Quando falamos em Daily Scrum, estamos nos referindo a uma técnica associada à realização de Sprints dentro de um projeto.
O termo compreende a prática de reunir a equipe diariamente para acompanhar o desenvolvimento das atividades listadas no escopo.
Assim, o gestor tem maior controle sobre o que já foi realizado e o que ainda precisa ser feito, podendo sugerir intervenções e mudanças sempre que julgar necessário.
Continue lendo para saber mais sobre a Daily Scrum e aprender como aplicar essa técnica.
O que é a Daily Scrum?
Chamamos de Daily Scrum a reunião feita com o time de desenvolvimento diariamente para alinhar o andamento dos processos de uma estratégia de Sprints.
A Sprint define um ciclo de trabalho desenvolvido dentro de um projeto Scrum que busca otimizar um produto ou processo de maneira ágil, garantindo maior valor agregado ao resultado final.
Geralmente, um Scrum é dividido em várias Sprints que servem como blocos temáticos para o trabalho.
É comum que cada uma dessas fases tenha um objetivo e metas específicos, garantindo maior organização para o projeto – a intenção é programar para que as etapas sejam realizadas de maneira consecutiva, uma após a outra.
Quais são as regras da reunião Daily Scrum?
Assim como a Sprint é conhecida por ser uma metodologia ágil, a Daily Scrum também precisa seguir essa linha.
Por isso, o ideal é que a reunião não dure mais que 15 minutos – lembrando sempre que esse não é o momento ideal para a resolução dos problemas.
Para agilizar o processo, é papel do gestor isolar a situação-problema e resolvê-la com um número reduzido de profissionais que estão diretamente envolvidos com a causa, liberando assim o restante da equipe para seguir com suas atividades.
De maneira geral, a Daily Scrum se limita a três perguntas, que devem ser respondidas por todos os presentes:
- O que você fez ontem?
- O que fará hoje?
- Existe algo impedindo a realização do meu trabalho?
Como são as responsabilidades da Daily Scrum?
Ainda que precise ser breve, a Daily Scrum tem algumas responsabilidades que devem ser respeitadas para que seja considerada como um sucesso.
Pegando o gancho das perguntas, no caso de existirem obstáculos na execução das tarefas, é função do Scrum Master resolver essas questões e oferecer as condições ideias para o trabalho.
A ideia aqui é trabalhar com intervalos curtos – 24 horas, em média – entre as Daily Scrums para conseguir ajustar a abordagem de acordo com os resultados obtidos.
No fim, a reunião precisa responder o quão perto o time de desenvolvimento está da meta final da Sprint.
O que é o GIFTS
A Daily Scrum tem objetivos claros que são comumente representados pela sigla GIFTS.
Primeiro, ela precisa fornecer um “Good start”¸ um bom começo para o dia de trabalho por meio do alinhamento do time.
Existe também uma grande preocupação com o “Improvement”, representado pela melhoria contínua.
Em seguida, “Focus” fala da importância de manter o foco no que realmente importa para a sua Sprint.
“Team” aparece reforçando o valor de manter sua equipe bem articulada e motivada.
Por último, o “Status” fala sobre a necessidade de reportar o andamento do projeto para o Scrum Master nas reuniões diárias.
O que não deve ocorrer na Daily Scrum?
Quando falamos em Daily Scrum, é importantíssimo manter a duração máxima de 15 minutos para que essa reunião seja produtiva de fato.
Lembre-se que esse não é o momento de resolver os problemas, mas, no máximo relatar quais são os impeditivos para que o Scrum Master possa tomar uma providência.
Ele, por sua vez, deve ter em mente sua função de escuta, já que a Daily Scrum deve ser conduzida pelos demais membros da equipe.
Por fim, não é interessante mudar o horário e o local da reunião, que para funcionar deve seguir uma periodicidade diária.
Vantagens da Daily Scrum
A principal vantagem que quem apostar em uma Daily Scrum poderá notar é um maior entrosamento da equipe, já que todos estão a par dos status de cada atividade.
Esse acompanhamento ativo das atividades, além de manter os profissionais mais engajados, garante um maior controle da qualidade.
Isso porque o gestor ou Scrum Master consegue visualizar cada passo em tempo real e pode sugerir mudanças quando achar necessário.
No fim, as reuniões diárias evitam surpresas desagradáveis, pois a construção é feita de maneira coletiva.
Outras reuniões do Scrum
Além da Daily Scrum, uma estratégia de Scrum deve contar pelo menos outras três reuniões:
- A Sprint Planning é realizada no início do projeto, serve para definir os responsáveis, nomear o Scrum Master, o Product Owner e desenvolver o Product Backlog;
- Sendo a primeira reunião mais extensa que acontece depois do planejamento, a Sprint Review é a revisão junto ao cliente ou Product Owner e serve para avaliar os resultados preliminares das Sprints;
- Depois de ter atingido a meta final da Sprint, o Scrum Master deve separar um momento para rever tudo o que deu certo e o que deu errado, apresentando feedbacks específicos para cada profissional na Sprint Retrospective.
Conclusão
Viu como a Daily Scrum pode ser útil para te ajudar a organizar suas Sprints?
Organizando com cuidado e planejando bem, você consegue ter mais agilidade e eficiência na gestão do time para atingir metas de longo prazo.
Continue acompanhando nosso blog para saber mais sobre essa e outras estratégias que podem agregar ao seu trabalho.
Pingback: Sprint em um projeto Scrum: para que serve