O Diagrama de Espaguete é uma das ferramentas que ajudam gestores a conduzir processos de melhoria, muito usada por empresas de diversos segmentos e tamanhos.
Ela ilustra como é a movimentação de um produto ou de um profissional em um fluxo produtivo, desde a sua solicitação até a entrega ao consumidor final.
Também sinaliza para possíveis problemas desses fluxos, em especial quando o gráfico mostra-se emaranhado demais, como uma bela “macarronada”.
Quando isso acontece, é preciso reorganizar os processos, de modo que sigam uma rotina bem definida.
Conheça mais sobre essa ferramenta, entenda como o gráfico de espaguete pode ser elaborado e como ele ajuda a melhorar os processos de uma empresa.
O que é Diagrama de Espaguete?
Importante ferramenta do Lean Manufacturing, o Diagrama de Espaguete ajuda a mapear os caminhos percorridos pela produção dentro de uma fábrica ou de um determinado setor da empresa.
Em razão da sua grande utilidade, é uma das 10 ferramentas usadas para certificar a qualidade em processos.
Por falar nisso, qualidade é um parâmetro que precisa ser estabelecido, e essa tarefa pode ser realizada com a aplicação do Diagrama de Espaguete, sempre de acordo com os princípios Lean Manufacturing, a base do sistema toyotista de produção.
Dentro de uma rotina de melhoria de processos, o Diagrama de Espaguete é usado para conhecer o fluxo de uma linha de produção.
Assim, podem ser feitos possíveis ajustes para melhorar o seu layout.
Ele recebe o nome de espaguete, pois, em sua criação, fazemos linhas em cima da planta de um local, simbolizando o trajeto que um produto ou trabalhador percorrem.
Uma vez diagramado todo o percurso, podemos perceber uma série de curvas, quebra de caminhos e linhas que mostram eventuais idas e vindas de um processo produtivo, como se fosse uma porção de espaguete.
Para que serve o Diagrama de Espaguete?
Pelo Diagrama de Espaguete é possível analisar desde os aspectos comportamentais de um colaborador até as distâncias que fazem parte do seu trajeto.
Na elaboração, devemos levar em conta diversos aspectos: a temperatura do local, se o colaborador precisa do auxílio de uma máquina para conduzir um produto, se ele está usando Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e outros fatores que evidenciam problemas ou conformidades em seu fluxo de trabalho.
A produtividade é um fator influenciado por aspectos externos, como o conforto e a segurança, mas também internos, ligados ao estado físico e mental de cada pessoa.
O Diagrama de Espaguete, nesse sentido, é útil para detectar problemas em ambas situações.
Também ajuda a calcular o tempo que os materiais percorrem desde o recebimento pela empresa até chegar às mãos dos clientes, o que faz dela uma ferramenta de análise das mais completas.
Como elaborar o Diagrama de Espaguete?
Lembre-se que o termo espaguete é usado em referência às muitas linhas cruzadas que podem formar esse diagrama.
Vale destacar que um dos objetivos do Diagrama de Espaguete é “enxugar” os fluxos, de maneira a reduzi-los ao mínimo possível. Veja na sequência como fazer isso:
- Primeiro, escolha um setor, priorizando a análise daqueles que apresentam grande complexidade e grande demanda
- Tenha a planta do local escolhido. É importante que, no layout, estejam contidas todas as especificações do local, já que toda informação será usada na hora de fazer o diagrama
- Trace os movimentos do setor na folha em que está descrito o local. Existem programas ou aplicativos que já disponibilizam templates de mapeamento de processos e que podem ser usados nesta etapa
- A próxima fase é estudar as melhorias que podem ser feitas a partir do novo layout. Insira no diagrama tudo que possa contribuir para melhorar o processo
- Com o Diagrama de Espaguete pronto, comece a implementação do processo ajustado, sempre contando com o apoio de profissionais Lean e da alta gestão.
Softwares para fazer o Diagrama de Espaguete
Embora possa ser feito a mão, a maioria dos gestores preferem montar um Diagrama de Espaguete utilizando softwares específicos ou de representação gráfica.
Conheça a seguir alguns deles.
Draw.io
O Draw.io é uma ferramenta online gratuita para criar diagramas que oferece uma ampla variedade de formas e linhas, usadas para representar conexões entre elementos em um processo.
A versão gratuita do Draw.io pode ser usada diretamente no navegador, sem necessidade de download.
A versão paga conta com o recurso de integração com outras ferramentas, entre outras funções.
Lucidchart
O Lucidchart é uma ferramenta de diagramação online colaborativa que dispõe de uma biblioteca de símbolos e modelos para facilitar o processo de criação de diagramas de espaguete.
