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Cursos in company: entenda as vantagens do modelo

Cursos in company são um investimento seguro de fazer na sua empresa, com altas taxas de lucratividade.

É o que sugere um estudo publicado na Forbes (em inglês), segundo o qual, empresas que oferecem programas de treinamento têm um retorno 218% maior por funcionário.

Além disso, essas empresas percebem uma margem de lucro 24% maior.

Portanto, o que pode parecer um gasto é, na verdade, quase uma aplicação financeira – e o melhor, sem os riscos que muitas delas oferecem.

Para ter os mesmos resultados bons das empresas que seguem por esse caminho, comece lendo este artigo em que vamos nos aprofundar no assunto cursos corporativos!

curso incompany

O que são cursos in company?

Cursos in company são programas de formação de pessoas, voltados para a capacitação de mão de obra ou para o desenvolvimento de hard skills.

É uma saída mais em conta para certos tipos de empresa, que preferem investir no aprimoramento interno de seus colaboradores, em vez de mandá-los estudar fora.

Há aquelas que investem em uma infraestrutura completa de ensino, formando universidades corporativas.

Também tem as organizações que, em vez de arcar com a formação in company, preferem delegá-la para empresas parceiras, como fazem as que recorrem ao programa EDTI Pass, que conheceremos mais à frente.

Quais as vantagens dos cursos in company?

Desde cedo, aprendemos que educação é o melhor investimento e motivos não faltam para justificar isso.

Um deles é a possibilidade de a empresa moldar a capacitação de seus funcionários, de maneira que eles trabalhem conforme os seus padrões de qualidade.

Isso traz uma outra vantagem, que é a formação já dentro dos valores da empresa, que por intermédio dos cursos dissemina a sua visão.

Assim, os cursos in company têm um forte viés estratégico, pois encurtam a distância entre o que se faz na linha de frente e o pensamento da alta gestão.

Vamos ver mais a fundo algumas outras vantagens que não se pode deixar de considerar.

Capacitação da mão de obra

A escassez de mão de obra é um problema que afeta diversos setores no Brasil.

No setor de TI, ela se faz notar nas grandes metrópoles, com as empresas desse segmento padecendo ainda com as lacunas em setores como marketing e vendas.

Até mesmo no próspero agronegócio, a falta de pessoas qualificadas é um problema, elevando exponencialmente o custo das contratações em certas regiões do país.

Os treinamentos e cursos in company respondem bem a esses desafios, podendo suprir eventuais carências de mão de obra capacitada.

Redução de falhas

Um benefício percebido pelas empresas que treinam e qualificam sua força de trabalho é a diminuição das falhas.

A equação é simples de entender, afinal, ter mais pessoas treinadas e preparadas equivale a menos erros.

A propósito, os cursos in company podem ser estruturados especificamente para evitar erros que possam se repetir.

Digamos, por exemplo, que uma empresa adquire um novo equipamento e, por algum motivo, não teve tempo para treinar adequadamente as pessoas que vão operá-lo.

Isso pode fazer com que as falhas operacionais se repitam, motivando assim a implementação de um programa de treinamento específico.

Menos desperdício

Faz todo sentido pensar nos cursos in company como um investimento, quando levamos em conta a redução dos desperdícios.

Trabalhadores mais qualificados são mais conscientes no uso dos recursos e, assim, mais capazes de evitar as perdas associadas aos processos produtivos.

Aliás, essas perdas nem precisam ser de materiais ou de insumos.

A perda de tempo, por exemplo, é evitada em grande parte quando se conta com pessoas qualificadas.

Em consequência, são evitados todos os outros desperdícios Lean, dos quais já falamos aqui no blog.

Aumento da eficiência

Outro efeito esperado quando se investe em formação é o aumento da eficiência em todos os níveis.

Um estudo (em inglês), feito em parceria por quatro universidades norte-americanas, traz evidências disso, com dados que comprovam a melhora na performance.

De acordo com os resultados, indivíduos que recebem treinamento (no caso, em liderança) aumentaram sua capacidade de aprendizado em 25%, melhorando o desempenho em 20%.

