenômeno e os seus causadores, estipular planos de ação, determinar boas práticas para a execução das ações, verificar os resultados, padronizar os procedimentos e elaborar relatórios de conclusão.
Para que serve o MASP?
Antes de falarmos para que serve o MASP, é importante conceituarmos essa metodologia. O Método de Análise e Solução de Problemas é a denominação brasileira do QC-Story, que teve origem no Japão por meio da JUSE (Union of Japanese Scientists and Engineers).
O surgimento se deu, pois os japoneses, preocupados com o trabalho de engenheiros e supervisores dentro das empresas, criaram um roteiro que os ajudasse a ter um padrão documental e histórico de melhorias, visando o desenvolvimento do trabalho com excelência.
O MASP pode ser definido como um método estruturado e sistemático que visa identificar e solucionar problemas no ambiente organizacional, além de identificar as suas causas, bem como planejar ações estratégicas para suprimi-los. O objetivo é oferecer aos profissionais ferramentas para solucionar os problemas, priorizando aqueles melhores resultados nos processos executados pela empresa, garantindo o máximo de excelência.
É importante ressaltar que a metodologia MASP é mais aderente para a solução de problemas, onde as mudanças normalmente devem ser rápidas. Se o objetivo for de propor melhorias de maior impacto e complexidade, o método Lean Seis Sigma será mais indicado.
Quais são as etapas do MASP?
Como o método faz parte do Controle da Qualidade Total de uma empresa, desde a fase da identificação até a resolução do problema, o MASP é constituído por diversas etapas que são integradas para auxiliar e melhorar a rotina da corporação.
Abaixo você vai conhecer as 8 etapas e, junto, as características específicas de cada uma. Veja!
1ª etapa: identificação do problema
Quando bem executada, essa etapa traz mais agilidade para o trabalho de resolução do problema. Existem duas finalidades para essa primeira fase: concentrar os esforços em um aspecto para obter o melhor resultado possível ou selecionar uma série de aspectos que o façam chegar até um problema que precise de uma solução com maior urgência.
Por isso, é fundamental fazer um levantamento com os problemas mais comuns, bem como os históricos de cada um deles. Depois disso, é preciso colher informações que evidenciem as perdas e ganhos de cada um deles especificamente.
É então que deverá ser feita a opção, tal como relatamos no início do tópico. Essa escolha precede a formação da equipe que atuará na resolução e as responsabilidades individuais, escolha os profissionais por afinidade com o processo que ele vai ser envolvido. Por último, é feita a definição do problema e estipulada uma meta de melhoria em qualidade, não se esqueça dessa meta quando chegar na última etapa do MASP.
Um boa estrutura que pode ser utilizada para definir o problema são as duas primeiras questões do Modelo de Melhoria, que indicam o objetivo e indicador que se quer melhorar.
2ª etapa: observação
Na segunda fase que é a observação, inicia-se o processo de levantamento das características de cada problema. Para isso, é fundamental que seja feita uma coleta de dados consistentes e realizada uma observação do local onde ele se encontra. Para ter ainda mais certeza sobre a observação, faça você a sua e solicite que um outro profissional, que ainda não teve acesso ao que você percebeu, também repare naquele problema.
Assim, poderão ser definidos o cronograma para a resolução e implementação da melhoria, o orçamento disponível para realizar o trabalho, os profissionais que podem ser envolvidos e o objetivo de tudo isso. Para ajudar você a desenvolver uma boa e certeira análise de dados você pode baixar agora mesmo o eBook gratuito Como Fazer Análise de dados agora!
3ª etapa: análise
Nessa fase é que serão identificadas as principais causas do problema. Aqui serão trabalhados todos os pontos que influenciarão esse resultado negativo, bem como as hipóteses levantadas pelos profissionais e a análise delas. Uma análise errada pode comprometer o andamento da metodologia e não fornecer um resultado tão animador.
Essa etapa é considerada uma das mais importantes de todo o processo. Logo, a equipe precisa estar bem alinhada para não perder tempo com causas que não têm fundamento. Por isso, é tão importante confirmar as hipóteses e fazer testes de consistência da causa fundamental. Separe um tempo específico e dê toda a sua atenção para esse momento da metodologia MASP.
