Você está aqui: Início / Blog / A importância do Ensino Online

A importância do Ensino Online

Hoje em dia, é difícil encontrar alguém que nunca ouviu falar sobre ensino online.

Na maioria das vezes referida como educação à distância (EAD), a modalidade permite que um número indefinido de alunos acompanhe uma mesma aula por meio da internet.

O que é ensino online?

Chamamos de ensino online o processo educacional que usa da internet para a transmissão de conhecimento.

Mais recentemente denominado como EAD, a modalidade existe na rede mundial desde sua criação – um dos primeiros usos da internet foi para interligar sistemas de universidades na California (EUA).

Ao longo dos anos, o ensino online passou por modificações para se adequar às demandas dos estudantes e também às novas tecnologias incorporadas à internet.

Atualmente, o EAD é uma realidade no Brasil todo com opções de cursos livres, de graduação e especialização nas mais diversas áreas.

Como funciona o sistema de ensino online?

Conforme mencionamos, muita coisa mudou desde os primeiros usos educacionais da internet no fim da década de 1960.

De lá para cá, a democratização do acesso e a prevalência de conexões banda larga fez com que novos formatos e mídias fossem popularizados no setor.

Hoje, o mais comum no ensino online são as aulas em vídeo acompanhadas de material de apoio com leituras e exercícios de fixação.

Algumas instituições oferecem ainda algumas horas de mentoria diretamente com o professor para esclarecimento de dúvidas e orientação no desenvolvimento de projetos práticos.

Quais os benefícios do ensino online?

São muitos os benefícios que o aluno do ensino online pode desfrutar.

Abaixo, reunimos seis das principais vantagens do EAD em comparação com o modelo tradicional.

1. Flexibilidade

O primeiro benefício que podemos citar sobre o ensino online é a flexibilidade oferecida.

Alunos de cursos EAD podem escolher a hora e o local em que desejam realizar seu estudo de acordo com o que for mais conveniente.

Ainda, é possível diluir o conteúdo em vários dias ou aproveitar o final de semana para colocar a matéria em dia.

1. Preço

Outro atrativo do ensino online sem dúvidas é o preço.

Como as aulas pela internet não requerem um espaço físico e o acompanhamento de professores e instrutores, a modalidade acaba sendo substancialmente mais barata.

É economia para a escola, que não precisa gastar com estrutura e RH, e para os alunos, que têm acesso a um conteúdo de qualidade por um preço reduzido.

1. Dinâmica

O dinamismo presente nas aulas online é mais uma vantagem que tem chamado atenção de estudantes do mundo todo.

De modo geral, professores que lecionam por EAD tem uma familiaridade maior com a tecnologia, o que permite inseri-la no plano de aula de maneira criativa.

Até porque, aqui, todo o ensino é feito pela internet e isso o que expande o leque de recursos e atividades que podem ser postas em prática.

1. Interatividade

Se você acredita que o ensino online é impessoal ou pouco interativo, saiba que está redondamente enganado.

A interatividade é um ponto forte do EAD, com momentos especialmente reservados para o aluno tirar suas dúvidas e fazer perguntas.

Também, é comum que as escolas e instituições de ensino ofereçam um espaço de debate paralelo onde os estudantes podem trocar experiências em esquema de fórum.

1. Inclusão

Mais um ponto positivo para o ensino online é que ele facilita uma inclusão maior dos alunos que nem sempre é contemplada no ensino tradicional.

Isso acontece porque cada um decide o ritmo do seu aprendizado, podendo passar mais tempo revisando um conteúdo sempre que achar necessário.

Então, a inclusão se dá pela possibilidade de personalização o processo educacional, o que garante que nenhum aluno será deixado para trás.

1. Disciplina

Por último, mas não menos importante, nós podemos citar a disciplina como uma vantagem do método de ensino online.

Apesar de não ser um benefício que vem automaticamente com a matrícula, ele com certeza merece menção, pois faz parte de toda a experiência.

Por ser autoguiada, a educação à distância exige que o aluno seja diligente em seus horários para garantir a conclusão do curso.

Assim, a tendência é que o estudante chegue ao final do curso com um apreço maior pela disciplina.

Por que o ensino à distância é essencial atualmente?

Vivemos hoje uma crise global provocada pela pandemia de COVID-19.

O vírus, que foi identificado pela China em seus estágios iniciais de contágio, tomou o mundo de assalto em pouco mais de três meses e mudou a forma como todos nós vivemos nosso cotidiano.

Recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o isolamento social fez-se necessário para garantir a saúde de todos.

Nesse cenário, o ensino online ganhou ainda mais importância por ser o único caminho que temos para utilizar esse período de incertezas para o desenvolvimento pessoal.

Presente na internet desde os primórdios da tecnologia, a educação à distância – ou ensino online – segue nos dias de hoje sendo mais importante do que nunca.

Em tempos de isolamento social, este se tornou o único caminho para quem quer investir no seu desenvolvimento profissional.

Invista você também no ensino online e aproveite esse período para se especializar ainda mais!