Essa é mais uma amostra de que os investimentos em cursos in company se pagam com o tempo, não só pela redução das perdas, como no aumento substancial da produtividade.

Engajamento e motivação

Em certos casos, a falta de motivação com o trabalho tem a ver com a própria falta de domínio sobre as competências essenciais para exercer uma atividade.

Dessa forma, investir em cursos e formação é um caminho para engajar mais as pessoas, tirando-as das “trevas” da falta de conhecimento.

Também é uma forma de evidenciar a preocupação da empresa com a carreira dos seus colaboradores.

Assim, as pessoas começam a entender que existe um plano para elas e que a empresa está realmente empenhada em garantir um futuro melhor.

Diminuição de custos

Treinar pessoas é uma saída inteligente para reduzir custos.

Como vimos, trabalhadores qualificados rendem mais, desperdiçam menos e são mais motivados.

Isso gera outros desdobramentos positivos, como a melhora da imagem da empresa perante seus empregados e, por conseguinte, junto ao público externo.

Poderíamos então, a partir disso, listar uma série de custos que deixam de existir, relacionados a aspectos tangíveis e intangíveis, tais como:

  • Indenizações por acidentes de trabalho
  • Processos na Justiça
  • Refação de produtos
  • Perda de qualidade
  • Custos com endomarketing e marketing.
curso incompany

Qual a diferença entre curso e treinamento in company?

Até aqui, pedimos “licença poética” para usar os termos curso e treinamento como sinônimos, mas não se engane: há diferenças que precisam ser consideradas.

Os cursos são programas mais abrangentes, muitas vezes sobre campos inteiros de conhecimento.

Embora possa eventualmente se destinar a um conteúdo mais focado, no geral um curso demanda uma carga horária mais alta, em razão do número maior de competências em jogo.

Já o treinamento in company é uma rotina mais curta e específica, voltada para o preenchimento de lacunas de formação.

É como o caso da empresa que resolveu treinar seus funcionários para operar o novo equipamento, por exemplo.

Este treinamento será totalmente focado no equipamento em questão, sem ampliar demais o escopo.

Esclarecidas as diferenças, vamos ver então como funcionam os cursos in company e quais os tipos mais conhecidos.

Como funcionam os cursos in company?

Educar é uma tarefa que requer um esforço contínuo e muito preparo para lidar com os desafios pedagógicos, técnicos e operacionais.

Por isso, há situações em que é preferível contar com parceiros para prover a formação dentro da empresa, com programas que se encaixem em sua filosofia e objetivos de negócio.

Assim são os cursos in company, uma modalidade desenvolvida por instituições de ensino com notória experiência em um ramo do saber.

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Tipos de cursos in company

Investir em formação dentro das empresas não geraria retorno se os cursos não atendessem a necessidades bem definidas.

Cada caso é único e, embora haja um certo padrão comum, sempre há o que adaptar quando se trata da implementação de cursos in company.

Essa é uma área que vem se desenvolvendo bastante, contando hoje com um extenso rol de modalidades de cursos.

Os mais conhecidos deles você vai conhecer a partir de agora.

Técnico

Os cursos técnicos, ou para desenvolvimento de hard skills, são os mais frequentes porque é neles que os colaboradores aprendem um ofício, uma nova técnica ou filosofia de trabalho.

São cursos com programas mais completos, demandando períodos de tempo mais longos para serem concluídos.

Um exemplo desse tipo de curso in company são os que a EDTI oferece por meio do programa EDTI for Business, com foco na metodologia Lean Six Sigma.

De rotina

Em alguns segmentos, cair na zona de conforto é um verdadeiro perigo.

Nas empreiteiras, é necessário se manter vigilante o tempo todo para os riscos laborais típicos dos canteiros de obras.

Assim é também nos hospitais e clínicas, em razão do risco sempre presente de infecções, principalmente em UTIs.

Para empresas sujeitas a riscos diversos, os cursos de rotina servem para manter os profissionais atentos às ameaças internas, a fim de proteger a si mesmos e aos outros.

Liderança

Empresa que padece com a falta de liderança dificilmente vai longe.

