O desenvolvimento de produto é o caminho para se destacar no mercado e conquistar clientes fiéis.
Uma empresa que fabrica utensílios domésticos, por exemplo, poderá se diferenciar dos concorrentes produzindo peças com design inovador ou materiais sustentáveis.
Já uma montadora poderá levar em conta fatores como menor consumo de combustível ou agregar mais valor aos seus veículos com uma variedade maior de opcionais.
Seja qual for o produto, o fato é que ele não pode sair do papel sem uma estratégia clara de desenvolvimento.
Entenda o que isso significa e comece a aplicar em seus projetos.
O que é o processo de desenvolvimento de produto?
Levar um produto novo ao mercado é um enorme desafio.
Afinal, o que não faltam são soluções variadas para problemas idênticos, vendidas no varejo, atacado ou como serviços.
Além do mais, em um contexto no qual a disruptividade é quase uma regra, torna-se cada vez mais complexo encontrar soluções que já não sejam conhecidas.
Dessa forma, o processo de desenvolvimento de produto se torna uma peça chave, já que considera desde a concepção do produto até a definição dos canais de venda e distribuição.
Quais são as etapas de desenvolvimento de produto
Desenvolver um novo produto é quase como gestar uma criança.
Tudo começa com o lançamento da “semente”, ou seja, a ideia que pode ou não se materializar em uma solução no mercado.
A partir disso, a “criança” passa a se desenvolver no “útero” da empresa até que finalmente chegue o dia do “parto”.
Uma vez que o produto ganha o mercado, ele passa a ser fabricado em série, dando início a um processo em sequência que pode e deve ser aprimorado.
Confira a seguir como isso acontece no contexto empresarial.
Brainstorming
Da mesma forma que um filho não pode ser gerado sem a participação do pai e da mãe, é impossível desenvolver um produto sem trabalho em equipe.
Por melhor que seja uma ideia, ela não passa de teoria até que saia do papel.
Portanto, quanto mais ideias, maiores as chances de se desenvolver um bom produto.
Nesse sentido, reuniões do tipo brainstorming são a melhor maneira de registrar ideias, não importa o quão complexas ou irrelevantes elas pareçam em um primeiro momento.
Triagem de ideias
Na etapa do brainstorming, a empresa trabalha com quantidade.
Avançando no processo de desenvolvimento, ela passa para a triagem das ideias levantadas, considerando sua viabilidade, custos e a concorrência, entre diversos outros fatores.
A triagem serve para separar o “joio do trigo”, descartando as soluções que possam custar caro demais ou que já encontrem similares no mercado.
Nessa etapa, as ideias são selecionadas levando em conta as interações entre os setores que devem participar do desenvolvimento de um produto:
- Engenharia de produto
- Compras
- Comercial
- Produção
- Financeiro
- Qualidade
- Logística.
Análise de mercado
Tão importante quanto avaliar os fatores internos é analisar o mercado no qual o produto será lançado.
A pesquisa de mercado é certamente uma ferramenta essencial, pois é por ela que a empresa se habilita a conhecer as preferências do consumidor.
Embora esse não seja o único recurso para balizar a tomada de decisão, a opinião do público é sempre relevante para decidir o que fazer e o que não fazer.
Ela pode revelar, por exemplo, oportunidades que podem ser detectadas com o auxílio de softwares estatísticos e sistemas de Business Inteligence (BI).
Prototipagem e testes preliminares
De forma quase paralela à análise de mercado, vem a etapa da prototipagem.
É hora de lançar o chamado Produto Viável Mínimo (MVP, na sigla em inglês), uma versão enxuta do produto, apenas com as funções mínimas, sem muito acabamento.
O objetivo aqui é usá-lo como um teste, para saber se o produto a ser lançado de fato corresponde às expectativas ou se é de fato uma solução com potencial de mercado.
O MVP é enviado para um grupo seleto de pessoas com perfil similar ao do público alvo do futuro produto.
A partir do feedback recebido dessas pessoas, são feitas correções e melhorias, de maneira que o produto definitivo seja lançado com maior aceitação.
Desenvolvimento
Note que, desde a análise de mercado, a participação dos profissionais de marketing é fundamental.
São eles quem vão receber os dados das pesquisas e testes realizados para, com base nisso, definir as estratégias de promoção do produto.
Além disso, participam ativamente do seu desenvolvimento, etapa crítica na qual são definidos:
- Processos de fabricação
- Criação da marca
- Licenças e patentes
- Design do produto
- Embalagem.
