Entenda como fazer um benchmarking
Nos últimos anos, a prática do benchmarking tem sido usada por muitas organizações como um método para ajustar o objetivo dos seus esforços de melhoria. O termo benchmarking provém da topografia e se refere a um marcador de posição previamente determinada, que pode ser usado para estabelecer uma nova posição. Benchmarking é:
O processo de identificação e aprendizado das melhores práticas ou dos melhores desempenhos de outras organizações, para identificar potenciais mudanças para melhorias.
É neste sentido que usamos o termo benchmarking no processo de melhoria. O benchmarking, na sua forma mais simples, nada mais é que olhar ao nosso redor para verificar como os outros executam suas atividades e tentar aprender novas abordagens e possibilidades. Todos podemos nos beneficiar com isto, e a maioria das organizações já faz isto de maneira informal. O benchmarking fornece um método formal, com alguma estrutura, para fazer estas observações e, em seguida, usá-las para melhorias.
Camp (1989) e Bemowski (1991) fornecem métodos detalhados para coletar e usar as informações do benchmarking, e eles recomendam que esse método se torne uma parte contínua das operações de uma organização. O benchmarking pode comparar como as coisas são feitas (práticas), ou pode comparar os indicadores de processos (métricas).
Agora que já vimos o que é para que serve, vamos explicar em dez passos como se elabora um benchmarking.
- Identificar o que deve ser comparado
- Identificar companhias comparáveis
- Determinar o método de coleta de dados e coletar os dados
- Determinar o atual “desvio” de desempenho
- Projetar futuros níveis de desempenho
- Divulgar os resultados do benchmarking e conseguir sua aceitação
- Estabelecer objetivos funcionais
- Desenvolver planos de ação
- Implementar ações específicas e monitorar o progresso
- Recalibrar as “marcas de comparação”
Gostou? Então aproveite para elaborar o seu benchmarking. Se quiser envie-o depois para nós que iremos analisa-lo.