Isso porque, sem líderes preparados e lideranças femininas competentes, o pessoal da linha de frente trabalha sem um norte, uma referência em que se espelhar.

Nesse caso, há ainda um outro problema, que é a desconexão entre o que se faz na parte operacional e a estratégia de negócios da empresa.

Cursos de liderança in company podem preencher esse espaço que surge quando a organização não conta com líderes capazes de orientar, engajar e motivar.

Onboarding

Embora não seja propriamente um curso, mas um treinamento, o onboarding merece ser destacado porque é um dos mais frequentes nas empresas.

Aliás, em algumas delas, esse tipo de treinamento é estruturado como um curso mesmo, aplicado antes de o novo colaborador ser incorporado às rotinas.

No formato tradicional, o onboarding, também conhecido como treino de integração, serve para inserir os recém-contratados às suas novas funções.

Motivacional

O grande desafio para as empresas em que a força de trabalho se encontra desmotivada é encontrar um elo que as ligue aos trabalhadores que estão precisando de um “gás”.

Afinal, cada pessoa tem suas próprias motivações e, quando elas não se alinham com as da empresa, a falta de interesse pelo trabalho passa a ser um problema.

Cursos com pegada motivacional podem ser muito úteis, porque resolvem dois problemas de uma vez só.

Primeiro, o da própria formação dos trabalhadores, que podem aprender novas competências, o que pode ser por si só um motivador.

De qualquer forma, esses cursos se diferenciam por apresentar não apenas conteúdos técnicos, mas principalmente estudos de caso e exemplos inspiradores em suas aulas.

Atendimento

As empresas que prestam serviços dependem de um bom atendimento para se destacarem.

Isso requer uma formação focada nos diversos aspectos que se fazem notar no contato com o cliente, desde a abordagem até o pós-venda.

No segmento de serviços, a avaliação da qualidade é ligada ao atendimento que é realizado.

Tudo indica que, no Brasil, existe um longo caminho a percorrer, até que se diga que o bom atendimento é a regra geral.

É o que sugere uma pesquisa do portal Mercado & Consumo, em que o bom atendimento é o atributo mais importante para 94% dos entrevistados. 

Em contrapartida, apenas 11% deles disseram se sentir totalmente satisfeitos com o atendimento recebido.

Qual é o melhor curso in company para os seus colaboradores?

Os cursos in company podem ser implementados em qualquer empresa, mas não é qualquer curso que serve para a sua empresa.

Em outras palavras: para que os resultados atendam às suas expectativas e as de seus colaboradores, é essencial escolher criteriosamente o curso a ser ministrado.

Para isso, o primeiro passo é diagnosticar as necessidades do negócio como um todo, a partir de um questionamento direto.

  • Os resultados estão dentro do esperado? 
  • Se não estão, em que a empresa (ou setor) precisa melhorar?
  • Dentro dessa necessidade de melhoria, existe algum curso in company que possa dar respostas?
  • Vale mais a pena implementar o curso por conta própria ou contar com uma parceria?

As respostas para essas perguntas certamente vão apontar para uma direção, de maneira que você possa escolher com mais assertividade qual curso oferecer para seus funcionários.

Curso in company sobre Lean Six Sigma

Mais de uma década formando gestores em Lean Six Sigma deixa a Escola EDTI em uma posição de vanguarda em cursos in company.

Nossos cursos de Lean e de Six Sigma são planejados especialmente para atender as demandas de cada empresa, com uma abordagem única.

O programa EDTI for Business inclui atividades práticas e análises de casos reais para ensinar como melhorar seus indicadores e trazer resultados de forma estruturada. 

E o que é melhor, você pode escolher a modalidade: Presencial, Transmitida ou EAD!

Conclusão

Os cursos in company são uma solução inteligente para as empresas que estão com dificuldade para encontrar mão de obra qualificada.

É bem melhor que depender da sorte de encontrar no mercado pessoas capacitadas para dar conta dos desafios da sua empresa, não é?

Conte com a EDTI e tenha no seu negócio um curso desenhado para atender às suas necessidades.

Leia também o e-book que mostra como o curso em Lean Six Sigma pode fazer com que um profissional se destaque no mercado de trabalho!

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