Toda empresa em que os colaboradores estão sujeitos a algum tipo de risco ocupacional deve manter um DDS motivacional constante.
Essa é uma ferramenta muito simples de implementar e que traz ótimos resultados em curto e longo prazo.
No Brasil, que ocupa o segundo lugar entre os países do G20 com maior número de mortes em acidentes de trabalho, o DDS é quase uma exigência.
Indústria, construção civil e até o comércio são alguns setores em que pode ser aplicado.
Veja no texto a seguir como funciona e quais vantagens o DDS motivacional pode trazer.
O que é DDS motivacional?
O Diálogo Diário de Segurança, ou DDS, é bem o que o nome sugere: uma conversa realizada todos os dias com os colaboradores, normalmente no início do expediente, para falar sobre aspectos de segurança.
Originalmente, o objetivo deste tipo de reunião antes de cada jornada de trabalho é relembrar os protocolos e reforçar procedimentos recomendados pela empresa.
Já o DDS motivacional é chamado assim porque não se limita a assuntos como a utilização correta de equipamentos, por exemplo.
Afinal, esses encontros são ótimas oportunidades para trabalhar a motivação da equipe.
É uma boa hora para trazer assuntos que, além de prevenir acidentes, provocam mais engajamento e estimulam as pessoas a dar o seu melhor.
Importância do DDS motivacional
As estatísticas não mentem.
Considerando os números preocupantes relacionados à segurança do trabalho no Brasil mencionados anteriormente, cada empresa precisa assumir o compromisso de reverter esse quadro.
Tendo em vista a urgência que o assunto demanda, a implementação de uma ferramenta como o DDS motivacional é talvez a melhor solução em curto prazo.
Afinal, falhas na segurança normalmente estão relacionadas com problemas estruturais como falta de treinamento, de infraestrutura e maquinário defasado, entre outros.
Até que sejam sanados, é preciso tomar providências que exijam menos esforço e investimentos.
Além de ser uma solução rápida, ele proporciona uma série de benefícios diretos e indiretos, como veremos a seguir.
Melhora o clima organizacional
Como sugere um estudo publicado no Future Business Journal (em inglês), o clima organizacional tem influência direta na performance das pessoas nas empresas.
A experiência indica que empresas com um bom clima são aquelas que valorizam a boa comunicação.
Nelas, a cultura do feedback é fortemente enraizada, fazendo com que as pessoas se sintam seguras para expor opiniões e apresentar ideias.
O DDS motivacional, portanto, é uma forma de melhorar o clima, já que se trata de uma oportunidade de dialogar e de trocar experiências e impressões.
Eleva a produtividade
Um clima organizacional que prioriza o diálogo e o entendimento abre caminhos para outras conquistas.
Entre elas, está o aumento da produtividade, fator que também depende da capacidade dos líderes e membros de uma equipe em se comunicar bem.
A questão é até simples: quando as pessoas trabalham em um regime de transparência, aumenta a confiança e, com isso, elas se sentem mais estimuladas a desempenhar bem suas tarefas.
Aproveite e aprenda neste e-book 5 dicas incríveis para melhorar a produtividade do seu time.
Mais comprometimento
Profissionais de RH lidam diariamente com uma questão crucial, que é estabelecer laços firmes entre o propósito das empresas e das pessoas que a compõem.
O objetivo é fazer com que cada pessoa se aproprie das metas da organização como se fossem suas, gerando assim mais comprometimento.
O DDS motivacional é útil nesse sentido, porque é estruturado para dar feedbacks construtivos e reconhecer o valor de cada um para as atividades de interesse da empresa.
Diminuição dos índices de turnover
As pesquisas também apontam para um outro dado preocupante, o alto índice de rotatividade (turnover) nas empresas brasileiras.
Uma das mais abrangentes delas, feita pela consultoria Robert Half, aponta uma taxa de 82%, ou seja, oito entre 10 colaboradores saem prematuramente das empresas.
Considerando que o turnover tem relação com a falta de estímulo para o colaborador continuar empenhado em mostrar serviço, o DDS é uma medida eficaz nesse aspecto.
Afinal, o canal aberto de comunicação em mão dupla pode servir para proporcionar esse estímulo.
Menor incidência de falhas
Um ambiente de trabalho no qual a comunicação se faz presente e os canais de diálogo estão sempre abertos, tende a ficar menos exposto às falhas.
Como vimos, somos um dos países líderes em acidentes de trabalho.
Por sua vez, acidentes têm relação com a negligência, imprudência e imperícia, comportamentos cuja raiz pode estar na falta de comunicação.
Como fazer um DDS motivacional no trabalho
A simplicidade em fazer um DDS é outra vantagem a ser considerada.
Tudo que o gestor precisa é de um espaço no qual possa reunir as partes interessadas em dar e receber feedbacks sobre suas respectivas performances.
Embora tudo possa acontecer apenas no nível verbal, pode ser de grande utilidade um quadro ou algum reforço visual para expor os tópicos a serem explorados na reunião.
O importante é que cada DDS tenha uma pauta definida, evitando assim que se perca o seu propósito, que é a troca de opiniões e de conhecimento sobre um certo assunto.
Em algumas empresas ele acontece diariamente, como o nome sugere, mas nada impede que se faça a cada semana, quinzena ou mês.
Ideias de temas para DDS motivacional
DDS não é um bate-papo de sala de cafezinho ou mesa de bar.
Para dar certo e gerar bons resultados, ele precisa ter sempre uma pauta definida, ou seja, um assunto a ser tratado e nada mais.
Algumas possíveis ideias de tópicos são:
- O valor da crítica construtiva
- Comunicação não violenta
- Aprendendo a aprender
- Saúde e bem-estar no trabalho
- Honestidade nas relações: como aplicar.
Motivação, qualidade e resultados
O sucesso de uma empresa depende da qualidade dos produtos que oferece, já que só assim seus clientes ficarão satisfeitos.
Um caminho para alcançar a qualidade total é a metodologia Lean, que é a base de grandes empresas mundo afora.
Na Escola EDTI, você mergulha a fundo em seus princípios, capacitando-se em nossos cursos presenciais ou em regime EAD.
Conclusão
O DDS motivacional pode ser um reforço no combustível quando as pessoas precisarem de uma razão a mais para fazer bem o seu trabalho.
Qualifique-se para ser um líder de sucesso, não apenas usando o DDS, mas todas as ferramentas da metodologia Lean Six Sigma.
A EDTI ajuda você a chegar lá, com cursos nos módulos green belt e black belt.
Pingback: Exemplos de treinamento nas empresas: 11 tipos e dicas