Pular para o conteúdo
Você está aqui: Início / Blog / Empresas inovadoras: entenda os seus segredos e conheça exemplos

Empresas inovadoras: entenda os seus segredos e conheça exemplos

Empresas inovadoras são importantes para a economia de mercado.

Afinal, servem como referência, pautando mercados, a concorrência e até a forma de as pessoas pensarem e agirem.

Veja, por exemplo, o Chat GPT.

Depois do lançamento, até mesmo o poderoso Google resolveu “correr atrás” e lançar a sua inteligência artificial de conversação.

O mercado agora está cheio de soluções similares, uma prometendo mais recursos que a outra.

Porém, nada tira da Open AI, empresa que desenvolve o Chat GPT, o mérito do pioneirismo.

Inovar é preciso, até porque percepções mudam, e o que é bom hoje amanhã pode não ser mais.

Leia este texto até o fim para saber como incutir a inovação em uma empresa, fazendo dela parte do seu DNA.

empresas inovadoras

O que são empresas inovadoras?

Podem ser consideradas empresas inovadoras aquelas que buscam constantemente romper com padrões estabelecidos, explorando novas ideias, tecnologias e abordagens.

Organizações assim cultivam um ambiente propício à criatividade, encorajando a colaboração e a experimentação.

Destacam-se também por apresentar uma mentalidade de aprendizado contínuo, estando quase sempre dispostas a assumir riscos calculados, visando o desenvolvimento de produtos, serviços e processos que transformam e agregam valor.

Qual a importância da inovação nas empresas?

Segundo o Relatório Global de Inovação 2021 da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (WIPO), empresas que se destacam em inovação são mais propensas a registrar um crescimento de receita acima da média do setor em que atuam.

Esse seria por si só um ótimo motivo para apostar na inovação, que pode ser considerada uma autêntica mola propulsora no contexto dos negócios.

Afinal, uma empresa que inova constantemente, desde que faça isso com critério, muito raramente será surpreendida ou ficará para trás.

Qual o segredo das empresas inovadoras?

A Escola EDTI se orgulha de estar entre as empresas inovadoras no Brasil, já que somos pioneiros no ensino da consagrada metodologia Lean Six Sigma.

Com base na nossa experiência e na de outras empresas de sucesso em seus esforços de inovação, podemos dizer que alguns dos fatores que as fazem se destacar são:

  • Cultura de inovação
  • Lideranças inspiradoras
  • Abertura para novas ideias
  • Aprendizado com os erros
  • Coragem para mudar o que for preciso.

Como se comportam as empresas inovadoras?

“Diga-me com quem andas e te direi quem és”, diz o provérbio fundado na sabedoria popular.

No contexto empresarial, podemos interpretá-lo de uma outra forma.

Assim, um negócio que pretenda inovar precisa antes disso se espelhar nos exemplos de quem tem competência no assunto.

Veja então como é a mentalidade por trás do modus operandi das empresas consideradas inovadoras.

Não temem novos desafios

Empreender é uma jornada cheia de riscos e desafios.

É, sempre foi e sempre será assim.

Logo, quem não estiver disposto a encarar de frente todos os obstáculos que fazem parte da trajetória de um negócio não vai sobreviver por muito tempo.

As empresas inovadoras têm, portanto, ânimo de sobra para olhar de frente quaisquer desafios que surgirem, até porque são uma oportunidade para crescer.

Adaptam-se ao seu tempo

Outra verdade inquestionável no contexto dos negócios é que quem não se adapta ao seu tempo tende a sucumbir.

Veja o exemplo da Nokia, que era líder absoluta no mercado de telefonia móvel e viu rapidamente seu império ruir com a ascensão do iPhone e dos demais smartphones.

Diversos fatores causaram isso, mas com certeza o principal foi não ter entendido que havia chegado um novo tempo para o setor em que atuava e para o seu próprio mercado.

São arrojadas em suas decisões

Gerir uma empresa é estar o tempo todo tomando decisões.

A imprudência cobra um preço alto, mas tão caro quanto isso é a falta de ousadia na hora de decidir quanto ao que fazer.

Claro que, em certos casos, esperar e não fazer nada naquele momento pode ser a melhor escolha, mas a inércia não deve ser a regra.

Ainda mais no quesito inovação, que requer muita presença de espírito para ir em frente, até mesmo quando o contexto parece desfavorável.

