Os Desperdícios Lean são situações que consomem recursos, não agregam valor ao consumidor e por isso devem ser evitados.
Eles estão presentes em maior ou menor grau em toda empresa e, por isso, é preciso trabalhar para identificá-los e resolvê-los.
Eliminar os desperdícios das operações é o pilar fundamental da Filosofia Lean Manufacturing.
Neste artigo vamos ajudá-lo a compreender as categorias de desperdícios, além de apresentar ferramentas e processos para acabar com eles.
Boa leitura!
O que são desperdícios Lean?
Desperdício Lean é quando uma atividade consome recursos (sejam eles financeiros, materiais ou intelectuais) e não gera valor para o cliente.
As empresas bem geridas trabalham duro para reduzir esses desperdícios tanto quanto possível e melhorar os resultados.
É impossível ter um processo com 0% de desperdício, o que não quer dizer que não se possa buscar a melhoria de forma contínua.
Na verdade, a redução do desperdício traz vantagens não apenas para a empresa, mas também para os consumidores, que passam a ter produtos com mais qualidade.
Além disso, é bom também para o meio ambiente, que se beneficia com a economia dos recursos naturais.
Combater os desperdícios, portanto, é uma forma de aumentar a competitividade, pois eleva os padrões em geral.
A pioneira nessa abordagem foi a Toyota, que no pós-guerra se viu obrigada a “espremer” o máximo dos escassos recursos disponíveis.
Seguindo o exemplo dos japoneses, vamos ver então como identificar esses desperdícios e como eles podem ser mitigados.
Quais são os 8 desperdícios Lean?
De acordo com a filosofia Lean, existem 8 focos principais que geram desperdícios para as empresas e precisam ser observados com atenção.
Tendo em conta que alguns deles já estão enraizados na rotina e cultura da empresa, nem sempre é fácil percebê-los.
A metodologia Lean serve justamente para identificá-los e saná-los.
A seguir, vamos apresentar e explicar cada um deles.
Desperdícios de transporte
Existem vários tipos de transporte que podem ser realizados no ambiente empresarial, como o transporte de materiais, funcionários, informações, entregas de produtos.
Se não for realizado de forma estratégica, essa atividade pode ser uma fonte de desperdício.
Praticamente todo processo produtivo depende de algum tipo de transporte, independentemente do modal.
O “pulo do gato” está em perceber onde esse transporte é falho ou leva a algum tipo de perda.
Uma forma de identificar isso é escolher bem o percurso de cada transporte para reduzir os custos totais.
Além disso, é possível repensar as possibilidades de meio de transporte para analisar se existe uma alternativa mais econômica.
Até mesmo o transporte dentro da empresa merece atenção.
Fazer um material ou equipe se deslocar por uma grande distância para concluir uma sequência operacional, por exemplo, é um desperdício de tempo, mão de obra e dinheiro.
Para evitar que isso aconteça, vale planejar as rotas e organizar o layout, entre outras medidas, como vamos ver a partir de agora.
Como reduzir o desperdício de transporte
O desperdício de transporte quase sempre está relacionado à falta de planejamento na manutenção e na roteirização, não necessariamente nessa ordem.
A redução desse desperdício depende de algum nível de automação que permita criar rotas que gastem menos combustíveis e, em consequência, desgastem menos os veículos e as pessoas.
Desperdício de estoque
O estoque é um setor fundamental, mas que pode se tornar um gargalo de produção se não for gerido de forma adequada.
O desperdício ligado ao estoque tem relação com armazenamento em excesso de materiais e produtos.
Na Cultura Lean, manter um estoque acima do necessário para atender a demanda é um grande contrassenso e algo a ser evitado a todo custo.
O foco é reduzir o esforço de gestão, ao evitar problemas como excesso de estoque ou, do contrário, a insuficiência deste.
Isso sem contar que, quanto maior o estoque, mais recursos e pessoas são necessários para mantê-lo sob controle.
Como reduzir o desperdício de estoque
O estoque é quase um “vilão” para as empresas que aderem à cultura Lean, ainda que seja considerado muitas vezes um mal necessário.
Entre as muitas medidas para otimizar o uso desses espaço estão as técnicas e princípios de gestão como o First In First Out (FIFO), em que os primeiros produtos a entrar são os primeiros a sair.
