Você está aqui: Início / Blog / Distribuições de probabilidade: veja quais são e como usar na empresa

Distribuições de probabilidade: veja quais são e como usar na empresa

As distribuições de probabilidade são uma daquelas ferramentas estatísticas sem as quais a indústria jamais poderia evoluir.

Como veremos ao longo deste artigo, elas atendem a uma série de propósitos de gestão e são de grande utilidade para orientar decisões e para melhorar processos.

Avance na leitura e descubra como esse tipo de cálculo pode elevar a produtividade e o rendimento em diferentes tipos de negócio.

distribuições de probabilidade

O que são distribuições de probabilidade?

As distribuições de probabilidade, no contexto industrial, são modelos matemáticos que descrevem a probabilidade de ocorrência de eventos em processos.

Elas são utilizadas para uma variedade de propósitos, incluindo:

• Planejamento e controle de produção: as distribuições de probabilidade podem ser usadas para estimar a quantidade de produto que será produzida em um determinado período de tempo, bem como para determinar a quantidade de matéria-prima e mão de obra necessária para a produção
  • Qualidade: ajudam a avaliar a qualidade de um produto ou processo, identificando possíveis defeitos ou variações
  • Manutenção: podem ser usadas para estimar a probabilidade de falha de um equipamento, permitindo que as empresas planejem as atividades de manutenção.

Quais são as distribuições de probabilidade?

Na teoria da probabilidade e estatística, uma distribuição de probabilidade descreve o comportamento aleatório de um fenômeno dependente do acaso.

Logo, ela indica a probabilidade de cada resultado possível desse fenômeno.

As distribuições de probabilidade podem ser classificadas em dois tipos principais:

• Distribuição discreta: descreve um fenômeno que pode ter um número finito ou infinito de resultados discretos, como o lançamento de um dado, o resultado de um jogo de cartas ou o número de pessoas que entram em uma loja em um dia
  • Distribuição contínua: descreve um fenômeno que pode assumir qualquer valor dentro de um intervalo, como a altura das pessoas, o peso dos animais ou a temperatura do ar.

Existem muitas distribuições de probabilidade diferentes, cada uma com suas próprias características.

Algumas das distribuições mais comuns são:

• Distribuição binomial: descreve o número de sucessos em uma série de tentativas independentes, cada uma com uma probabilidade fixa de sucesso
  • Distribuição de Poisson: descreve o número de eventos que ocorrem em um determinado intervalo de tempo ou espaço, quando a probabilidade de cada evento ocorrer é pequena
  • Distribuição normal: descreve um conjunto de dados que é aproximadamente simétrico e gaussiano
  • Distribuição uniforme: descreve um conjunto de dados que é igualmente provável em qualquer valor dentro de um intervalo
  • Distribuição exponencial: descreve o tempo que leva para um evento ocorrer, quando a probabilidade de o evento ocorrer em qualquer momento é constante.

Para que servem as distribuições de probabilidade?

Na indústria, as distribuições de probabilidade são essenciais para modelar fenômenos aleatórios envolvendo o chão de fábrica ou a distribuição.

Elas facilitam a compreensão e previsão de resultados incertos, desempenhando papel importante dentro da inferência estatística.

São especialmente úteis para orientar a tomada de decisão sob incerteza, em setores como controle de qualidade, finanças, ciências da saúde e muito mais.

Como usar as distribuições de probabilidade na gestão da produção?

Toda empresa que se dedica à produção de bens se depara com o desafio de produzir mais no menor tempo possível, com o máximo de qualidade.

Nesse aspecto, as distribuições de probabilidade são uma solução para analisar as variabilidades e para a tomada de decisões estratégicas.

Ao modelar o tempo de processos, demanda por produtos ou taxas de falhas de equipamentos, as distribuições probabilísticas ajudam a estimar cenários possíveis e avaliar riscos.

Isso permite que gestores identifiquem gargalos, otimizem a capacidade de produção e estabeleçam níveis ideais de estoque.

A distribuição normal, por exemplo, é frequentemente aplicada para modelar a variabilidade em processos de produção.

Elas são utilizadas amplamente na programação de produção, auxiliando na elaboração de cronogramas realistas e na gestão de recursos.

Também trazem a compreensão das probabilidades associadas a diferentes eventos, possibilitando a implementação de estratégias de contingência e a minimização de impactos adversos na produção.

distribuições de probabilidade

Aprenda a aplicar estatística nas empresas

Quem sabe trabalhar com as ferramentas estatísticas e de análise de dados na indústria sai na frente.

Você gostaria de ser um desses profissionais?

Então o seu lugar é na Escola EDTI, onde se qualificam há mais de dez anos os líderes das grandes empresas brasileiras.

Conheça nossos cursos EAD em Lean Six Sigma e seja o solucionador de problemas que o mercado busca.

Trabalhar com distribuições de probabilidade traz grandes vantagens para a gestão que busca se orientar por dados.

Esteja à frente nesse quesito, qualificando-se também como gestor Black Belt e Green Belt nos cursos da EDTI.

Esta leitura fica ainda mais completa com o e-book: A Importância da Correlação Entre Variáveis. Aproveite, é grátis!