Em um mercado de trabalho onde saber se relacionar é uma chave do sucesso, networking é uma ferramenta poderosa. Através dessa habilidade é possível divulgar seu serviço ou produto, além de criar parcerias e consolidar elos.
Para te ajudar nessa missão, separamos 4 dicas para tornar o seu networking ainda mais eficiente. Confira!
Dicas para melhorar seu networking
Saiba ouvir: lembre-se que em um networking, o outro é a peça mais importante. Por isso, saber escutar a experiência das pessoas ao redor é uma forma de entender seu negócio o produto por uma outra perspectiva.
Um bom ouvinte atende melhor às necessidades de seu cliente ou empresa, além de ajudar no aprimoramento do produto ou serviço.
Não se limite ao meio digital: seja para quem já possui uma marca consolidada quanto para os que busca por uma nova oportunidade na vida profissional, as ferramentas online podem ser ótimas aliadas, porém, um bom networking não pode ser baseado apenas nelas.
Lembre-se que é importante se colocar fisicamente para parceiros e investidores. Vá a feiras, cursos, workshops e outros ambientes relacionados ao seu segmento. Essa é uma boa forma de se pôr em evidência e se mostrar interessado.
Trabalhe na sua comunicação pessoal: não basta só ter o conhecimento naquilo que se promove, é preciso saber mostra-lo. É importante ser claro, preciso e prático naquilo que se fala. Uma pessoa articulada e que fala com propriedade, passa confiança nas relações de trabalho. Hoje em dia existem diversos cursos que podem ajudar na elaboração de uma postura mais confiante e no desenvolvimento da comunicação interpessoal.
Seja honesto quanto ao que oferece: esse é um dos pontos mais importantes para um networking eficaz. Seja fiel àquilo com o que está promovendo. Não é preciso aumentar o seu produto ou serviço para impressionar investidores ou parceiros. A prestação de um serviço ou produto com um tempo eficiente e feito de maneira correta já são suficientes para destacar o seu negócio.
O networking é uma habilidade que deve ser trabalhada todos os dias para quem deseja investir na carreira. Se exponha, mantenha contato com seus filiados e busque sempre ampliar sua rede de contatos e seus conhecimentos.
Pingback: Curso Black Belt: o que é, importância e como escolher