4ª etapa: plano de ação
Depois de descobertas as causas dos problemas é preciso seguir com um plano de ação que vise suprimi-las. Nessa fase é importante pesquisar as formas de eliminar essas falhas.
A partir disso, será elaborado um documento com as estratégias a serem adotadas. Lembre-se de que não, necessariamente, precisa ser adotada mais de uma estratégia de ação, use as que forem precisas para garantir o resultado desejado.
É aqui também que deverá acontecer a revisão do orçamento e do cronograma das etapas. Certifique-se de que você está seguindo tudo o que foi determinado e, se houve alguma mudança até essa etapa, não se esqueça de recalcular para que nada saia errado. Ficar de olho no orçamento também é uma excelente prática.
5ª etapa: ação
Obviamente, o plano de ação é seguido da ação. Nessa fase, há um envolvimento maior das pessoas delegadas ao projeto, pois é hora de desenvolver e executar as tarefas propostas no planejamento.
Além disso, se algo está fora do planejado é preciso que seja alinhado à proposta inicial do plano de ação para que o trabalho não fique vago. Depois, quando o trabalho estiver em voga, é hora de ir acompanhando e analisando as etapas.
Durante a etapa de agir diretamente no problema concentre a maior quantidade de esforços, afinal isso poderá ser uma solução que vai economizar um bom dinheiro da sua empresa.
6ª etapa: verificação
A etapa de verificação dos resultados tem como objetivo a avaliação da eficácia das ações e também dos dados que foram obtidos. O monitoramento precisa acontecer por um certo período, só assim será possível ter confiança da solução escolhida. Determine esse prazo e faça a verificação.
É importante ressaltar que os dados devem vir de maneira qualitativa e quantitativa, principalmente nessa última forma. Isso porque os números permitem fazer um comparativo e ver mais claramente os avanços obtidos. Aqui também vai ser possível saber se a estratégia é a ideal e está surtindo o efeito esperado. Colha os dados e faça a comparação.
7ª etapa: padronização
Se as ações adotadas para a resolução dos problemas foram eficazes, elas podem ser usadas em outras metodologias de trabalho. A fase da padronização ajudará a evitar que as mesmas falhas se perpetuem posteriormente, visto que uma empresa pode receber funcionários novos e com diferentes formas de trabalho.
Nessa etapa é importante também que haja o treinamento para seguir o padrão estabelecido, o registro dos métodos utilizados e o acompanhamento dos resultados obtidos por meio do padrão. Se for preciso, documente a resolução utilizada para que outras pessoas posteriormente tenham acesso.
8ª etapa: conclusão
A conclusão é a etapa que fecha a metodologia MASP. Nela é feito o balanço de todas as fases, além da identificação da remanescência de problemas, a imposição de ações que os evitarão e um balanço de todo o aprendizado adquirido até o momento.
Nessa fase, é importante fazer uma reflexão, visto que o MASP tem foco na eliminação de problemas organizacionais. Se não houve a extinção total dos pontos negativos, volte algumas etapas para certificar-se em qual ponto houve falha. Não há problema algum começar de novo, se isso for necessário para potencializar as causas e efeitos da metodologia.
Quais são as vantagens do método MASP?
Existem muitas vantagens de utilizar essa metodologia, entre os benefícios da utilização do MASP podemos destacar:
- por ser altamente baseado em análises e não em suposições, os produtos e serviços que passam pelo intermédio do MASP têm uma qualidade verdadeira e coerente;
- todos os envolvidos precisam trabalhar alinhados para atingir o objetivo proposto pelo método, portanto, haverá a institucionalização do conhecimento empregado no esforço;
- uma das vantagens que mais chama a atenção, especialmente dos responsáveis pela empresa, é o aumento da lucratividade com o aprimoramento dos produtos e serviços;
- o ato de solucionar problemas estará totalmente ligado à sua equipe, isso vai gerar uma integração muito maior, que pode trazer benefícios verdadeiros para a rotina do trabalho;
- e por último, mas não menos importante, é possível citar a satisfação dos clientes, pois quando pequenos ou grandes problemas não passam mais a atrapalhar a confecção dos produtos ou a prestação de serviços, o consumidor da empresa vai se beneficiar ainda mais e estar cada vez mais contente com o que é oferecido para ele.
Quais são as diferenças entre MASP e PDCA?
