Exercício de Criatividade: O Brasileiro tem fama de ser muito criativo. Algumas pessoas têm um dom especial e com muita facilidade acham soluções incríveis para problemas que anteriormente pareciam impossíveis.
Mas você sabia que é possível exercitar a criatividade? Pois é, nesse artigo vamos passar um exercício que ajuda a desenvolver a sua criatividade.
O primeiro exercício de criatividade que iremos passar foi desenvolvido por Edward De Bono e está disponível em sua belíssima obra: “Creativity Workout”. O nome do exercício é Entrada Aleatória (Random Input).
De Bono conta que por meio deste exercício uma equipe conseguiu gerar 21.000 ideias em apenas uma tarde. Este exercício é o mais simples, porém não o mais fácil de utilizar. Exige treino.
Processo
- Defina claramente seu foco. Onde e por que você deseja novas ideias criativas? É muito importante ser muito claro sobre qual o seu foco. Se não souber em que está atirando, você nunca acertará seu alvo.
- Obtenha uma palavra aleatória.
- Use a palavra aleatória para estimular novas ideias para o foco definido.
Cuidado: é necessário foco e disciplina para utilizar esta ferramenta. Criatividade não é sair por aí abraçando árvore, colocando a camisa ao avesso e esperar que as boas ideias caiam do céu.
Lógica
A palavra aleatória irá forçar você a sair da rota comum, do caminho que é percorrido pelo seu piloto automático. Vai forçá-lo a dar uma volta pela periferia dos seus modelos mentais e, quando finalmente você retornar ao centro, retornará enxergando-o o de outra maneira e cheio de ideias novas.
Como usar o método
- Você não deve apenas procurar conexões entre a palavra aleatória e o foco. Isto não terá efeito estimulante algum. A tarefa não é conectar duas palavras, mas usar a palavra aleatória para estimulá-lo.
- Você não deve rearranjar as letras da palavra aleatória ou utilizar suas letras como acrônimo. Use a palavra como ela é.
- Você não deve dar uma série de passos para chegar a uma nova palavra aleatória. Você não deve, por exemplo falar: “Navio sugere mar; mar sugere navegação; navegação sugere estrelas – então vamos usar a palavra estrelas”.
- Você provavelmente terá de trabalhar em conceitos e valores ao invés de simples associações.
- Em todos os pontos, procurar por possibilidades, valores e novas direções. Quando uma possibilidade emergir, persiga a nova possibilidade.
- Nunca, nunca, nunca diga: “Eu não gosto desta palavra aleatória, eu vou escolher uma outra”. Você precisar esforçar-se para utilizar a palavra aleatória sorteada. Sem esforçar-se você estará simplesmente esperando achar alguma conexão fácil que não irá estimulá-lo a ter novas ideias.
Resultados
Alguns dos possíveis resultados provenientes da sua ideia:
- Resolver o problema escolhido.
- Encontrar uma melhoria ou uma simplificação para um processo.
- Fornecer uma nova ideia.
- Abrir uma direção de trabalho totalmente nova.
- Definir um novo conceito.
- Definir um novo valor.
Exemplo
Tarefa: ter uma nova ideia para um novo restaurante.
Palavra aleatória: Disfarce.
Pensamentos imediatos:
- Um tema de um roubo.
- Um tema veneziano, com fotos de gondolas projetadas na parede.
- Garçons e garçonetes serão mascarados.
Pensamentos futuros:
- Não haverá cardápio. Você dirá ao maitre como se sente e ele decidirá sua refeição.
- Você não verá a comida que está comendo, pois ela estará disfarçada. Restaurantes todo escuro já existem.
Duas direções emergiram do exercício. A primeira relaciona-se a um tema diretamente associado com disfarce. A segunda relaciona-se ao conceito: disfarçado, mascarado e escondido.
Tarefas. Use a palavra aleatória para obter novas ideia sobre:
- Como tornar um banco mais atrativo aos seus clientes.
- Como resolver o problema dos grafite pintado nos edifícios em uma cidade.
- Como resolver o problema dos carros muito velozes em ruas estreitas.
- Novas ideias para um jornal.
Mãos a obra!
Para desenvolver ainda mais as suas habilidades, conheça os nossos cursos!
Boa tarde, sou muito interessado em exercícios para melhorar criatividade e raciocínio. Já li um ou dois livros do Edward De Bono e estou pesquisando mais material dele.
Oi Marcio,
Que legal saber que alguém também gosta do De Bono. Há vários livros e uma série de vídeos e apostilas. Já entrou no site do De Bono Consulting? Lá tem vários livros. Se bem que eu acho que depois de ler uns 3 a 4 livros dele, o resto é tudo a mesma coisa.
Pingback: Criatividade na prática , saiba mais em| Escola EDTI