Desenvolver talentos e atrair bons profissionais é possível quando a gestão se orienta pelos bons exemplos de treinamento nas empresas.
Essa é uma forma de aumentar o engajamento e a motivação, considerando que 68% das pessoas preferem desenvolver suas habilidades no próprio ambiente de trabalho, segundo dados do LinkedIn (em inglês).
As estatísticas comprovam o que já se sabe há algum tempo nas empresas líderes em seus segmentos: investir em pessoas gera muito mais retorno, no curto e no longo prazo.
Saiba mais sobre o assunto lendo até o final esse artigo, que está repleto de informações que vão ajudar o seu negócio a crescer!
11 exemplos de treinamento nas empresas
Um estudo da Axonify (em inglês) revela que, para 92% dos profissionais, programas de treinamento geram impactos positivos em suas carreiras.
Ou seja, a imensa maioria das pessoas vê os treinamentos não como uma obrigação, mas como um benefício.
Por outro lado, é preciso que os programas de capacitação estejam alinhados estrategicamente às necessidades da empresa e dos empregados.
Para tornar isso possível, o melhor ponto de partida é se conhecer melhor os tipos de treinamento que as empresas de sucesso usam para desenvolver seus talentos.
Vamos ver 11 deles a seguir.
1. Hard Skills
Todo profissional precisa dominar as ferramentas de trabalho e as técnicas específicas do seu ofício.
Quem trabalha no chão de fábrica, por exemplo, deve saber como operar e calibrar as máquinas e equipamentos em uma linha de montagem.
Portanto, o treinamento de hard skills é indicado para capacitar pessoas a realizar funções que exijam algum tipo de formação no nível técnico.
Não por acaso, também chamado de treinamento técnico, já que seu objetivo principal é treinar pessoas para operar instrumentos, equipamentos, máquinas e softwares que exijam alguma formação.
2. Mentoria / Coaching
Os treinamentos em geral são realizados em turmas, mas, em certos casos, pode ser necessário um apoio individualizado, em sessões de mentoria e coaching.
É como na idade escolar, em que as crianças podem precisar de aulas de reforço em disciplinas nas quais têm mais dificuldade.
A mentoria é um treinamento indicado para nivelar a equipe em termos de conhecimentos e habilidades em que os integrantes podem estar defasados ou desatualizados.
Essa é também uma solução de caráter pedagógico, usada para treinar as pessoas para “aprender a aprender”.
3. Onboarding
Nada melhor do que aprender na prática, ainda mais quando o ofício exige conhecimentos técnicos.
Para empresas que prestam serviços, por exemplo, treinar enquanto já executa o trabalho é a maneira mais eficaz de acelerar o aprendizado e facilitar a adaptação.
Assim é o treinamento onboarding, em que o colaborador recém-contratado aprende o seu trabalho com quem já está na “linha de frente”.
Em razão da sua importância estratégica, é fundamental que seja desenvolvido de maneira a interferir o mínimo possível nas rotinas e potencializar os talentos que estão chegando.
4. Gamificação
Treinamento para o trabalho não precisa ser chato.
Uma solução para desenvolver as pessoas recomendada para aumentar o engajamento com os treinamentos é a gamificação.
A vantagem é que ela pode ser implementada de diversas formas, seja por simulação de situações reais, ou por meio da prática de atividades lúdicas e desportivas.
Pode ser feita na forma de gincanas, em que as pessoas competem em provas que emulam o que elas fazem no trabalho.
Um exemplo disso seria um setor de marketing que teria que desenvolver uma estratégia para aumentar as vendas, com grupos competindo entre si.
5. Upskilling
O termo upskilling remete a upgrade.
Estamos falando de um tipo de treinamento em que o colaborador aprende técnicas e habilidades que ajudam a desempenhar melhor suas atividades.
Essa é uma tendência muito forte em treinamento e desenvolvimento, considerando a evolução cada vez mais rápida da tecnologia e dos meios de produção.
A Transformação Digital está em franca aceleração, e a marcha tecnológica traz soluções que barateiam custos e expandem a capacidade de alcançar novos mercados, alguns de forma revolucionária.
Em um contexto como esse, as técnicas tendem a ficar defasadas rapidamente, fazendo até com que novas profissões surjam e outras desapareçam.
6. Liderança
Uma empresa pode até sobreviver com empregados pouco qualificados, mas jamais poderá crescer se não tiver lideranças bem preparadas.
Os treinamentos para desenvolver líderes são ideais nesse aspecto, não só para formar gestores mais qualificados, mas para incutir nos líderes o “DNA” da empresa.
7. Mudança de papéis
A empatia é uma das soft skills mais desejadas pelas empresas, já que é um pressuposto para um bom atendimento ao cliente.
Uma forma de desenvolvê-la é pelo treinamento conhecido como troca de papéis, que, como o nome deixa claro, consiste na troca de funções entre os colaboradores.
8. Motivacional
Nem sempre as pessoas estão motivadas o bastante para aderir a um programa de treinamento.
É um caso em que pode ser mais adequado implementar antes um treinamento motivacional, para dar aquele “gás” antes de começar uma capacitação mais técnica.
9. Soft Skills
Para certas funções, principalmente aquelas que exigem qualificação elevada, não basta apenas conhecimento técnico e experiência profissional, é preciso desenvolver as soft skills.
São as habilidades inatas ou de relacionamento que, embora não sejam formalmente ensinadas, podem ser estimuladas de alguma forma.
Exemplos disso são a capacidade de se comunicar, resiliência e criatividade, entre outras.
10. De rotina
Algumas empresas são obrigadas, por força das suas atividades, a estabelecer treinamentos de rotina.
Na construção civil, por exemplo, é obrigatória a instituição de uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), que tem como uma de suas funções treinar os operários para evitar acidentes e para agir em situações de emergência.
11. Idiomas
A expansão do trabalho remoto acentuada pela pandemia vem levando as empresas a recrutar colaboradores fora de suas fronteiras em um nível sem precedentes.
Nesse cenário, algumas delas investem em treinamentos de idiomas, nem que seja em um nível básico ou para compreender os termos mais técnicos de cada profissão.
Quais as vantagens do treinamento nas empresas?
Os exemplos de treinamento nas empresas que acabamos de ver geram benefícios de todos os lados.
Um deles, entretanto, se destaca: a formação de uma massa crítica dentro da própria empresa, que com o tempo, impulsiona o negócio em um processo de melhoria contínua.
Com isso, vem uma outra vantagem, que é superar os concorrentes que não contam com uma mão de obra tão engajada e capacitada.
Treinamento nas empresas como benefício corporativo
Para gerar os resultados esperados, o treinamento deve ser oferecido em um regime permanente, até porque ninguém aprende de uma hora para a outra.
Uma maneira de fazer isso é disponibilizá-lo como um benefício corporativo, fazendo parcerias com escolas que tenham experiência com treinamentos in company.
Treinamento em Lean Six Sigma, certificações e mais
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Conclusão
Vimos exemplos de treinamento nas empresas que podem ser aplicados internamente.
Agora é com você: você pode pegar essas dicas e implementar alguns desses programas na sua equipe por conta própria ou então solicitar a parceria de uma instituição que tem expertise de sobra para implementar essa solução: a Escola EDTI.
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