Pular para o conteúdo
Você está aqui: Início / Blog / 15 exemplos de poka-yoke aplicado na produção e no produto final

15 exemplos de poka-yoke aplicado na produção e no produto final

Conhecer exemplos de poka-yoke é uma maneira de aumentar a segurança, a eficiência e de evitar o desperdício na produção.

Não é à toa que essa é uma das principais ferramentas Lean, usada amplamente em segmentos como indústria, TI, construção civil e saúde, entre outros.

Neste post, você vai conhecer alguns exemplos de aplicação e entender como o poka-yoke pode melhorar a qualidade de seus processos.

poka-yoke no dia a dia

Confira 15 exemplos de poka-yoke na produção e no seu dia a dia

O poka-yoke é parte fundamental do Toyota Production System (TPS) e pode ser considerado como um princípio. É também um método cujo objetivo é a prevenção da falha, por meio de mecanismos que educam sobre o uso correto ou um procedimento a ser respeitado.

Ele foi criado pelo industrial Shigeo Shingo que, ao observar as falhas em uma linha de montagem, chegou à seguinte conclusão: “as pessoas esquecem que esqueceram algo”.

Foi então que ele começou a desenvolver uma maneira que fizesse com que as pessoas não só se lembrassem do que tinham que fazer mas que também as educassem.

Veja a seguir 15 exemplos de aplicação dessa metodologia.

1. Sequência

Uma forma de garantir que um processo seja realizado corretamente é condicioná-lo a uma sequência lógica de eventos. Em certas linhas de montagem, por exemplo, uma etapa só pode começar se as etapas que a antecedem tenham sido completadas.

2. Contato

Método que consiste em utilizar formas físicas ou moldes para garantir que um processo só possa ser iniciado por pessoas credenciadas e para evitar o acionamento desnecessário.

Seria o caso de uma máquina que só pudesse ser acionada por uma chave específica ou equipamento que só possa ser ligado se certas peças estiverem acopladas.

3. Número constante

Esse é um método de detecção de erros bastante utilizado pelos meios eletrônicos de pagamento.

Consiste em enviar alertas ou bloquear um serviço a partir de uma quantidade de tentativas erradas de acionamento, como acontece quando tentamos inserir uma senha errada sucessivas vezes.

4. Fechamento

Equipamentos como microondas, máquinas de lavar e de secar só funcionam se estiverem completamente fechadas ou travadas. Alguns veículos também fazem uso desse método, ao soarem alarmes quando o cinto de segurança não está afivelado ou as portas não estão travadas.

5. Posicionamento correto 

Posicionar corretamente um dispositivo de acionamento é uma forma de educar sobre o uso de determinados equipamentos. É o que se faz com os cabos USB, que só podem ser encaixados se forem inseridos em um mesmo lado.

Também se usa esse método poka-yoke em algumas tomadas, que só podem ser encaixadas de uma única forma, evitando assim curtos-circuitos.

6. Aterramento 

Falando em tomadas, algumas delas contam com um pino de aterramento mais comprido. Isso também evita o curto-circuito, ao garantir que esse procedimento de segurança seja realizado primeiro.

7. Tampas resistentes 

Alguns frascos são lacrados com tampas resistentes o bastante para evitar que sejam abertos por crianças. É o que se faz com produtos químicos, de limpeza, medicamentos, óleos e tudo que possa representar risco à saúde se for ingerido.

As tampas resistentes são, ainda, uma maneira de evitar furtos de produtos enquanto ainda estão no estoque ou nas prateleiras.

8. Chaves de segurança 

Equipamentos que oferecem riscos ao serem operados são normalmente equipados com travas emergenciais ou chaves de segurança que impedem o seu acionamento ou o desligam imediatamente.

Exemplos disso são os cortadores de grama equipados com chaves de segurança e armas de fogo que contam com travas que impedem o disparo.

9. Imantação

Um dos exemplos de poka-yoke mais simples e inteligentes é o uso de ímãs para remover partículas ou peças metálicas.

Assim fazem algumas indústrias de alimentos e fabricantes de grãos para remover resíduos antes de enviar os produtos para serem embalados.

