As abordagens e questões sobre melhoria já foram citadas algumas vezes nossos artigos, hoje vamos falar sobre o diagrama de árvore, uma das sete ferramentas gerenciais para o controle da qualidade.
Diagrama de árvore
A análise de processos, e a solução de problemas continua a ser o foco é um desafio para gestores empresariais. empresas.
Por isso a busca por treinamentos, mecanismo e ferramentas de qualidade está entre uma das maiores prioridades para aqueles que desejam evoluir e aprimorar seus processos.
As ferramentas da qualidade, podem ser usadas de diversas formas. Entre as mais populares, estão o diagrama de causa e efeito para a compreensão das possíveis causas de falhas, listas de verificação para o levantamento de dados, gráfico de pareto para visualizar e calcular o efeito de diferentes fenômenos, gráfico de tendências que possibilita visualizar a evolução de uma variável no tempo, o 5W2H para organizar o planejamento de atividades, prazos e responsabilidades, entre outras.
Esse conjunto de ferramentas tem presença significativa entre as soluções de problemas usadas pelas empresas brasileiras.
Entre essas ferramentas está o diagrama de árvore, uma ferramenta que pode reduzir o tempo das análises, e no processo de encontrar soluções de problemas.
Utilizada como uma forma de identificar as causas de um problema, também pode ser usada para visualizar o desdobramento em tarefas e ações de um objetivo a ser atingido ou para o desdobramento de metas, os transformando em especificações.
Como funciona
Nos momentos onde se realiza o processo de análise e solução de problemas, o diagrama de árvore é construído ao se colocar um problema num quadro.
Após deixar especificado qual o problema que está em foco, aquele que está realizando o diagrama deve levantar a questão do que está causando o problema.
Todas as respostas a essa questão devem ser destacadas no quadro, mas de forma que estejam em nível secundário.
Cada uma dessas respostas aparece como secundaria, por serem efeitos de outras causas, ou seja, elas apenas surgiram após o questionamento.
Assim como na imagem abaixo:
Como você pode observar é um mecanismo simples e de fácil compreensão, e mesmo assim é como uma das sete ferramentas gerenciais para o controle da qualidade, e pode ser utilizada em conjunto com outras ferramentas de qualidade.
Vamos usar como exemplo de comparação um processo de análise e solução de problemas, que passaria por muito mais etapas, como: identificação,observação, análise, plano de ação, ação, verificação, padronização e conclusão.
Para cada etapa, são utilizadas ferramentas de solução conforme se faz necessário. Ao final desse processo várias delas teriam sido utilizadas. O que é válido e pode funcionar, cabe a você escolher a melhor forma de estruturar seus processos.
Mas como o diagrama de árvore esses processos são simplificados, algo muito necessário no ambiente empresarial.
Esta é apenas uma das várias ferramentas de melhoria que falamos aqui em nosso blog, para continuar descobrindo mais formas de implementações acesse nosso guia completo sobre como impactar os indicadores, e faça a diferença!