Dentro das empresas, o trabalho de design organizacional é aquele que vai desenhar, definir e adaptar os processos da melhor maneira possível.
O trabalho da área não é simplesmente estético, mas, pelo contrário busca entender a função de cada elemento para o resultado final e organizar as etapas da maneira mais eficiente possível.
No fim, o design tem como missão responder algumas perguntas que são definidoras para o andamento do trabalho.
Um bom desenho dos fluxos de trabalho é capaz de apresentar as tarefas com seus responsáveis (setor ou indivíduo) e as formas como a informação flui dentro da empresa.
Ainda, ele trabalha questões de autoridade, desenhando hierarquias, e estabelece limites para atuação de cada profissional ou área dentro do ambiente de trabalho.
Continue lendo para saber mais sobre o design organizacional e conhecer seus benefícios.
O que é o design organizacional?
O sucesso de uma empresa no mercado depende de quão bem sua gestão está preparada para lidar com questões operacionais no dia a dia.
Tudo parte de um bom planejamento, onde devem estar detalhados os objetivos e metas da companhia, sua missão, visão e os valores.
Esse planejamento serve como um guia para as ações estratégicas, delimitando a estrutura necessária para o funcionamento da empresa de maneira satisfatória.
Mas, de nada adianta caprichar na hora de realizar as definições estruturais se, na prática, o plano de ação não for capaz de conversar com o trabalho do cotidiano.
É nesse sentido que o design organizacional entra em ação.
Muito além de apenas definir questões burocráticas, ele deve ser capaz de alinhar as tarefas e os profissionais ao que foi definido dentro do planejamento.
Isso é feito por meio de uma análise detalhada das questões que interpelam os resultados e uma avaliação sobre como otimizar os processos para que eles funcionem da melhor maneira possível.
Qual o principal objetivo do design organizacional?
De maneira geral, podemos dizer que o maior objetivo do design organizacional é melhorar os resultados pela otimização dos processos.
Na prática, isso significa trabalhar com foco em maior agilidade, qualidade e eficiência no atendimento ao consumidor.
Tudo gira em torno do cliente e dos valores da empresa que estão sendo entregues na compra.
A partir disso, será preciso refletir para entender se alguma das atividades desempenhadas se distancia do que a marca oferece em suas propagandas.
E, então, trabalhar para garantir processos que sejam mais representativos do que a empresa promete como experiência de consumo do seu produto.
O Design Organizacional e a gestão de pessoas
Em seu desenvolvimento, o design organizacional se propõe a realizar a otimização de processos. Esse trabalho infere diretamente nos usos de tecnologia e recursos humanos.
Conforme dissemos, o aperfeiçoamento dos fluxos tem sempre como objetivo final garantir entregas cada vez melhores para a clientela.
E os resultados desse processo de melhoria podem ser sentidos imediatamente pela equipe.
Ao trabalhar com foco em processos mais equilibrados, o gestor se certifica de que nenhum profissional ou área estará sobrecarregado.
No fim, a melhoria na produtividade organiza a casa para que mais entregas possam ser feitas com um menor esforço, garantindo o bem estar da equipe de maneira integral.
Quais os benefícios do design organizacional?
O design organizacional traz diversos benefícios para a empresa que nele investe.
O primeiro que podemos citar é a própria função dessa abordagem: o alinhamento da estrutura operacional com os valores planejados para a empresa.
Ao garantir que os objetivos da marca estarão refletidos na linha de produção, a empresa ganha mais eficiência, pois projeta seus processos com base no que será mais prático e funcional.
Esse novo cenário deve ser capaz de integrar todos os profissionais, fazendo a informação circular a todos que precisam dela.
No fim, os ganhos em produtividade poderão ser sentidos também na moral da equipe que, com os processos otimizados, passa a trabalhar de maneira mais confortável.
Como estruturar esse conceito?
É preciso entender que o design organizacional não define o destino final, mas apenas o caminho utilizado para transpor o que foi planejado para a prática do dia a dia.
A organização da estrutura pode então seguir uma hierarquia clássica ou um desenho mais orgânico – a escolha entre os modelos depende do estilo de gestão adotado.
A estrutura hierárquica é aquela que traz consigo alta complexidade, formalidade nas relações e baixa participação do time no processo decisório – aqui, a comunicação e as decisões vêm de cima para baixo.
Por outro lado, a estrutura orgânica pressupõe uma gestão mais participativa com baixa complexidade e relações mais informais onde a participação dos funcionários é essencial para a tomada de decisão.
Conclusão
Com o design organizacional, gestores de diversas áreas ganham um aliado na tarefa de organizar as atividades da produção da melhor maneira possível.
A metodologia é capaz de usar o planejamento para construir e otimizar processos de maneira a conversar com o que a marca representa e também contribuir com os desafios do trabalho cotidiano.
Com fluxos otimizados, a empresa só tem a ganhar com uma maior produtividade e funcionários mais satisfeitos.
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