Investem em pesquisa e desenvolvimento

Arrojo e coragem são importantes, mas, sem um background de conhecimento por trás, esses atributos pouco serviriam.

Portanto, a inovação depende de uma boa dose de disposição para acontecer, mas principalmente de um corpo técnico e científico para embasá-la.

Essa é uma das características fundamentais nas empresas inovadoras, que não dão um passo sem antes saber exatamente onde estão pisando e para onde querem ir.

Têm líderes qualificados

A Tesla provavelmente não seria o que é sem a liderança inspiradora de Elon Musk, assim como a Apple não teria chegado aonde chegou sem Steve Jobs.

Aliás, esses dois grandes nomes do empreendedorismo se caracterizam justamente por terem inovado completamente o modo de produção em seus segmentos.

Para isso, eles apostaram alto nas suas ideias e se prepararam para o sucesso, não só adquirindo conhecimento e informação, como aprendendo com os próprios erros.

São ágeis em seus processos

O Manifesto Ágil de 2001 é considerado um divisor de águas para as empresas de tecnologia e TI porque rompeu com a tradição burocrática herdada da indústria nesse setor.

A partir de então, criou-se uma nova forma de se posicionar nos negócios, envolvendo soluções tecnológicas, especialmente no desenvolvimento de softwares.

Hoje, ser ágil é uma condição sine qua non para qualquer empresa que tenha a inovação em pauta.

Adotam uma cultura organizacional compatível

Outra mudança de paradigma que veio com o Manifesto Ágil foi a mudança na maneira como as empresas constroem suas próprias culturas.

Tudo começa com a horizontalização da gestão, típica das startups e empresas de viés digital, que se opõe à hierarquia nas empresas e aos projetos liderados por “chefes”.

empresas inovadoras

Exemplos de empresas inovadoras no Brasil e no mundo

Cada empresa tem o seu próprio jeito de inovar, o que não significa por outro lado que elas façam isso sem se apoiar em referências. 

O processo de inovação deve acontecer em um ambiente controlado, do contrário, ideias tendem a se perder ou ser mal aproveitadas por falta de direcionamento.

Confira na sequência como grandes empresas fazem isso e alguns dos resultados que elas vêm obtendo.

👉 Adotar critérios é essencial para inovar e para a escolha de projetos em Lean Six Sigma. Saiba como definir critérios e tenha mais assertividade nas suas decisões!

Tesla

É muito difícil remar contra a maré quando todo um mercado segue uma única direção.

No setor automotivo, por exemplo, os combustíveis fósseis foram a regra por décadas a fio.

Isso faz da Tela uma montadora que revolucionou a indústria automobilística ao popularizar os carros elétricos e ao desenvolver tecnologias avançadas de baterias para carros de passeio.

3M

A 3M é conhecida por sua cultura de inovação e por promover a colaboração entre seus funcionários para criar soluções inovadoras.

Ela é uma verdadeira empresa multidisciplinar, que desenvolve produtos inovadores em várias áreas, como eletrônicos, saúde, segurança, energia e transporte.

Siemens

Um traço das empresas inovadoras é mudar o próprio ramo de atuação, se assim o mercado exigir.

A Siemens é um bom exemplo disso, já que começou desenvolvendo equipamentos elétricos e instalações telegráficas.

Hoje, ela se destaca por atuar em diversos setores, incluindo energia, indústria, saúde e mobilidade. 

General Electric

A GE se destaca no campo da inovação não é de hoje, já que é marca da empresa investir pesado em pesquisa e desenvolvimento.

Não por acaso, foi na GE que o Lean Six Sigma se consolidou como uma metodologia que dá resultado. 

A tecnologia de impressão 3D desenvolvida pela GE é um exemplo da grande capacidade de inovação da GE. 

Aplicada à fabricação de componentes complexos para turbinas a jato, ela é diretamente responsável por ganhos em eficiência e redução dos custos de produção, por meio da manufatura aditiva.

Google

Uma lista de empresas inovadoras por excelência nunca será completa sem o Google.

Desde a sua fundação na década de 1990, ela se destaca no campo da inovação devido à sua abordagem ousada e foco na pesquisa avançada. 