Desperdício por espera
A ociosidade é um dos grandes problemas nos processos de produção.
Se a produção para por conta da espera de mão de obra, máquinas, burocracia, entre outros problemas, a empresa é prejudicada e existe um desperdício.
Afinal, tempo é dinheiro e a continuidade dos processos é determinante para a eficiência do trabalho.
A sequência das atividades precisa ser bem ajustada, os funcionários bem treinados e a comunicação interna bem alinhada para que o tempo seja aproveitado da melhor forma possível.
Como reduzir o desperdício por espera
Uma maneira de reduzir o desperdício de tempo é recorrer ao estudo de tempos e movimentos.
Nesse método criado por Frederick Taylor, o pai da gestão moderna, os gestores cronometram o tempo de cada ação e mapeiam todos os movimentos realizados em uma atividade.
Desperdício por superprodução
A superprodução pode ser causada por falhas de comunicação entre os setores da empresa, ou por problemas na organização na gestão de pedidos, para ficar nas causas mais diretas.
Sendo assim, a produção excessiva não só de produtos, como de documentos, serviços ou informações, também é algo a ser combatido.
Apesar de parecer uma boa situação em um primeiro momento, ela leva a vários outros desperdícios, como o aumento do estoque.
Isso sem contar que a superprodução representa uma sobrecarga da mão de obra, que trabalha para produzir o que não pode ser escoado.
A regra é clara: mais vale produzir com qualidade uma quantidade adequada de produtos do que ter uma produção excessiva encalhada.
Outro possível problema é que produzir sem qualidade leva ao retrabalho e, consequentemente, ao emprego de mais materiais e outros tipos de recursos em vão.
Como reduzir o desperdício por superprodução
A base para a redução do desperdício de superprodução é a implementação do princípio Just-in-Time (JIT).
De acordo com o JIT, a empresa só produz na exata medida da demanda, evitando assim o excesso de produção e o abarrotamento dos seus estoques.
Desperdício por defeitos
Quando um produto não é produzido de acordo com as especificações que deveria, ou seja, apresenta defeitos, vai ser necessário usar mais recursos para que ele seja consertado.
Isso quando ele simplesmente não vai para os refugos para posterior eliminação.
Uma consequência disso é o retrabalho, sempre prejudicial para os negócios em razão do tempo gasto em atividades que já deveriam ter sido concluídas.
A prevenção dos defeitos é fundamental nesse aspecto, pois emprega ferramentas de controle de qualidade para garantir que os produtos saiam da linha de produção em conformidade.
Como reduzir o desperdício por defeitos
Não há outro caminho para acabar com o desperdício por defeito que não seja investir na Gestão da Qualidade Total (GQT).
A metodologia Lean Six Sigma trabalha também para isso, servindo como uma referência sobre o que fazer para elevar os padrões de qualidade.
Desperdício por excesso de processamento
Toda atividade que não é necessária para a produção se enquadra no chamado excesso de processamento.
Gastar tempo, materiais e dinheiro com processos que não agregam ou não são obrigatórios para o desenvolvimento do produto gera redundâncias que devem ser eliminadas.
Vamos ver então como esse tipo de desperdício pode ser combatido.
Como reduzir o desperdício por excesso de processamento
Uma das ferramentas mais eficazes para tratar do excesso de processamento é a análise de causa raiz.
Com essa ferramenta, a gestão vai fundo nas reais causas de um problema, podendo assim identificar falhas nos processos do início ao fim.
Desperdício de movimentação
Existem diversas movimentações que são realizadas dentro de um processo produtivo.
Equipamentos e colaboradores, por exemplo, precisam se deslocar pelo ambiente de trabalho.
Quando essas movimentações acontecem de forma desnecessária, caracteriza-se um desperdício.
O tempo e energia gastos com essas movimentações poderiam ser melhor direcionados, de maneira a agregar valor.
Resolver isso passa pela organização do ambiente de trabalho, seja alterando a disposição de setores ou repensando o local de armazenamento de ferramentas e materiais.
Como reduzir o desperdício de movimentação
Uma das possíveis causas do desperdício de movimentação é a falta de organização no ambiente de trabalho.
Por isso, uma das ferramentas indicadas para combatê-lo é o 5S.
👉 Falando nisso, temos um ebook para download gratuito só sobre o 5S e sua utilidade. Confira aqui!
