No meio empresarial, companhias de todo tipo se destacam porque possuem a capacidade de se antecipar aos acontecimentos futuros. O S&OP (Sales and Operations Planning) vem como uma forma eficaz que auxilia no planejamento estratégico do negócio na hora de resolver determinadas situações e diminuir custos.
Com isto em mente e por causa de sua importância, elaboramos um artigo exclusivo repleto de informações sobre o S&OP, a fim de ajudá-lo a compreender melhor do que se trata, assim como quais vantagens essa prática pode trazer para o seu negócio. Portanto, tenha uma boa leitura!
Entenda o que é S&OP (Sales and Operations Planning)
Também conhecido como Planejamento de Vendas e Operações, o S&OP se trata de um processo integrado moderno que auxilia na gestão empresarial, assim como sua logística.
Essa evolução surgiu na indústria na década de 80, quando as empresas buscavam um meio de integrar funções administrativas com a produção.
Deste modo, esse método foi apresentado como uma espécie de ruptura dos meios tradicionais de planejamento, uma vez que, normalmente, o planejamento estratégico, de vendas e a produção eram distribuídos em diferentes equipes. A comunicação era baixa, quase inexistente, pois eram processos realizados em momentos distintos.
Aos poucos, essas equipes passaram a trabalhar em conjunto, coordenar suas atividades, a fim de alcançar resultados mais expressivos. Relacionado, principalmente, às previsões de demanda, criou-se um vínculo entre as equipes de venda e planejamentos operacionais.
O intuito dessa junção é buscar soluções mais pragmáticas para o negócio, obtendo maior rentabilidade e retorno lucrativo. É um método muito potente e importante para uma empresa e pode ser alcançado por meio da combinação dos recursos disponíveis, como um todo, com as restrições de fornecimento, atendimento à demanda e linhas de produção.
Conheça as cinco etapas do S&OP (Sales and Operations Planning)
1. Atualização de dados
De modo geral, trata-se de uma etapa realizada com o auxílio das informações provenientes de dados das vendas, das informações das planilhas e relatórios de previsão da empresa. Um processo, geralmente, de responsabilidade da área comercial.
Uma atualização de arquivos é realizada com base nos dados relacionados a períodos anteriores, que por si só, são referentes a itens específicos, como estoque, volumes de compra e financeiro.
A partir dessa atualização, é possível prever as vendas futuras, o que torna essa etapa extremamente importante. Uma vez que as previsões estejam prontas, a equipe executiva recebe as informações da equipe comercial e a segunda etapa tem início.
2. Planejamento de demanda
Trata-se de uma etapa aonde um plano relacionado ao consumo é elaborado. Ele leva em consideração a diversidade de informações quantitativas e qualitativas, tais como o histórico de dados, informações do mercado como um todo e “episódios especiais”.
3. Planejamento de suprimentos e produção geral
Suprimentos indispensáveis para as vendas futuras (previstas) são delineados nesta etapa. Deste modo, é possível a elaboração de planos reserva, ação que permite que, como mencionamos, o planejamento de demanda possa existir.
Idealmente, o processo necessita que os níveis desejados de estoque sejam previamente avaliados, assim como os indicadores de giro, famílias de produtos e, não menos importante, o monitoramento das capacidades dos fornecedores e dos recursos disponíveis para o empreendimento.
4. Reunião prévia
Essa etapa é realizada visando a existência de uma avaliação para descobrir se o planejamento de demanda foi compatível (efetivo) com o planejamento de recursos. Tendo como objetivo delimitar o impacto financeiro das possíveis divergências, quaisquer diferenças que forem encontradas serão observadas e estudadas.
Faz parte do processo, além de ser muito importante, que os participantes envolvidos compreendam bem a situação e atuem com ideias para a sua melhora. Caso um consenso sobre solução não possa ser alcançado em reuniões anteriores, deve-se resolver o caso na reunião final.
5. Reunião final
A reunião executiva S&OP, como também é chamada, analisa as alternativas sugeridas em processos passados. Com ela, é possível alcançar um consenso entre medidas para ação.
Aqueles que deverão decidir quais ações serão aplicadas, são os gestores participantes dos processos, que é representado por um grupo da alta liderança da empresa.
Conheça os benefícios que podem ser alcançados com o método do S&OP
Uma vez entendido do que se trata o processo do Sales and Operations Planning, tendo sido implementado por completo na empresa, pode-se observar uma série de benefícios. Confira alguns deles abaixo:
- por meio de ações controladas, ao contrário de ações reativas, é realizado um gerenciamento de transformações;
- finanças mais sincronizadas e vendas planejadas, o que possibilita a concretização real do plano de ação e negócios da empresa;
- gera maior visibilidade de oferta e demanda na empresa, afetando positivamente o ciclo de vida dos produtos;
- maior agilidade na hora de conduzir mudanças e avaliar desempenho, por meio de processos contínuos;
- surgem atividades e planos realistas a serem encarados pelas áreas da empresa;
- graças às decisões em consenso, que são baseadas em fatos e números concretos, cria-se uma valorização do trabalho, como um todo;
- método de previsão orçamentária precisa e melhorada.
Além das vantagens e benefícios adquiridos que citamos acima, o método do S&OP também gera a possibilidade de se observar aumentos significativos nos níveis de atendimento ao cliente, assim como no giro de estoque. Estes processos geram como consequência natural, uma redução de inventário e compras desnecessárias.
Outro fator importante a ser destacado é que o S&OP melhora, significativamente, o relacionamento entre os setores manufatureiros, setores de marketing e de administração, que tendem a trabalhar de maneira muito mais produtiva e integrada.
Por fim, agora você entende melhor do que se trata o processo. Um método que se revelou muito eficaz e que vem sendo praticado com prioridade por empresas de diversos portes, assim como, vem apresentando resultados surpreendentes.
O S&OP (Sales and Operations Planning), que também pode ser chamado de Planejamento de Vendas e Operações, prova que a instalação de um sistema de informação mais robusto e elaborado é, nada mais que ideal, para se lidar com os diferentes processos de uma empresa. O método do compartilhamento e integração de dados entre setores pode ser a solução que você tanto busca.
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