Você está aqui: Início / Blog / Empreendedor de Sucesso: conheça algumas características e inspirações!

Empreendedor de Sucesso: conheça algumas características e inspirações!

Em nossos cursos, é comum que muitos alunos cheguem buscando a resposta para uma questão específica: como se tornar um empreendedor de sucesso?

A pergunta de um milhão de dólares pode não ter uma resposta tão simples como gostaríamos, mas, certamente, existem algumas dicas importantes que podemos aprender observando casos de sucesso.

Para conhecer mais sobre o que faz um empreendedor ser bem-sucedido, continue acompanhando esse artigo.

Por que ser um empreendedor?

Hoje em dia, não faltam motivos para começar a empreender.

Quem escolhe trabalhar em seu próprio negócio com planejamento e responsabilidade está investindo no próprio futuro.

O empreendedorismo é capaz de trazer maior liberdade financeira para o indivíduo que passa a ter mais recursos para expandir sua renda no curto prazo.

Para além das finanças, empreender também dá mais flexibilidade para o trabalhador que pode programar suas horas de trabalho como bem entende.

Com bom planejamento e trabalho duro, o empreendedorismo pode te ajudar a melhorar sua qualidade de vida.

Apesar disso tudo, é importante lembrar que existe sim um risco envolvido nessa atividade.

Por isso, é importante se planejar bem e construir suas reservas para não agir no impulso e acabar dando um passo maior que a perna.

O que define um Empreendedor de Sucesso

Muitas pessoas acreditam que um empreendedor de sucesso é aquele que consegue sucesso imediato e enriquece em pouco tempo.

Infelizmente, essa é a realidade de uma parcela muito pequena dos empresários que contam com um grande aporte financeiro no início ou ganham na loteria do acaso.

Um empreendedor de sucesso, portanto, não é aquele que fatura rios de dinheiro no primeiro ano.

Para a maioria, o trabalho duro é a regra para crescer profissionalmente com o empreendedorismo.

Características de um empreendedor de sucesso

Para alcançar o sucesso em sua jornada profissional, é importante que o empreendedor conte com algumas características e seja capaz de desenvolvê-las com o passar do tempo.

Podemos começar reafirmando a importância de persistir frente às adversidades.

Nem sempre você terá sucesso na primeira tentativa e, por isso, é importante ser capaz de aprender com os fracassos e continuar trabalhando para ser cada vez melhor.

A perseverança e a resiliência são características chaves que definem um bom empreendedor e estão presentes na maioria dos casos de sucesso.

O empreendedorismo não é um caminho fácil e exige também coragem de quem decide abrir o próprio negócio.

A boa liderança é aquela que é persistente, mas, flexível para se adaptar às demandas do mercado conforme elas surgirem.

Isso não será possível se a comunicação não for clara e bem trabalhada para transmitir as orientações do gestor e os feedbacks da equipe.

Empreendedores de sucesso para se inspirar

A essa altura você já entendeu que não existe uma fórmula mágica para ter sucesso nos negócios.

Além do estudo de métodos de gestão, conhecer casos de sucesso do mercado pode ser uma boa fonte de inspiração – confira:

Luiza Helena Trajano

Luiza Helena Trajano é sobrinha da fundadora do Magazine Luiza e foi responsável pela gestão da empresa durante grande parte de sua história.

A empresária assumiu a superintendência da companhia em 1991 e esteve por trás do crescimento apresentado pela marca nas últimas três décadas.

No legado de Luiza Helena, está a criação da famosa liquidação de início de ano, presente hoje no calendário comercial das maiores varejistas do país.

Nos anos 2000, a transformação digital aumentou ainda mais a presença do Magalu por meio de seu e-commerce.

Luiza deixou o comando da companhia em 2016 em favor do seu filho e atual presidente, Frederico Trajano.

Abílio Diniz

Abílio dos Santos Diniz é um famoso empresário brasileiro com currículo extenso que começa ainda nos anos 1950, com a abertura do primeiro supermercado Pão de Açúcar.

Diniz foi também professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e fundador do primeiro hipermercado do país (da extinta bandeira Jumbo).

Da aquisição do Pontofrio e de 51% das Casas Bahia pelo Grupo Pão de Açúcar, surgiu em 2009 uma nova empresa de administração: a Via Varejo.

Hoje, o empreendedor acumula as funções de presidente do Conselho de Administração da Península Participações, membro dos Conselhos de Administração da BRF e membro dos Conselhos de Administração do Carrefour França e do Carrefour Brasil.

Alexandre Costa

Queridinho dos reality shows gastronômicos, Alexandre Costa é fundador e CEO da Cacau Show, considerada a maior rede de chocolates finos do mundo.

Sua história de empreendedorismo começa ainda na adolescência: ao decidir revender chocolates, o jovem de 17 anos conseguiu uma encomenda de 2 mil ovos de 50g.

Chegando na fábrica, ele descobriu que a empresa não poderia produzir peças com esse volume exato.

Para honrar com o compromisso, o empreendedor pôs a mão na massa e com ajuda de mais uma pessoa produziu a encomenda artesanalmente em três dias de trabalho com jornadas de 18 horas.

Empreendedor de sucesso: conclusão

O empreendedorismo é um caminho arriscado, mas que pode trazer diversas recompensas.

Quem investe no próprio negócio está investindo em um futuro com maior qualidade de vida e independência financeira.

Para chegar lá é importante ter bom planejamento e disciplina para persistir mesmo com todas as dificuldades que existirão.

Esperamos ter ajudado com nossas dicas e casos de sucesso para inspirar sua jornada.

Continue acompanhando nosso blog para aprender cada vez mais estratégias para o seu crescimento profissional.

1 comentário em “Empreendedor de Sucesso: conheça algumas características e inspirações!”

1. Pingback: Melhoria contínua: princípios, benefícios e como adotar