Desperdício intelectual
O desperdício intelectual fica claro quando a empresa dispõe de talentos, mas eles estão em funções incompatíveis ou apresentam ociosidade.
Não por acaso, as empresas sujeitas a esse tipo de desperdício investem nas pessoas, oferecendo remuneração e feedbacks, além de um ambiente de trabalho estimulante.
Outro caminho é investir no desenvolvimento dos colaboradores com treinamentos, cursos e palestras.
Como reduzir o desperdício intelectual
A redução do desperdício intelectual é uma tarefa das mais desafiadoras pela dificuldade em detectar onde a empresa está deixando de aproveitar seus talentos.
Uma forma de “atacar” o problema é implementar cursos in company, ou seja, dentro da empresa.
A EDTI pode fazer isso pela sua empresa, levando formação e conhecimento aos seus colaboradores por meio do programa EDTI for Business.
Como eliminar desperdícios em uma empresa?
Agora que você já conhece os Desperdícios Lean, provavelmente está analisando e repensando formas de resolvê-los na sua empresa, correto?
É possível eliminar os desperdícios Lean, mas, para isso, é preciso planejar e agir de forma estratégica, identificando e analisando cada problema como uma oportunidade de otimizar o processo de produção.
É importante trabalhar para identificar os desperdícios e trabalhar de forma contínua para resolvê-los.
Além de reduzir o custo dos produtos, eliminar os desperdícios ajuda a reduzir a escala de tempo da produção para entregar mais valor ao cliente.
Os 8 Desperdícios do Lean Manufacturing são muito frequentes, em maior ou menor escala, em toda empresa.
Além disso, como você também deve ter notado, eles estão relacionados um ao outro, ou seja, um desperdício abre brechas para outras falhas.
Dessa forma, trabalhar para resolver essas questões e diminuir ao máximo as falhas causadas pelo desperdício deve estar entre as prioridades em toda atividade produtiva.
Veja algumas dicas que podem ser úteis nesse sentido:
- Mantenha o estoque organizado
- Cronometre o set-up (tempo que os colaboradores levam para iniciar de fato o seu trabalho após chegar a empresa)
- Analise as atividades que estão sendo executadas e questione se todas elas são importantes para a entrega final
- Mantenha a qualidade e evite o retrabalho.
Ferramentas que você pode usar para evitar desperdícios
A filosofia Lean é repleta de ferramentas que podem ser utilizadas no esforço de eliminação dos desperdícios.
Veja algumas delas:
Relatório A3
O Relatório A3 é uma definição de gerenciamento de projetos desenvolvido em uma folha de papel de tamanho A3.
O papel é dividido em duas partes. Do lado esquerdo os problemas da organização são identificados e é feita uma análise da situação atual e suas consequências.
No lado direito as possíveis soluções para os problemas são descritas.
Isso inclui as propostas de melhorias, o plano de ação (que mostra o que será feito, quando e por quem), além de quais indicadores vão ser usados para acompanhar as atividades.
Balanceamento de Linha
O principal objetivo do Balanceamento de Linha é manter o ritmo de trabalho dentro de um processo produtivo, evitando momentos de ociosidade e desperdícios.
A ferramenta consiste em organizar as atividades realizadas e fazer mudanças necessárias para adequar o tempo de produção em cada posto de trabalho.
Determinadas tarefas individuais são combinadas para que o tempo exigido para a produção de cada estação de trabalho seja aproximadamente o mesmo.
Kanban
Kanban é o termo japonês que significa quadro de sinais.
Trata-se de uma ferramenta visual para ordenar as ações dos processos empresariais, evitando atrasos e aumentando a eficiência.
Basicamente, ele é divido em três categorias:
- To Do (para fazer)
- Doing (em execução)
- Done (finalizado).
Cada um desses campos é composto por cartões que trazem informações sobre a ação que precisa ser executada, como o que precisa ser feito, os profissionais e materiais envolvidos.
Conforme o desenvolvimento da atividade, o cartão de cada tarefa vai mudando de lugar para se encaixar nas categorias.
Essa metodologia é usada por empresas de todos os segmentos e tamanhos desde a década de 1970, sendo até hoje uma ferramenta de grande utilidade.
5S
A metodologia 5S, como vimos, é mais um instrumento para a redução dos desperdícios.
