Você está aqui: Início / Blog / Conheça a história do curso Seis Sigma Unicamp e EDTI

Conheça a história do curso Seis Sigma Unicamp e EDTI

A criação do Curso Seis Sigma UNICAMP

Nossa história se confunde com o desenvolvimento do Curso Seis Sigma Unicamp. Na década de 90, o sócio fundador da Escola EDTI, prof. Dr. Ademir Petenate, criou em parceria com a IBM o mestrado profissional em Qualidade da UNICAMP. Esse programa foi o primeiro desse tipo do Brasil e é referência para os outros mestrados profissionais desenvolvidos no Brasil atualmente.

modelo-melhoria

No ano de 1998 a Compaq (HP) procurou o prof. Ademir, em sua sala no departamento de estatística da UNICAMP, para formatar uma parceria e criar um programa de 6-Sigma na UNICAMP nos mesmos moldes do programa de sua unidade nos EUA.

Nos Estados Unidos quem ministrava os cursos de Green Belt e Black Belt era a API (Associates in Processes Improvement) e o Ademir foi para lá buscar as referências para a criação do programa da UNICAMP. Nesse momento é criada uma estreita ligação entre a EDTI e a API, culminando com a colaboração na definição operacional de melhoria, publicada pela API em seu livro e traduzido para o português pela Escola EDTI: Modelo de Melhoria, uma abordagem prática para a melhoria de processos; baseada nos ensinamentos do principal mentor dos consultores da API, Dr. William Edwards Deming.

As primeiras turmas de Black Belt da UNICAMP

Durante os primeiros anos as atividades foram muito intensas, empresas como Compaq, TRW, Unibanco, Fumagalli e Microsoft procuraram o prof. Ademir buscando sua coordenação na implementação do 6 Sigma.

Para que os aprendizados fossem internalizados e os projetos de 6-Sigma produzissem resultados positivos foi desenvolvido o modelo de acompanhamento de projetos, onde as equipes se reuniam semanalmente com a equipe do prof. Ademir para tirar dúvidas e direcionar os esforços de melhoria, obtendo grandes reduções de custos nessas organizações.

A Escola EDTI

No ano de 2009 o prof. Ademir e o prof. Marcelo fundam a EDTI com o objetivo de atender a alta demanda por projetos e cursos voltados a área de melhoria de processos. No mesmo ano, em consonância com as necessidades do mercado, decidem revisar os cursos de Green Belt e Black Belt para torna-los mais práticos e dinâmicos.

ademir-petenate

Buscando a disseminação desses conhecimentos imprescindíveis para qualquer organização moderna a Escola cria diversos cursos gratuitos, como White Belt e Princípios Básicos do Lean e inova no oferecimento de seus curso com duas novas modalidades: a transmissão ao vivo pela internet, com interatividade total, e os cursos online em plataforma EAD.

2 comentários em “Conheça a história do curso Seis Sigma Unicamp e EDTI”

1. Pingback: Curso Green Belt: o que é, para que serve e onde fazer

2. Pingback: Curso Green Belt: o que é, para que serve e onde fazer