O Sistema ERP é uma ferramenta que pode ser muito proveitosa para o seu trabalho seja sua empresa pequena, média ou grande.
A tecnologia se propõe a conectar áreas distintas da empresa para aumentar a eficiência da comunicação e melhorar a qualidade de maneira geral.
Para saber mais sobre o ERP e entender como ele pode te ajudar a ter melhores resultados, continue lendo o texto a seguir.
O que é ERP e para que serve
ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning, um tipo de sistema que tem o objetivo de informatizar a gestão e trazer mais fluidez para os processos.
Ainda que muitos gestores desconheçam esse tipo de sistema, ele tem ganhado bastante espaço nos últimos anos dentre as ferramentas de gestão.
Seu trabalho é focado em centralizar informações diversas sobre a organização e apresentar dados de alta fidelidade para auxiliar os líderes na tomada de decisão.
Dentro do software, você pode consultar informações sobre vendas, finanças, gestão do estoque e até mesmo recursos humanos.
Assim, a chefia consegue se manter atualizada sobre tudo que está acontecendo na empresa com alguns poucos cliques.
Como surgiu o ERP
Ainda que seja uma tecnologia revolucionária, a história dos ERPs não começou neste século.
Os primeiros sistemas datam de mais de 100 anos atrás e eram, claro, muito mais simples do que os softwares que temos hoje no mercado.
Foi do famoso engenheiro Ford Whitman Harris a criação da tecnologia antecessora, chamada de Economic Order Quality (EOC).
Essa ferramenta simples tinha o objetivo de auxiliar no planejamento e compra de insumos para as fábricas.
Com o advento da computação, os conceitos criados por Harris foram transportados para o meio digital e aprimorados com a nova e ampliada capacidade de processamento oferecida pelas máquinas.
Assim, o que era basicamente um sistema para controlar estoques se tornou uma ampla ferramenta de gestão capaz de convergir informações de diversas áreas em um só lugar.
Como o sistema ERP é utilizado nas empresas?
Hoje em dia, o Sistema ERP faz parte do dia a dia de várias empresas que apostaram na tecnologia para aumentar sua produtividade.
Pelo mundo todo e em diversas áreas, organizações têm incorporado esse tipo de tecnologia para eliminar desperdícios e aumentar a eficiência de suas produções.
Pode parecer exagero pintar os softwares como soluções tão completas, mas, a verdade é que eles realmente são multifacetados.
Dentro das empresas, auxiliam no controle de contas a pagar e receber, na gestão de pessoas, de estoques e muito mais.
Com maior controle sobre todos os processos, a qualidade das entregas aumenta e o cliente fica cada vez mais satisfeito.
Exemplos de funcionalidades
Os softwares de ERP no mercado hoje são bastante completos ainda que simples em suas interfaces.
A integração com diversas áreas de uma mesma empresa permite fazer por ali o faturamento financeiro, o cadastro de clientes e a emissão de documentos fiscais.
Ainda é possível cruzar esses dados com a gestão de estoque e criar caminhos automatizados para que nunca faltem insumos.
A gestão das vendas também é englobada aqui e o administrador consegue enxergar de maneira rápida se existe alguma falha em sua precificação.
De maneira geral, os ERPs são sistemas polivalentes e que ajudam no gerenciamento de todas as informações relacionadas aos negócios de uma empresa.
Vantagens do ERP
A primeira vantagem que podemos mencionar sobre os ERPs sem dúvidas é o ganho em produtividade que esse tipo de ferramenta traz.
Ao reunir informações diversas em um só lugar, o software facilita a visualização do gestor para que ele possa identificar desperdícios e cortar atividades redundantes do processo.
Isso vai acarretar em uma economia considerável para a empresa tanto em recursos materiais quanto também recursos humanos – fica mais fácil organizar a jornada dos colaboradores de maneira estratégica.
A segurança também é outro ponto importante aqui pois os melhores softwares são capazes de proteger seus dados de maneira a evitar vazamentos e perda de arquivos.
Muitos, inclusive, armazenam as informações na nuvem para que o usuário tenha acesso à distância ou em caso de pane no servidor local.
A minha empresa precisa de um sistema ERP?
Todas as vantagens citadas acima evidenciam a importância de investir em um sistema ERP para organizar seus negócios.
Mas, ainda que você invista no melhor software do mercado, ele não servirá de nada se quem é responsável por sua manipulação não estiver bem preparado.
Para se certificar de que você está atualizado com as mais recentes estratégias de gestão, é preciso estudar muito e aprender com quem sabe.
Com o plano de cursos da Escola EDTI, você tem acesso a conteúdo sobre diversos temas e fica tranquilo de que está preparado para dar o melhor de si em prol do sucesso dos negócios.
Conclusão
Cada vez mais, a tecnologia se coloca como uma grande aliada da gestão de empresas dos mais diversos tipos.
Com o Sistema ERP, administradores podem se organizar para garantir bons resultados com uma melhoria contínua na qualidade.
Para saber mais sobre outras ferramentas úteis para sua gestão, continue acompanhando nosso blog!