A exemplo do Draw.io, a ferramenta pode ser usada a partir do navegador em uma versão gratuita com recursos limitados.
Na versão paga do Lucidchart, o usuário tem acesso a recursos avançados, como integração com o Microsoft Office e Google Workspace, além de mais espaço de armazenamento e suporte prioritário.
Microsoft Visio
Ferramenta de diagramação profissional que suporta a criação de diagramas de espaguete e outros tipos de diagramas de processos, o Visio é usado para criar fluxogramas avançados.
É um software pago que faz parte do pacote Microsoft 365 e dispõe de um amplo conjunto de modelos e integração com outras ferramentas da Microsoft.
yEd Graph Editor
Quem quer se familiarizar com o design de processos ou não tem muita experiência em criar fluxogramas pode usar o yEd, software gratuito para criação de diagramas.
Ele pode ser usado para criar diagramas de espaguete, contando com opções de layout automáticas para simplificar o processo.
O yEd está disponível para download gratuito em seu site oficial e também conta com uma versão paga com funcionalidades extras, como importação de dados e exportação para formatos específicos.
Exemplo de Diagrama de Espaguete: antes e depois
Por se tratar de uma ferramenta visual, o Diagrama de Espaguete só pode ser compreendido depois da sua montagem.
Veja abaixo o aspecto de um diagrama pronto e como ele fica depois que os processos mapeados são reorganizados, em um esquema extraído do blog do consultor Robert B. Camp.
A seguir, o Diagrama de Espaguete montado, com os processos identificados:
Assim, os processos são reorganizados.
Diagrama de espaguete e Lean: por que é importante combater os desperdícios?
O Diagrama de Espaguete tem uma forte relação com a metodologia Lean e ajuda a combater desperdícios, sendo um aliado na identificação e mitigação de vários tipos de desperdícios presentes em processos de produção e logística.
Além do desperdício geral, conhecido como “Muda”, o Diagrama de Espaguete também pode ser usado para identificar outros desperdícios Lean.
Veja a seguir como fazer isso.
Desperdício de movimentação
O Diagrama de Espaguete é particularmente eficaz na identificação do desperdício de movimentação.
Ele permite mapear e visualizar os caminhos que pessoas, materiais ou produtos percorrem em um processo.
Ao identificar rotas ineficientes e desnecessárias, a gestão pode otimizar o transporte e minimizar o tempo e recursos gastos com movimentações excessivas.
Desperdício de estoque (inventário)
Embora o Diagrama de Espaguete não combata diretamente o desperdício de estoque, ele ajuda a identificar situações em que o estoque é mantido em excesso devido a movimentações ineficientes.
A otimização dos fluxos de trabalho e a redução da movimentação desnecessária de produtos, nesse caso, pode levar a uma diminuição do estoque.
Desperdício de espera (tempo de espera)
O tempo de espera é outro desperdício Lean que o Diagrama de Espaguete ajuda a identificar, sinalizando os locais onde pode ocorrer, seja devido a atrasos no transporte ou fluxos de trabalho ineficientes.
Ao eliminar movimentações redundantes e melhorar a lógica do processo, é possível reduzir o tempo de espera.
Desperdício de superprodução
O desperdício de superprodução ocorre quando mais produtos ou serviços são produzidos do que o necessário.
O Diagrama de Espaguete também pode ajudar a identificar onde os produtos estão se movimentando desnecessariamente em razão da superprodução.
Desperdício de processamento
Embora o Diagrama de Espaguete não se concentre diretamente no desperdício de processamento, ele pode identificar áreas onde o trabalho está sendo duplicado devido a outros tipos de desperdício.
Eliminando essas duplicações e redundâncias nos processos, é possível economizar recursos de processamento.
Conclusão
Como vimos, o Diagrama de Espaguete é uma forma de a empresa conhecer seus processos, mapear a rotina de trabalho dos seus colaboradores e trabalhar a melhoria da qualidade.
Ela pode gerar resultados ainda melhores quando utilizado com outras ferramentas, como o VSM e o Relatório A3.
Seja como for, o Diagrama de Espaguete ajuda a mapear os fluxos de trabalho e a criar métricas para monitorar os processos em diferentes setores.
Ele possibilita fundamentar o processo decisório e evitar que a gestão se baseie no instinto para saber o que fazer em relação aos seus processos produtivos.
Não é por acaso que a montagem do Diagrama de Espaguete demanda muito preparo e conhecimento da metodologia Lean.
A Escola EDTI ajuda você a se tornar um desses profissionais, em cursos Seis Sigma de formação de gestores Green Belt e Black Belt.