O significado de cada “S” é:
- SEIRI – Senso de Utilização
- SEITON – Senso de Organização
- SEISO – Senso de Limpeza
- SEIKETSU – Senso de Padronização e Saúde
- SHITSUKE – Senso de Disciplina ou Autodisciplina.
Jidoka
Jidoka é um termo japonês que significa “automatização com um toque humano”.
O método consiste em oferecer aos operários a capacidade de detectar problemas que exigem a paralisação do trabalho.
A intenção é evitar que os produtos sejam produzidos fora do padrão.
Serve também como instrumento de controle, identificando o que está causando um problema e criando formas para que ele não aconteça novamente.
Os passos para implantar o Jidoka consiste basicamente em:
- Identificar um problema
- Parar o trabalho
- Corrigir o problema
- Analisar a causa raiz.
Mapa do Fluxo de Valor (VSM)
O Mapa do Fluxo de Valor é o mapeamento do fluxo de materiais, produtos e informações para identificar quais atividades geram mais ou menos valor na cadeia produtiva.
A intenção é enxergar a produção de forma macro para melhorar os processos, aumentar a produtividade e reduzir erros.
Trata-se de um fluxograma que ilustra os fluxos de valor da empresa, sendo um importante aliado para identificação de desperdícios.
Quais os benefícios de realizar um curso sobre Lean Manufacturing?
A filosofia Lean é um assunto extremamente amplo e profundo.
Entender e aplicar os seus conceitos, ferramentas e metodologias pode transformar a maneira com que a empresa lida com a sua produção.
Realizar um curso de Lean Manufacturing é, neste caso, o caminho para capacitar profissionais e líderes que desejam agir de forma mais estratégica e assertiva na gestão de projetos.
O Curso de Lean Manufacturing da Escola EDTI traz conhecimentos práticos e acadêmicos sobre o assunto, proporcionando uma experiência completa e enriquecedora para cada aluno.
Confira, a seguir, quais benefícios podem ser conquistados ao realizar o curso.
Atender as demandas dos clientes com mais qualidade
Como não poderia ser diferente, atender as necessidades dos clientes é uma das principais metas de qualquer negócio.
Para conseguir isso, é muito importante desenvolver um produto ou serviço que gere valor e realmente atenda as demandas reais dos consumidores.
Isso evita que se gaste tempo e esforço realizando tarefas que no fim das contas não contribuem para a satisfação do público.
Ao resolver isso, também aumentam as chances de conquistar novas oportunidades de negócios.
O Curso Lean será útil para ajudar você a melhorar esses processamentos e implementar o pensamento enxuto.
Melhorar a produtividade
Organizar os fluxos de trabalhos de maneira que a produção seja contínua e eficiente, ou seja, entregue os produtos no tempo adequado e sem defeitos.
Entender como planejar e executar essa otimização nos processos é um dos objetivos do curso de Lean Manufacturing.
Você vai compreender como Mapear o Fluxo de Valor e quais ferramentas podem ser aproveitadas para organizar os processos da melhor forma possível, sempre visando a satisfação dos clientes.
Dessa forma, todos os recursos da empresa vão ser aproveitados ao máximo para gerar mais valor ao produto.
Entender como eliminar os desperdícios Lean
É muito comum que os desperdícios sejam parte de práticas já inseridas dentro da cultura organizacional.
Portanto, é muito importante conhecer técnicas para ajudar as empresas a identificar essas falhas e conseguir trabalhar para que elas sejam reduzidas ou eliminadas.
No curso de Lean Manufacturing você vai conhecer conceitos e ferramentas fundamentais para conseguir realizar isso.
Ter um perfil profissional desejado pelo mercado
Quem se torna um especialista na filosofia Lean é visto como um agente de transformação para as empresas e um profissional de grande valor.
Afinal, toda organização quer aproveitar melhor os seus recursos e tornar os processos mais eficientes.
Conclusão
Combater os 8 Desperdícios Lean é a chave para que empresas se mantenham competitivas no mercado.
Além disso, evitar o uso indevido de recursos materiais, financeiros e intelectuais é algo que beneficia não apenas a empresa, mas também os consumidores e o meio ambiente.
Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você a compreender como identificar essas falhas e aproveitar os recursos da filosofia Lean para eliminá-las.
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