O controle de qualidade tem como objetivo a produtividade, aliada a alta qualidade e baixos custos. Para tal pensamento, os métodos estatísticos se mostraram fundamentais.
Aplicados para classificar dados sobre as características de qualidade do produto e suas variações, desta forma, são utilizados para reduzir a variação dos processos, principal fonte dos defeitos, perda de qualidade e ganho de custos desnecessários.
Hoje em dia, temos acesso a inúmeras ferramentas de qualidade baseadas na estatística, como o Six Sigma, por exemplo.
E no dia de hoje é celebrado o dia do estatístico!
Responsável pela coordenação do levantamento de informações por meio de questionários, entrevistas, medições e análise desses dados.
Organização, analisa e interpreta os resultados para explicar fenômenos sociais, econômicos ou naturais, e ajudar na tomada de decisões em empresas públicas e privadas. Além de montar banco de dados para os mais diversos usos.
Na indústria, acompanha testes de qualidade e ajuda a fazer a previsão de vendas com base em modelos matemáticos. Afinal, é como R. A. Fisher disse:
“Chamar o especialista em Estatística depois que o experimento foi feito, pode ser o mesmo que pedir a ele para fazer um exame post mortem. Talvez ele consiga dizer do que foi que o experimento morreu.”
R. A. Fisher
Seu papel é indispensável, e essencial para o desenvolvimento e sucesso de empresas.
Esse dia começou a ser celebrado em homenagem a criação do Instituto Nacional de Estatística (INE) que em 1936, deu início às suas atividades.
Um ano depois, em 1937, o Instituto Nacional de Estatística muda de nome, passando a se chamar Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), após a incorporação do Conselho Brasileiro de Geografia.
A EDTI gostaria de parabenizar você, estatístico pelo seu dia.