Você está aqui: Início / Blog / Onde encontrar cursos gratuitos, online e com certificado?

Onde encontrar cursos gratuitos, online e com certificado?

Durante a pandemia, muito tem se falado sobre os cursos gratuitos que podem ser aproveitados por quem está com mais tempo livre.

O ensino à distância, também conhecido pela sigla EAD, é uma alternativa que muitas pessoas encontram para conciliar a rotina de trabalho com os estudos.

Outro atrativo é a possibilidade de ter acesso a cursos sem gastar tempo e dinheiro para se locomover até as instituições, ainda mais quando levamos em consideração a vida corrida que levamos.

No post de hoje iremos apresentar alguns cursos EAD para complementar seu currículo e fazer a diferença nos processos seletivos – confira a seguir!

A importância de fazer cursos

Vivemos hoje um mundo cada vez mais competitivo.

O desenvolvimento tecnológico acelerado faz com que todos os dias surjam novas ferramentas capazes de melhorar a qualidade e a eficiência geral do trabalho.

Aliado a isso, um número cada vez maior de profissionais no mercado obriga quem quer se destacar a manter-se atualizado com as mais novas técnicas e metodologias.

Nesse sentido, os cursos se tornam especialmente importantes servindo como uma aposta do profissional em seu futuro.

Além de garantir melhores resultados no presente, a escolha de investir em educação equipa o trabalhador com maior capital social para pleitear uma promoção ou nova vaga no mercado.

Existem bons cursos gratuitos?

Pela internet, é possível encontrar vários e ótimos cursos gratuitos oferecidos por algumas das instituições mais renomadas do Brasil e do mundo.

É comum que algumas pessoas ainda tenham certo preconceito com essa modalidade, que de fato ainda é certa novidade.

Mas, o ensino à distância pode ser um grande aliado de quem quer aprender, mas não tem condições de se deslocar até uma sala de aula.

E momentos de circulação reduzida, como o que vivemos recentemente com a pandemia de coronavírus, trazem ainda mais destaque para o EAD.

Quem quer reservar um tempo em sua agenda para aumentar seus conhecimentos, tem uma série de opções 100% gratuitas para aprender com foco no desenvolvimento pessoal e profissional.

Onde fazer cursos gratuitos?

Conforme dissemos, hoje é possível encontrar na internet cursos gratuitos oferecidos por universidades e outras instituições de ensino renomadas.

Esse tipo de material existe com o objetivo de democratizar o conhecimento – confira algumas das principais iniciativas do setor:

Unicamp

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é uma instituição pública, portanto, gratuita por natureza.

Além dos cursos de graduação e pós-graduação, a universidade disponibiliza gratuitamente conteúdo educacional como vídeos, animações e imagens na plataforma e-Unicamp.

O material está dividido entre as seguintes áreas:

• Exatas, Tecnológicas e da Terra;
  • Ciências Humanas;
  • Artes;
  • Biológicas e Profissões da Saúde.

Confira aqui a lista completa de cursos disponíveis.

Unesp

A Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) criou em 2017 uma plataforma de ensino online chamada Unesp Aberta.

Além de dezenas de conteúdos gratuitos nas áreas de Biológicas, Exatas e Humanas, o sistema também oferece um extenso catálogo de e-books.

Ao clicar na opção desejada, o interessado tem acesso ao resumo da disciplina, com o nome do professor responsável e a avaliação do curso segundo outros usuários.

Os alunos podem ainda entrar em contato por e-mail com os professores que elaboraram o curso e tirar dúvidas.

FGV

O ensino à distância já faz parte da realidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV) há algum tempo, com polos espalhados por todo o país.

Mais recentemente, a instituição expandiu seu catálogo com a inclusão de cursos gratuitos em parceria com a Open Education Global (OEB).

No site da FGV é possível conferir a lista completa de cursos.

Escola EDTI

Com tradição de mercado e um time com longa experiência de trabalho de consultoria em diversas indústrias, a Escola EDTI também disponibiliza uma série de cursos na modalidade EAD.

Os temas abordados vão desde a gestão de equipes até ferramentas de melhoria, desenvolvimento de processos de inovação e suporte à análise de dados para tomada de decisão.

Entre as opções de curso, está o White Belt, que além de gratuito, oferece a emissão de um certificado ao final.

Nele o aluno encontrará uma introdução à metodologia Lean Six Sigma e suas ferramentas.

Ele ainda será convidado a criar seu próprio projeto de melhoria com objetivo de reduzir custos, melhorar a qualidade e aumentar a atratividade do seu trabalho.

Para quem busca vantagens na hora de conquistar um emprego ou obter oportunidades de desenvolvimento no universo corporativo, esse é o curso ideal.

Além do White Belt, que é gratuito, a EDTI oferece em EAD os cursos pagos de Yellow Belt, Green Belt e Black Belt.

Vale a pena fazer cursos gratuitos de Lean Six Sigma?

Bastante útil para atuação nos mais diversos segmentos, o Lean Six Sigma é uma alternativa interessante para iniciar nos cursos gratuitos.

A metodologia tem como objetivo final proporcionar uma mercadoria com valor perfeito ao cliente por meio de um processo que preza por manter zero desperdício.

Ao agir de maneira enxuta, a empresa pode otimizar sua produção e melhorar significativamente os seus resultados sem que para isso precise contratar mais funcionários ou sacrificar a saúde dos trabalhadores com metas impraticáveis e jornadas exaustivas.

Viu como são muitas as opções de cursos gratuitos online?

Garanta já sua vaga em nosso White Belt e aproveite esse período de isolamento para investir em sua formação profissional!