O objetivo do MASP é reduzir a incidência de não conformidades dentro da empresa, ajudando a solucionar uma insatisfação, que pode ser suprida por diferentes ações, sendo este um método sistêmico. Enquanto isso, o PDCA é um método de investigação de fatos, causas e efeitos, com o objetivo de melhorar os processos internos de maneira contínua e gerar resultados precisos na organização por meio de medidas planejadas.
Apesar das diferenças, o MASP utiliza o PDCA como uma ferramenta para a resolução de problemas. Isso mostra a importância da integração dos métodos, visando um controle de qualidade ainda mais eficaz.
O fato é que se a empresa deseja implementar processos padronizados e diminuir os erros na produção, o MASP é essencial. Como foi possível ver ao longo deste post, são várias as etapas que o constituem, por isso, é preciso cuidado para poder aplicá-las.
Também é importante para aplicar com eficiência os métodos para melhoria da qualidade realizar um bom treinamento para desenvolver a habilidade de aplicá-lo na prática.
Como implementar o MASP na sua empresa?
Para aplicar a metodologia em uma empresa e ver resultados reais vai ser preciso dedicação e atenção.
Primeiro certifique-se que você está familiarizado com o MASP ao ponto de aplicá-lo com maestria. Se for preciso faça estudos de casos onde a metodologia foi utilizada e forneceu benefícios à corporação.
O próximo passo é conversar com a equipe envolvida e deixá-la ciente que esse processo vai ser aplicado em determinado período de tempo e para isso você vai precisar da colaboração de todos.
Se o processo demandar mais tempo que você pode se dedicar na sua rotina de trabalho, peça o auxílio de algum profissional para contribuir nessa busca por melhorias na confecção de produtos ou oferecimento de serviços.
Não veja o MASP como uma atividade a mais na rotina da corporação, veja como um processo de benfeitoria que vai contribuir satisfatoriamente com os mais variados setores para a conquista do objetivo em comum.
Em quais setores da empresa você pode aplicá-lo?
A melhor notícia sobre o MASP chega agora. Ele pode ser utilizado em um setor específico, em vários deles ou individualmente em um processo.
Pode ser aplicado em qualquer área da organização, desde que tenha a finalidade de gerar alternativas, solucionar problemas, ajudar gestores a tomarem as melhores decisões, proporcionar processos mais bem estipulados e com mais fluidez e determinar um padrão positivo e aplicá-lo diversas vezes até não ser mais viável.
O MASP não limita ou exige que o setor tenha um determinado tamanho para que os efeitos da solução de problemas sejam notados.
Qual a importância de utilizar o MASP?
O MASP é uma metodologia fundamental para você conseguir manter a qualidade de maneira controlada dentro de uma empresa. É possível utilizá-la para acabar com diversos erros que atrapalham a produtividade ou a fluidez do processo de produção. Ela ajuda a direcionar corretamente os processos e como cada profissional pode contribuir com eles, a fim de sempre melhorar a qualidade do que é oferecido para o cliente.
Ao utilizar o MASP você vai trabalhar com fatos e dados que foram angariados com esforço para mover o processo da melhor forma possível, não vai ser mais preciso usar o bom senso ou a intuição para realizar um trabalho impecável. Deixe os “eu acredito que seja melhor assim” de lado.
Com a implementação da metodologia você vai perceber que as decisões serão tomadas com mais racionalidade e a empresa vai evitar as perdas, tanto de tempo quanto de dinheiro. Em resumo, uma das consequências do MASP é o aumento da lucratividade.
Agora que você já sabe sobre vários detalhes do Método de Análise e Solução de Problemas, não perca mais tempo e dinheiro acreditando que as falhas fazem parte do percurso de empresas fortes e prósperas, se especialize nesse sistema e comece a aplicar a metodologia MASP o mais rápido possível e perceba grandes diferenças nos mais variados setores do negócio.
Se você gostou deste conteúdo e quer continuar tendo acesso a textos especializados na prevenção de problemas de empresas, na melhora da rotina de trabalho, nas possibilidades de crescimento da carreira e em como se tornar um profissional super requisitado pelo mercado de trabalho, não deixe de nos seguir nas redes sociais. Estamos no Facebook e no LinkedIn.
Excelente método