O desperdício de movimentação poderia ser comparado com um time de futebol mal posicionado.
Sem saber exatamente que espaços devem ocupar, os jogadores acabam sem saber para onde ir, o que os leva a correr demais e, assim, o esgotamento é inevitável.
Por analogia, algo parecido acontece na indústria, um cenário em que o desperdício de movimentação é um dos gargalos a serem combatidos pela metodologia Lean. Siga a leitura e saiba como evitá-lo!
O que é desperdício de movimentação?
Desperdício de movimentação é um dos 7 desperdícios previstos na metodologia Lean. Ele se refere a todo movimento ou deslocamento que poderia ser evitado em uma atividade produtiva.
Ao evitá-lo, espera-se poupar tempo e acelerar o ritmo da produção, com o uso mais racional da energia de cada trabalhador.
Quais os riscos do desperdício de movimentação?
Em uma linha de produção, José precisa operar uma máquina para embalar produtos. Sempre que 10 peças são processadas, ele precisa desligar o equipamento para retirar os produtos embalados e recomeçar um novo ciclo.
Se ele embala 300 produtos por dia, imagine quanto este simples movimento pode, ao longo de um expediente, representar um tremendo desperdício de tempo com uma tarefa que poderia ser evitada.
Por exemplo, se a linha de produção tivesse um mecanismo que retirasse os produtos automaticamente, ou então que permitisse processar mais de 10 peças por vez, esse desperdício poderia ser evitado ou minimizado.
A perda de tempo é, portanto, o principal risco do desperdício de movimentação que, em consequência, faz com que a produtividade seja reduzida e os recursos mal aproveitados.
Como evitar o desperdício de movimentação?
Movimentos desnecessários podem representar um foco de perdas perigoso no longo prazo, fazendo com que as receitas sejam bem menores do que poderiam ser.
Mas há algumas medidas relativamente simples que podem ser adotadas para que isso não aconteça, como mostramos abaixo. Confira!
Identifique equipamentos
Na indústria de transformação e em estoques, é comum haver movimentos de busca. Assim sendo, é fundamental que máquinas, equipamentos e locais de armazenagem estejam sempre sinalizados e identificados, bem como os caminhos que levam a cada um deles.
Um bom exemplo disso é o que fazem os supermercados, onde cada setor é sinalizado por placas alguns metros acima, de maneira que todos consigam visualizá-las.
Use comunicação visual
Além de indicar nominalmente onde estão as coisas, vale também acrescentar indicativos gráficos para facilitar ainda mais a comunicação, especialmente se o local é frequentado por pessoas leigas.
As placas de sinalização de trânsito e sinais usados em canteiros de obras ilustram bem esse tipo de aviso.
Automatize tarefas
Boa parte dos casos de desperdício de movimentação poderiam ser solucionados se houvesse investimentos em automação.
No exemplo do operador José, poderia simplesmente apertar um botão e ver seus produtos embalados seguindo direto para a área de despacho.
Planeje os ambientes de acordo com a movimentação necessária
Se um movimento não puder ser eliminado, ele deve ser minimizado.
Se um operador precisa se movimentar com frequência para pegar uma matéria-prima ou determinada ferramenta, o local onde esses itens são armazenados precisa estar próximo do local onde serão utilizados.
Conheça os demais desperdícios do Lean
Além do desperdício de movimentação, a metodologia Lean prevê outros sete tipos de desperdício:
- Retrabalho
- Conhecimento
- Espera
- Processamento
- Estoque
- Produção
- Transporte
Saiba mais sobre os desperdícios Lean.
Conclusão
O desperdício de movimentação traz uma série de prejuízos, mas, como vimos, ele pode ser mitigado a partir de uma comunicação mais eficaz, automação e outras medidas.
A Escola EDTI forma líderes preparados para evitar esse e outros focos de desperdício, em cursos EAD e presenciais com certificação Green Belt e Black Belt em Lean Six Sigma.