Validação de mercado
O time de marketing se encarrega também de criar uma persona, técnica que consiste na criação de um perfil de consumidor ideal, com base nas pesquisas e testes.
Com isso, o produto já desenvolvido pode ser pré-lançado para grupos-teste de consumidores reais, a fim de saber se realmente atende aos seus anseios.
Dependendo do feedback, o produto retorna para o desenvolvimento para que sejam feitos novos ajustes.
Ou, se tudo estiver OK, a empresa avança para a próxima fase, na qual o produto finalmente ganha as prateleiras e vitrines no mercado.
Lançamento
Você certamente já notou que um produto não chega ao consumidor sem passar antes por uma exaustiva bateria de testes e validações.
Também viu que o marketing tem uma participação ativa desde a etapa da análise de mercado e prototipagem.
Isso tudo serve para garantir que, ao chegar nos pontos de venda, o produto encontre os consumidores, garantindo assim o retorno sobre o investimento em seu desenvolvimento.
Com essas garantias mínimas, a empresa pode então fazer o lançamento definitivo, cuidando junto ao marketing da estratégia de distribuição e de vendas.
Importância da estratégia de desenvolvimento de produto
Lançar uma marca ou um produto traz uma série de riscos que precisam ser antecipados.
Uma estratégia de desenvolvimento de produto serve para minimizar esses riscos, de maneira a evitar o encalhe do produto ou repercussões negativas.
Afinal, além do investimento realizado, está em jogo também a reputação da empresa e dos seus profissionais.
Como fazer a gestão de desenvolvimento de produtos
A concepção de um novo produto envolve diversos fatores.
É uma soma de esforços que demanda também uma boa gestão de pessoas e recursos, habilitando-se a conduzir um projeto do início ao fim.
Fazer a Análise SWOT
Como a análise do contexto externo é fundamental para assegurar o sucesso ao lançar um produto, é preciso contar com ferramentas para fazer essa análise.
Para isso, não deixe de usar a matriz SWOT, pela qual a empresa identifica riscos e oportunidades externas e internas.
Definir a estratégia
Ao conhecer o terreno em que pisa por meio das análises de riscos e de mercado, é hora de definir a estratégia a ser implementada para as vendas.
Como vimos, o papel dos profissionais de marketing é essencial para ajudar a definir os melhores canais de distribuição e de divulgação, entre outras iniciativas.
Modelar processos
Um bom produto é sempre resultado de processos bem conduzidos.
Portanto, não deixe de investir na modelagem dos processos que envolvem a sua fabricação e distribuição até o pós-venda.
Formar equipes
Processos modelados dizem também quem tem que fazer o quê e como fazer.
Assim, fica mais fácil partir para a definição das equipes responsáveis pelo desenvolvimento do produto, bem como seu lançamento e distribuição.
Vale apostar ainda em um profissional muito importante para prolongar a vida útil de um produto: o gestor de sucesso do cliente.
Conduzir o projeto
A essa altura, a empresa já dispôs as cartas na mesa.
Agora, é hora de jogar.
Como em qualquer jogo, o desenvolvimento de um produto está sujeito a incertezas.
Se você tiver feito o dever de casa corretamente, elas terão seus impactos minimizados graças aos testes e ações de prototipagem.
De qualquer forma, os líderes precisam estar sempre atentos, de maneira que consigam responder aos imprevistos em tempo hábil e possam aprender ao longo do processo.
Revisar e melhorar
Se tem um fator que deve estar presente do início ao fim em um projeto de desenvolvimento de produto é a filosofia Kaizen.
Ela sugere que pessoas, processos e produtos são passíveis de melhoria o tempo todo, não importa quão bons já sejam.
Conheça o Kaizen a fundo neste e-book, seus usos e como implementá-lo!
Aprenda mais sobre métodos para desenvolver produtos
A Escola EDTI qualifica gestores e líderes para trabalhar com a consagrada metodologia Lean em seus projetos.
Em nossos cursos presenciais e à distância, você aprende a dominar técnicas e ferramentas que vão ajudar a conduzir projetos com maestria.
Conclusão
Desenvolver um produto é uma arte.
É preciso ter instinto para identificar as oportunidades no mercado e, ao mesmo tempo, trabalhar arduamente para tirar as ideias do papel.
Independentemente do produto que você venha a desenvolver, será necessário contar com um bom background de conhecimento para conduzir projetos com competência.
A EDTI está ao seu lado, abrindo as portas para o sucesso com uma formação única em metodologia Lean.
Outro método fundamental na gestão de projetos é o FMEA. Conheça mais a fundo neste e-book!
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