Pular para o conteúdo
Você está aqui: Início / Blog / Como o mindset de desenvolvimento pessoal pode desenvolver empresas

Como o mindset de desenvolvimento pessoal pode desenvolver empresas

O desenvolvimento pessoal nunca foi um tema com tanta pauta quanto atualmente. Todos os dias esbarramos com novas palestras, vídeos e livros que visam nos ensinar a mudar nosso mindset e nos tornarmos pessoas mais ativas e produtivas em todos os níveis.

Nesse sentido, dentro do ambiente de trabalho esse tipo de atividade pode ser muito útil. Através dele é possível realizar tarefas com mais embasamento teórico, agilidade e qualidade comprovada.

Sabendo disso, criamos aqui um artigo completo com tudo que você precisa saber sobre os tipos de desenvolvimento pessoal e como aplicá-los em seu dia a dia profissional. Acompanhe!

Por que investir em desenvolvimento pessoal?

Por que investir em desenvolvimento pessoal?

O desenvolvimento pessoal pode ser definido como todos os processos utilizados com o objetivo de aumentar o conhecimento e a habilidade de determinado indivíduo em diferentes âmbitos. Comumente, este tema está relacionado ao nível profissional, porém, também pode ser utilizado para o amadurecimento de características pessoais.

Tendo em vista que esses esforços visam o aumento da perícia em determinados assuntos, investir em técnicas de desenvolvimento profissional é benéfico porque proporciona novas habilidades em diversos segmentos. Sendo assim, falando em níveis profissionais, através dele é possível trabalhar mais, melhor e em menos tempo.

Quais os benefícios de uma equipe treinada?

Quais os benefícios de uma equipe treinada?

Tratando sobre o que é desenvolvimento pessoal fica evidente o quão direta é a relação entre este tema e a produtividade dentro das organizações. Nesse cenário, quanto mais desenvolvidos são os colaboradores, melhor eles desempenharam suas funções e demandas.

Falando sobre trabalho em equipe, um grupo que possui treinamentos parecidos tende a executar tarefas de maneiras semelhantes. Consequentemente, os resultados obtidos dentro da corporação se tornam mais efetivos, dado ao fato de que um trabalho complementará o outro. Sendo assim, equipes desenvolvidas demonstram-se mais eficazes, efetivas e eficientes.

Tipos de competências do desenvolvimento pessoal

Atualmente, são muitos os tipos de desenvolvimento pessoal que podem ser praticados e amadurecidos, principalmente focando dentro do ambiente profissional. Confira alguns abaixo, para que possa tornar a sua equipe de trabalho ainda mais produtiva!

Novas Habilidades

Possuir diversas “skills” é essencial para se destacar no mercado e apresentar o famoso “algo a mais” nas atividades prestadas. Sendo assim, focar em desenvolver novas habilidades é muito importante para quem deseja pleitear novos cargos ou mostrar um trabalho de qualidade.

Dentro dessas novas competências destacamos as habilidades analíticas, que consistem na capacidade de examinar fatos de modo a tirar deles conclusões úteis para o bom andamento da empresa. Essa skill costuma ser muito exigida entre os membros da gestão de empresas, pois é essencial para quem deseja fazer com que a empresa cresça dentro do mercado.

Interpessoal

As técnicas para desenvolvimento interpessoal competem aquelas características relacionadas com a interação humana. Ou seja, habilidades como comunicação, resolução de conflitos e escuta ativa podem se fazer bastante úteis.

Dentro do mundo corporativo, relacionar-se bem com os colegas de equipe e líderes é essencial não apenas para ascensão social, mas também para a criação de uma rotina de trabalho tranquila, com foco na produtividade acima de tudo.

Intrapessoal

Ao contrário do desenvolvimento interpessoal, o intrapessoal trata diretamente sobre o amadurecimento de características ligadas ao próprio indivíduo. Ou seja, áreas como conhecimento acadêmico, livros, cursos e palestras são bons exemplos de técnicas para aumento de capacidade pessoal.

Além disso, as habilidades intrapessoais também são relacionadas ao autoconhecimento, que pode ser obtido através de atividades ligadas a meditação e aquisição de novos hobbies.

Saúde física e mental

Em tempos onde a depressão e a ansiedade são consideradas os males do século, as saúdes física e mental também devem ser amadurecidas através de técnicas de desenvolvimento pessoal.

Para tanto, tratamentos que variam de terapia até atividade física diária devem ser adotados. Dentro do mundo corporativo, uma cultura organizacional que não favoreça a pressão individual e momentos para ginástica laboral são excelentes para priorizar a saúde dos colaboradores.

Soluções para desenvolvimento pessoal

Tratando sobre aprendizagem contínua e tipos de desenvolvimento pessoal é preciso ter em mente que cada indivíduo é único e, por esse motivo, estuda e amadurece de maneiras singulares. No entanto, isso não significa que, dentro do mundo corporativo, os gestores não devem investir na capacitação de seus funcionários.

A situação, na realidade, é bem diferente. Segundo estudos, colaboradores que recebem apoio de sua gestão trabalham melhor e de maneira mais integrada, produzindo resultados satisfatórios. Sendo assim, encontrar meios e formas de estimular e proporcionar amadurecimento aos funcionários é não apenas importante, mas essencial para o crescimento da empresa.

Para isso, programas como o EDTI Pass, criado pela Escola EDTI, podem se fazer bastante úteis. Dentro dele, a empresa pode fornecer diversos cursos com os mais variados temas, buscando a capacitação intensa de seus colaboradores. Desse modo, eles aprendem sobre assuntos de grande utilidade para a companhia e também para seus próprios currículos.

Se você deseja continuar por dentro do método de desenvolvimento pessoal com nossos cursos, bem como outros temas relacionados ao mundo corporativo, continue acompanhando o nosso blog! Aqui postamos conteúdos sempre atualizados para você construir a carreira de sucesso que sempre sonhou!

post

3 comentários em “Como o mindset de desenvolvimento pessoal pode desenvolver empresas”

  1. Pingback: Gestão Lean: benefícios, ferramentas e como aplicar

  2. Pingback: Qual é o objetivo do Seis Sigma e como alcançá-lo

  3. Pingback: Visão Lean: como adotar passo a passo

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter

E receba por email novos conteúdos assim que forem publicados!

Desenvolvido por: