A estratégia empresarial define os rumos do negócio e permite ir de um ponto A a um B com o mínimo de risco.
Não é pouca coisa, se considerarmos, por exemplo, que uma em cada 5 empresas fecham depois de um ano no Brasil.
Em um percurso repleto de obstáculos, contar com uma estratégia poderosa não é um luxo, mas questão de sobrevivência.
Aliás, é justamente por falhar nesse aspecto que tantas empresas ficam pelo meio do caminho.
Você pode fazer diferente e contribuir para melhorar as estatísticas.
O primeiro passo para isso é ler este artigo até o fim.
Vamos lá?
O que é estratégia empresarial?
Estratégia empresarial é o método pelo qual um negócio se habilita a atingir seus objetivos e reduzir os riscos inerentes à atividade empreendedora. É como se fosse um mapa, orientando gestores quanto ao que fazer e como tomar decisões, inclusive nos momentos mais críticos.
A verdade é que está para nascer o negócio que vai atuar em um cenário 100% tranquilo, sem concorrentes ou dificuldades que travem o seu crescimento.
Diante dessa constatação, é preciso se antecipar e se preparar para enfrentar concorrentes e também para aproveitar as oportunidades do mercado.
A estratégia empresarial se ocupa dessas e de outras necessidades.
Principais noções de estratégia empresarial
Antecipar-se é pensar no futuro e é para isso que serve a estratégia empresarial, uma forma inteligente de evitar as consequências adversas de atuar em um cenário hostil sem preparo.
Etimologicamente, a palavra remete a uma atuação coordenada, como uma ofensiva militar, já que vem do grego “strategos” (stractos = exército + ago = liderança).
Portanto, quem tem uma boa estratégia demonstra poder de liderança e minimiza as chances de perder uma batalha.
Não é por acaso que uma das obras mais antigas que se conhece sobre estratégia venha de um líder militar, o general Sun Tzu, que escreveu “A Arte da Guerra” no distante século IV a.C.
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Qual a relação entre competitividade e estratégia empresarial?
Como vimos, não existe empresa que atue em um cenário livre de concorrentes.
Assim, a competitividade é um atributo necessário para sobreviver em um contexto no qual várias empresas disputam um mesmo mercado.
Tanto é assim que o mestre Michael Porter dedicou um livro inteiro ao assunto “Estratégia Competitiva”, do qual falaremos mais à frente.
No jogo da concorrência, a derrota é certa para quem abre mão de utilizar uma estratégia.
Por outro lado, vencer é chegar ao final do dia ou do mês registrando um fluxo de caixa positivo.
Como montar um planejamento estratégico empresarial?
Uma empresa sem estratégia é como um avião voando sem instrumentos de orientação.
Vagando em um espaço cheio de perigos, cedo ou tarde, a aeronave vai sucumbir.
Para que isso não aconteça, o planejamento estratégico é a melhor maneira de antecipar os riscos e se preparar para enfrentar as ameaças, caso elas venham a se concretizar.
Veja resumidamente como fazer isso.
- Conheça o status da empresa
- Defina objetivos
- Determine ações para alcançá-los
- Adote métricas de performance (KPIs)
- Use um cronograma
- Trabalhe em equipe
- Faça revisões e avaliações contínuas.
Exemplos de estratégias empresariais bem-sucedidas
A despeito dos perigos que existem na “selva” dos negócios, o que não faltam são exemplos inspiradores de estratégias empresariais de sucesso.
Um deles é de uma das marcas mais conhecidas do mundo, a Adidas.
Tudo começou entre as décadas de 1930 e 1940, em uma pequena garagem em uma casa na Bavária, na Alemanha.
Nela, Adi Dassler começou a desenvolver os primeiros calçados para atletas e, para isso, adotou a estratégia de consultar os melhores assessores: os próprios esportistas.
O sucesso foi tão estrondoso que, já em 1949, ele fundou a Adi Dassler Adidas Sportschuhfabrik e, em 1954, sua marca vestiu a seleção alemã campeã mundial de futebol.
Outro exemplo de estratégia bem-sucedida vem da criadora do site Canva, Melanie Perkins.
Para criar a ferramenta, ela se baseou nas opiniões das pessoas que achavam o Photoshop complexo demais, sempre pautada no princípio “contar uma história simples para ajudar as pessoas a resolverem problemas”.
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Livros sobre estratégia empresarial
As melhores estratégias empresariais e os métodos mais eficazes de desenvolvê-las estão amplamente registrados em obras memoráveis.
Conheça a seguir alguns dos livros e materiais mais completos do mercado e crie você a sua própria estratégia empresarial de sucesso!