10. Detecção de presença

Em canteiros de obras ou linhas de montagem, certas máquinas podem representar riscos apenas pela simples proximidade de pessoas.

Dessa forma, algumas contam com detectores de presença que, ao sinalizar que alguém está por perto, desligam os aparelhos, evitando acidentes.

11. Controle por duas mãos

Há ainda os equipamentos que só podem ser controlados se o operador utilizar as duas mãos. Isso garante que ele nunca se aproxime de partes móveis que possam feri-lo, como acontece com certas máquinas de uso industrial para corte e modelagem.

12. Cores 

As luvas emborrachadas dos profissionais de saúde é branca não por acaso.

Dessa forma, eles podem saber imediatamente se estão corretamente higienizados ou se entraram em contato com fluidos corporais e outros contaminantes. 

Cores são usadas também na indústria alimentícia, em que luvas, toucas e EPIs na cor azul facilitam a identificação, caso caiam em meio aos produtos.

13. Recipientes padronizados 

Também na indústria alimentícia, são usados recipientes padronizados para que se saibam as quantidades exatas de um insumo a serem inseridas nos processos.

Assim também se faz na indústria farmacêutica, em que as dosagens de substratos nos medicamentos precisa ser feita milimetricamente.

14. Etiquetagem

Outro método simples de poka-yoke é o uso de etiquetas para marcar a data de validade de um produto ou lote.

Elas podem, ainda, sinalizar para uma certa categoria de produto para fins de estoque ou serem associadas a cores para indicar riscos à saúde, como acontece com alguns produtos venenosos.

15. Recipientes inteligentes

Frascos de molhos, shampoos e outros produtos são desenhados para permanecer de cabeça para baixo, a fim de facilitar a retirada do conteúdo.

Para que serve o poka-yoke?

A partir dos exemplos destacados, o poka-yoke se destaca como um verdadeiro guia de produção.

Sem esse princípio, a incidência de falha humana poderia assumir proporções catastróficas, especialmente em segmentos como o industrial, área da saúde e construção civil.

No nível do consumidor, essa é também uma salvaguarda para as empresas, que assim garantem que seus produtos serão utilizados e consumidos adequadamente.

Isso sem contar que, ao evitar acidentes, as empresas poupam valiosos recursos ao evitar passivos trabalhistas e lides na justiça.

👉 Aproveite e leia também este guia de Gestão por Processos para ter ainda mais controle sobre suas atividades!

poka-yoke no dia a dia

Como aplicar o poka-yoke na produção?

O poka-yoke pode ser muito simples de adotar, como no caso das medidas de sinalização e de comunicação gráfica.

Por outro lado, em certos casos esse é um método que demanda estudos de alto impacto que, como tais, só podem ser conduzidos por profissionais qualificados, principalmente em engenharia mecatrônica.

As análises também podem ser acompanhadas por profissionais qualificados na metodologia Lean Six Sigma de combate ao desperdício e melhoria da qualidade.

Nesse caso, está ao seu alcance ser um agente da mudança nas empresas, qualificando-se nos cursos da Escola EDTI.

Todos eles contam com acreditação pela instituição The Council for Six Sigma Certification (CSSC), que garante aos nossos treinamentos um alto padrão de qualidade.

Faça bonito no mercado de trabalho, com uma formação reconhecida não só no Brasil como internacionalmente.

Conclusão

Os exemplos de poka-yoke que você conheceu aqui só mostram o quão importante é investir em segurança e automação.

Não surpreende que as empresas estejam sempre atrás de pessoas qualificadas para trabalhar nessas áreas, que recrutam cada vez mais profissionais.

Esteja preparado para enfrentar esses e outros desafios, capacitando-se como um líder Black Belt e Green Belt.

A EDTI ajuda você a chegar lá, com cursos de grande aceitação no mercado, como atestam nossos ex-alunos.

Quer saber mais? Então não deixe de ler o e-book grátis no qual revelamos tudo sobre o Curso Seis Sigma, sua chance de se destacar no mercado de trabalho!

post

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter

E receba por email novos conteúdos assim que forem publicados!

Desenvolvido por: