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Gestão de Desempenho Organizacional e seus benefícios: Aprenda tudo!

Dentre todos os processos de gestão realizados dentro de uma empresa, com toda a certeza a administração do desempenho organizacional é uma das mais importantes. Afinal, a sua função está diretamente ligada com a descoberta de falhas e erros na linha de produção e tem consequências diretas no lucro de uma companhia.

Através dessa etapa, líderes e gestores se tornam mais cientes dos pontos focais de seu trabalho, além de identificar onde e como devem agir com maior prioridade. Por esse motivo, é indispensável que todos os administradores conheçam bem esse tema, bem como tenham entendimento pleno de como ele funciona dentro do ambiente corporativo.

Com base nisso, criamos aqui um artigo completo com tudo que você precisa saber sobre desempenho organizacional e suas aplicações no âmbito profissional. Desse modo, não será difícil trabalhar de modo a tornar a sua empresa cada dia mais eficiente, otimizada e produtiva. Confira abaixo tudo sobre indicador de desempenho organizacional!

O que é gestão de desempenho organizacional?

O que é gestão de desempenho organizacional?

Chamamos de gestão de desempenho organizacional o processo que visa entender a performance e a execução das atividades de cada colaborador. Durante essa etapa são levados em conta a capacidade e o resultado obtido em cada tarefa. Em outras palavras, a quantidade e a qualidade da produção dos funcionários dos mais diversos setores.

Sendo assim, é através dessa gestão que o líder adquire maior consciência sobre cada membro de sua equipe, entendendo de maneira mais profunda o papel que os trabalhadores possuem dentro do resultado final e podendo passar feedbacks mais detalhados sobre os pontos a serem aprimorados.

Qual a importância dos indicadores de desempenho organizacional?

Qual a importância dos indicadores de desempenho organizacional?

Dentro da gestão de qualidade nas organizações, os indicadores de desempenho funcionam como um guia para decidir os melhores caminhos a serem seguidos. Através deles os líderes podem tomar decisões baseadas em dados reais, pautando as suas atitudes em estatísticas comprobatórias de gaps e demais problemas.

Nesse cenário, o papel dos indicadores é, de fato, apontar para o caminho que deve ser tratado como prioridade. Desse modo, a empresa adquire benefícios como aumento de produtividade e lucro, dado as soluções diretas implementadas nos setores problemáticos e na melhora da gestão como um todo.

Qual a diferença entre gestão de desempenho e avaliação de desempenho?

Ao tratarmos sobre gestão de desempenho é preciso entender que esse processo não se trata de uma fase, mas de um projeto contínuo, implementado nas estruturas da organização.

Sendo assim, os líderes de equipe devem estar o tempo todo praticando a tarefa, colhendo dados e entendendo mais sobre as atividades realizadas por seus colaboradores e também o desempenho deles.

No entanto, o cenário muda ao citarmos a avaliação de desempenho. Esse termo, por sua vez, significa uma etapa posterior a gestão de performance e colhida de resultados, representando a análise de cada membro da equipe.

É através da avaliação que os gestores entenderão quais são os principais problemas de seus setores, bem como os funcionários que não estão suprindo com as expectativas. Comumente essa análise é realizada com base nos indicadores, sendo pautada em dados reais e estatísticos da empresa.

Gestão por competências

Citar a gestão de desempenho e não falar sobre as competências é praticamente impossível. Afinal, ambas estão diretamente ligadas, já que são influenciadores diretos na fluidez e qualidade dos processos nas empresas.

A gestão de competências se trata de uma ramificação do setor de Recursos Humanos, a qual visa administrar as habilidades e conhecimentos dos colaboradores. Nesse contexto, ela pode analisar fatores:

Organizacionais

Se tratam das habilidades que fazem dos colaboradores seres únicos dentro do ambiente de trabalho. Normalmente estão ligadas ao que chamamos de soft skills, competências diretamente relacionadas a área humana.

Um funcionário que possui habilidades organizacionais tem facilidade com prazos, se relaciona bem com a equipe e dificilmente comete erros operacionais.

Técnicos

As habilidades técnicas, como o próprio nome indica, são relacionadas as competências e conhecimentos de operação. Ou seja, a maneira de realizar uma atividade corretamente, cursos, graduações e entendimentos teóricos sobre determinado assunto.

Comportamentais

Essas talvez sejam as competências mais difíceis de serem avaliadas, dado ao fato de que, como não causam impacto direto, podem ser ignoradas pelos gestores.

Colaboradores com habilidades comportamentais são aqueles que possuem bom relacionamento pessoal, comunicação eficaz e dificilmente se envolvem em conflitos com outros membros da equipe.

Principais benefícios de uma gestão de desempenho organizacional eficiente

Que a gestão de desempenho é um processo necessário para o bem-estar da corporação, já ficou evidente. No entanto, os benefícios desse método de análise vão muito além do lucro, atingindo também o dia a dia operacional.

Quando um colaborador é elogiado por sua performance, por exemplo, ele se sente mais motivado a produzir e a continuar se aprimorando. Nesse cenário, aumenta-se a produção e, consequentemente, a receita financeira da companhia.

Além disso, uma gestão de desempenho eficiente estreita as relações entre líder e equipe, tornando ambas as partes mais unidas. Desse modo, funcionários passam a acreditar mais em seu gerente, obedecendo às ordens sem recusa e realizando as demandas de maneira rápida e eficiente.

Sabendo disso, fica evidente que realizar a gestão de performance pode transformar completamente os resultados da sua empresa. Portanto, para saber mais dicas sobre esse e outros temas, continue acompanhando o nosso blog! Aqui, postamos os melhores conteúdos para quem deseja fazer de sua liderança um marco na história da empresa!

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