A Nova Estratégia Empresarial (Igor Ansoff)
Conhecido como o “pai” da gestão estratégica, Igor Ansoff nos brinda com uma obra mais que completa sobre o assunto.
Nela, são abordados temas essenciais para gestores de empresas, como os diferentes modelos de tomada de decisão, análise de competitividade, aplicação de estratégia e muito mais.
A Arte da Guerra (Sun Tzu)
É incrível que um livro escrito na China há 25 séculos permaneça tão atual como “A Arte da Guerra”.
Na obra, o general Sun Tzu explica, entre outros tópicos, os fatores que permitem antecipar qual dos oponentes em uma disputa sairá vencedor.
Da mesma forma, ensina como um exército deve se posicionar no campo de batalha e como gerir os recursos para chegar à vitória.
Estratégia Competitiva (Michael Porter)
Outra obra seminal no campo da estratégia é o livro “Estratégia Competitiva”, do professor Michael Porter.
Do mesmo criador da ferramenta “5 Forças de Porter”, essa é uma leitura obrigatória para quem pretende vencer e prosperar à frente de um negócio.
O Orçamento Estratégico: uma visão empresarial (José Rabello de Moraes e Carlos Alexandre Sá)
Os professores José Rabello de Moraes e Carlos Alexandre Sá lançam luz sobre um elemento fundamental para uma estratégia, embora nem sempre tão valorizado quanto outros: o orçamento.
Na obra, eles explicam como formular corretamente as hipóteses que darão forma a um orçamento empresarial, em uma apresentação abrangente do processo de criação de um budget.
O Príncipe (Maquiavel)
Escrito no século XVI, “O Príncipe” segue incrivelmente atual, servindo ainda como inspiração e referência sobre a arte de governar.
Para a elaboração desta obra, Maquiavel se inspirou em César Bórgia, príncipe e nobre que governou a região de Valentinois, na França, e seus métodos às vezes implacáveis para manter o poder.
A Estratégia do Oceano Azul (W. Chan Kim e Renée Mauborgne)
Não seria incrível se, em vez de combater a concorrência, a empresa simplesmente tornasse os competidores irrelevantes?
Essa é a proposta de “Oceano Azul”, em que W. Chan Kim e Renée Mauborgne contam como fazer para superar totalmente a concorrência a partir do estudo de 150 casos selecionados.
Estratégia Empresarial: o Desafio das Organizações (Carlos Alberto Gonçalves, Cid Gonçalves Filho e Mário Teixeira Reis Neto)
Nesta obra redigida a seis mãos, os autores expõem de forma clara, direta e concisa tudo que uma empresa precisa para criar uma estratégia de sucesso.
Eles fazem isso desenvolvendo uma série de tópicos essenciais, tais como pesquisa sobre estratégia, globalização de mercados, visão estratégica e muitos outros.
Safári de Estratégia (Henry Mintzberg)
Um dos grandes nomes no estudo da estratégia empresarial, Henry Mintzberg tem em “Safári de Estratégia” sua obra mais importante.
Ela parte da análise e revisão das contribuições das 10 mais proeminentes escolas de planejamento estratégico, ampliando a visão sobre o assunto de forma ímpar.
Planejamento e Gestão Estratégica (Felipe Decourt)
O autor Felipe Decourt discorre brilhantemente sobre gestão estratégica neste livro escrito em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Ele mostra os caminhos para formar um pensamento estratégico, da mesma forma que os conceitos necessários para mapear o cenário em que a empresa se insere.
O objetivo é servir como uma fonte de inspiração e referência para o debate de ideias, bem como para detectar e aproveitar as oportunidades de mercado e descartar aquilo que não funciona.
A qualidade como estratégia empresarial: um estudo conceitual
Embora não seja propriamente um livro, o artigo de Joana Paula Correia da Silva e Francisco Oliveira Machado é uma das principais referências sobre estratégia na internet.
O material toma como ponto de partida para a gestão estratégica o compromisso com a qualidade, começando por explorar a sua própria evolução.
No tópico sobre a qualidade como estratégia empresarial, os autores destacam a importância de pensar neste atributo pela ótica do cliente e não da empresa.
Eles ressaltam a necessidade de dimensionar a qualidade continuamente, já que esse é um conceito sujeito a mudanças, sempre pautado pela opinião do consumidor.
Conclusão
A estratégia empresarial deve estar sempre no centro do processo decisório.
Como vimos, sem uma estratégia sólida, uma empresa se coloca em uma condição arriscada, na qual não só tende a perder receitas como se expõe às ameaças.
Por outro lado, não existe gestão estratégica sem pessoas preparadas.
Nesse aspecto, a Escola EDTI prepara você para atuar em um mercado altamente competitivo para dar conta dos desafios mais complexos.
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