Você está aqui: Início / Blog / Explorando seu projeto de melhoria

Explorando seu projeto de melhoria

Conhecer bem seu projeto pode ser a chave para diferenciá-lo de uma simples mudança para um verdadeiro projeto de melhoria. Neste post vamos trabalhar em cima das três perguntas fundamentais de projetos Lean Six Sigma para que você obtenha sucesso em seu projeto de melhoria como um profissional certificado Green Belt.

Para acompanhar o desenvolvimento vamos introduzir o seguinte exemplo: suponha que temos um resfriador e que sua proteção está toda amassada e consequentemente enroscando os aros. A partir deste problema você decide que a melhor maneira de corrigi-lo é implantar uma proteção mais alta.

Nova Apostila White Belt

Apostila totalmente gratuita para nossos alunos obterem uma experiência ainda melhor enquanto fazem o curso de Lean Six Sigma White Belt; ela conta com ilustrações próprias, identidade visual da escola e nova diagramação para melhor compreensão do conteúdo pelo aluno!

Capa Nova Apostila White Belt

1. O que queremos realizar?

Essa primeira pergunta explora o entendimento geral do projeto de melhoria e seus objetivos. Está claro o que iremos realizar? Por que enroscar os aros é um problema e que áreas podem ser afetadas com isso? Ou seja, estamos tentando entender as causas do problema e suas consequências. As respostas obtidas aqui são fundamentais para o seguimento do projeto de melhoria pois são as que irão traçar o objetivo, o foco que deve ser o guia de toda a equipe de projeto.

2. Como saber se uma mudança é melhoria?

Após conhecer seu objetivo e traçar um plano de ação é preciso ter condições de avaliar se as mudanças feitas são realmente uma melhoria, ou seja, se trouxeram resultados significativos e duradouros. O ideal é ter dados que lhe dê informações dos estágios antes e depois da mudança e consequentemente ter a visualização dos dois cenários. Mas coletar um monte de dados pode não lhe trazer informação útil. A primeira resposta nos indicam quais as principais características do problema e são elas que devemos monitorar.

No exemplo em questão, o problema é o número de enroscos causados pela danificação da proteção do refrigerador. Seria interessante verificarmos o número de enroscos antes e após a mudança, ou seja, a implantação da proteção mais alta. Essa coleta de dados deve ser planejada antes para que tenhamos maior agilidade ao analisar nosso projeto de melhoria.

3. Quais mudanças resultam em melhoria?

As duas primeiras perguntas responderam quais as principais características do problema e como devo monitorá-lo para concluir se uma mudança que você fizer será melhoria. Só falta decidir qual será essa mudança. Ou melhor, definir a mudança que irá resultar em melhoria, causando um impacto significativo no processo e de forma duradoura. No exemplo, o projeto de melhoria dizia que a mudança a ser feita é implantar uma proteção mais alta, mas como eu sei que isso será uma melhoria antes mesmo de implantar?

Ter certeza de que será uma melhoria não é o objetivo. O objetivo é conhecer o problema o suficiente para que identificar suas principais causas e partir deste conhecimento definir um plano de ação. Baseado nas respostas da primeira pergunta o gerente do projeto foi capaz de identificar que os aros estavam enroscando devido a proteção ser muito baixo. A solução fica então muito clara, como veremos a seguir..

Exemplo aplicado

No caso do exemplo mencionado no início do post, a primeira pergunta “O que queremos realizar?” serviu para identificarmos o problema e focarmos em um objetivo. Neste caso, o objetivo seria diminuir o número de aros enroscados. Na segunda pergunta “Como saber se uma mudança é melhoria?” precisamos encontrar uma maneira de avaliar a mudança que faremos. Uma forma que encontramos foi contar a quantidade de aros enroscados antes e depois da mudança a ser realizada. E que mudança seria essa? A terceira pergunta “Quais mudanças resultam em melhoria?” responde: implantar uma proteção mais alta.

Saiba mais

Note que sabendo onde buscar informação tudo fica muito mais claro. Mas cuidado ao achar que na prática será tão simples como o mostrado aqui. A solução ficou praticamente óbvia porque a equipe do projeto de melhoria soube explorar as duas primeiras perguntas de forma que o problema se abriu e mostrou suas características.

Se você se interessou por essa abordagem exploratória, então vai gostar do nosso eBook “Liderando projetos Lean 6-sigma” que utiliza as três perguntas fundamentais e a abordagem dos porquês para entender melhor seu projeto de melhoria e definir da melhor maneira possível seu objetivo, seu mecanismo de feedback e o plano de ação.

1 comentário em “Explorando seu projeto de melhoria”

1. Pingback: Curso Green Belt: o que é, para que serve e onde fazer