O projeto Google Brain é uma das suas últimas apostas, utilizando inteligência artificial e aprendizado de máquina para aprimorar a capacidade de reconhecimento de voz e tradução automática.

Isso para não falar dos avanços no desenvolvimento de veículos autônomos, entre outras aplicações inovadoras.

Como inovar na sua empresa

Até que se possa dizer inovadora, uma empresa precisa trilhar um caminho ou já ser formada dentro de alguns princípios e práticas nesse sentido.

Está ao alcance de qualquer organização introduzir a pegada inovadora em seus processos e se destacar no mercado.

Entenda como começar a fazer isso, em um passo a passo com as etapas mais importantes.

Defina uma visão

Ter uma visão é manter um ideal evolutivo e seguir em frente, removendo obstáculos e tudo que possa atrapalhar essa marcha.

Você pode até se inspirar na visão das grandes empresas para entender o que espera para o seu próprio negócio.

A visão da Tesla, por exemplo, é “criar a empresa de automóveis mais atraente do século 21, impulsionando a transição do mundo para veículos elétricos”.

Estimule a cultura de inovação

Não dá para esperar nada inovador onde não há o pensamento fora da caixa.

Isso implica estimular em todos os níveis da empresa, desde o mais simples colaborador operacional ao mais graduado diretor, uma forma de pensar e agir o menos rígida possível.

Conte com um setor ou profissionais dedicados

Nas grandes empresas, é comum haver setores inteiros dedicados à pesquisa para a inovação de seus produtos, serviços e processos.

Para as que não dispõem de tanta infraestrutura, uma alternativa é contar com pelo menos um profissional dedicado a encontrar soluções inovadoras.

Esse especialista pode até, no futuro, liderar a expansão de um eventual setor de inovação, orientado pela visão da empresa e sua missão. 

Mapeie seu mercado

Está para nascer a empresa de sucesso que não conhece a fundo o mercado em que atua.

Para isso, é essencial desenvolver a Inteligência de Negócios (BI), com o apoio de softwares e sistemas projetados para isso, como o Microsoft BI ou o Tableau.

Junto a isso, é igualmente importante conduzir pesquisas de mercado para mapear o comportamento do consumidor e, assim, gerar um repositório de dados.

Sistematize o processo criativo

Pode parecer contraintuitivo dizer que o processo criativo também precisa de alguma organização, mas isso é necessário, até para aproveitar melhor a criatividade de cada um.

Nesse sentido, vale fazer alguns questionamentos:

  • Como as ideias são concebidas na empresa e como são registradas?
  • Existe algum método orientado para o aproveitamento de novas ideias?
  • As equipes têm o hábito de fazer brainstorming?
  • Uma vez que uma ideia é aprovada, como a empresa dá continuidade em seu desenvolvimento?
  • Há um registro das ideias aproveitadas e das que foram “engavetadas”?

Adote planos de ação

Criatividade ajuda, mas sem um modo de operacionalização, as boas ideias jamais vão sair do papel.

Nesse sentido, é preciso desenvolver para cada projeto baseado em inovação um plano de ação que dê conta da sua execução do início ao fim.

Faça testes e protótipos

As grandes empresas não inovam por inovar.

Antes de lançar uma solução no mercado, elas fazem uma série de testes usando protótipos e versões de Produto Mínimo Viável (MVP).

Trata-se de uma versão enxuta de um possível novo produto ou serviço, apenas com as suas funcionalidades básicas, enviado para teste para um grupo seleto de consumidores.

Se aprovado, ele recebe todos os incrementos necessários para o lançamento, desde a embalagem até o pós-venda, se for o caso.

Analise, revise e corrija

Inovar também é estar o tempo inteiro revisando, corrigindo e analisando resultados.

Esse é o pensamento que está por trás do princípio de melhoria contínua, usado por empresas do mundo todo para superar limites em todos os sentidos.

Conclusão

Uma coisa é certa: empresas inovadoras não surgem da noite para o dia.

Para que isso aconteça, é fundamental contar com profissionais qualificados para liderar projetos e estabelecer altos padrões de qualidade.

Assim são os que são graduados como Green Belt e Black Belt na metodologia Lean Six Sigma.

Passe a ser cobiçado pelas grandes marcas, qualificando-se nos cursos EAD da EDTI!

post

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter

E receba por email novos conteúdos assim que forem publicados!

Desenvolvido por: