É possível que você já tenha chegado à conclusão de que precisa de uma certificação Lean Six-Sigma, não é mesmo? Afinal, independentemente da sua escolha, cada vez mais empresas usam a certificação, tornando os gerentes de projetos profissionais altamente valorizados no mercado.
Seja Yellow Belt, Green Belt ou Blacok Belt para tornar-se um especialista na metodologia, ou ainda o curso de Lean para aprender sobre o uso e implementação dessas ferramentas, esse é um investimento acertado na sua carreira.
Mas, mesmo com todas essas possibilidades já mapeadas de acordo com a posição que você ocupa na sua empresa, talvez ainda surja uma dúvida: o que é melhor para suas necessidades em termos de modalidade, uma certificação on-line ou uma presencial?
Pensando nisso, preparamos este conteúdo para tirar todas as suas dúvidas. Neste comparativo você conhecerá as principais vantagens obtidas ao optar por cada modalidade, assim como os pontos negativos a serem considerados nessa escolha. Confira!
Vantagens de optar pela certificação on-line
Flexibilidade
Uma vez que as aulas são disponibilizadas por determinado período de tempo, é você quem define sua agenda de estudos. Você pode escolher os melhores dias e horários para estudar e assistir aos conteúdos, assim como submeter-se às avaliações, de acordo com a sua própria rotina.
Esse é um atrativo a ser considerado principalmente por quem tem uma agenda cheia de compromissos, sejam eles profissionais, pessoais ou familiares.
Autonomia
Devido à flexibilidade proporcionada pelas certificações on-line, você também é diretamente responsável pelo seu ritmo de aprendizagem. Assim, caso você tenha um bom ritmo de estudos, não há nada que o impeça de avançar mais rapidamente e concluir o curso antes.
Da mesma forma, caso precise de mais tempo, não é necessário apressar o aprendizado, tendo à disposição o período que for necessário para obter a certificação — isso, é claro, dentro do limite estabelecido pela instituição.
Comodidade
Nessa modalidade de aprendizado, você pode escolher o local em que vai estudar. Basta ter acesso aos requisitos necessários para assistir às aulas e acessar os materiais, como uma conexão de internet.
Ou seja, não há necessidade de sair de casa e enfrentar dias frios e chuvosos (ou quentes), pegar trânsito congestionado, ônibus ou ainda ter que gastar dinheiro com locomoção e alimentação. E o mais importante de tudo: é possível fazer o curso em qualquer lugar do mundo, sem a preocupação de morar longe ou não ter opções disponíveis na cidade em que você mora.
Suporte
Apesar de não haver a interação direta com um professor e colegas, como a propiciada pela experiência obtida em sala de aula, cursos on-line costumam contar com diversas formas de suporte para que o estudante consiga resolver suas dúvidas.
Ponto negativos de optar pela certificação on-line
Distrações
Se você é uma pessoa que dificilmente consegue se concentrar em um ambiente que não seja uma sala de aula ou um local apropriado para estudar — como uma biblioteca, por exemplo —, esse é um fator fundamental a ser considerado na escolha.
Se o local em que você mora ou pretende estudar apresenta uma ampla gama de distrações, dificultando qualquer possibilidade de se manter disciplinado e focado, dificilmente você aprenderá de modo a tirar o melhor dos conteúdos.
Requisitos técnicos
Embora os aparatos técnicos necessários para ter acesso a um curso a distância não precisem ser um computador com as configurações mais modernas (podendo ser até bastante modestos, na verdade) e uma banda larga de grande velocidade, a tecnologia pode ser um obstáculo nessa modalidade.
Sabe-se, por exemplo, que no Brasil nem todos os locais têm acesso a boas conexões de internet> Assim, muitas pessoas precisam se contentar com serviços de qualidade ruim, tanto em termos de velocidade e estabilidade quanto em relação a limites de dados disponibilizados de acordo com a franquia contratada. Isso pode acabar prejudicando o seu estudo.
Aliado a isso, é preciso ter um computador ou equipamento equivalente para acessar as aulas, então, caso você não tenha, isso acaba inviabilizando a possibilidade de fazer um curso on-line.
Vantagens de optar pela certificação presencial
Interação social
Uma das maiores vantagens de optar pela modalidade presencial é, inegavelmente, a possibilidade de interagir diretamente com os professores e colegas ao longo do curso. Não apenas os conteúdos transmitidos pelo instrutor podem representar uma possibilidade muito mais rica de acordo com seu estilo de aprendizado como a dinâmica das aulas também contribui para isso.
Uma dúvida que surja ao longo de uma aula, por exemplo, pode ser prontamente levantada pelo estudante, que se beneficia ainda de forma significativa pelo conhecimento produzido coletivamente, por meio da participação dos seus colegas.
Networking
Ao ter contato direto com colegas e professores, também é possível expandir a sua rede de contatos, conhecendo profissionais com objetivos em comum. Essa rede de relacionamentos pode contribuir para que você cresça na sua carreira, compartilhando experiências e conhecimentos relevantes sobre o mercado de trabalho.
Organização
Para quem não tem boa capacidade de organização e tem dificuldades de estabelecer e respeitar horários de estudos, assim como de lidar com prazos de entregas de tarefas e submissão a avaliações, optar por um curso presencial é uma boa alternativa para não se perder pela falta de disciplina.
Em outras palavras, dentro de um cronograma fixo, com dias e horários previamente estabelecidos para cada compromisso, há pouco espaço para sequer cogitar procrastinar algum deles, como estar em sala de aula nas datas em que elas acontecem.
Adicionalmente, se por um lado aqui não há tanta autonomia para progredir de acordo com seu ritmo, por outro nessa modalidade é mais fácil se manter a par do seu progresso, alheio a distrações e, sobretudo, consciente do que precisa fazer ao longo do curso, como iniciar um projeto a tempo de conseguir entregá-lo.
Pontos negativos de optar pela certificação presencial
Ritmo ditado pelo professor e pela turma
Como destacamos anteriormente, em uma certificação on-line você tem autonomia para progredir de acordo com o seu ritmo, o que é benéfico em ambos os extremos. Já em um presencial, sempre há a possibilidade de você encontrar dificuldades de acompanhar a turma e o professor, ou sentir que o progresso feito em aula é abaixo daquele que você poderia ter sozinho.
Nesse último caso, especialmente em cursos que atrasam a obtenção de conhecimentos que você precisa ter em mãos o quanto antes (como um de idiomas, por exemplo), considerar o curso on-line como opção é fundamental para acelerar seus estudos.
Aulas nem sempre disponíveis
Ainda que você tenha acesso direto ao professor para transmitir o conteúdo e tirar dúvidas, isso só vale pelo período da aula. Depois que ela acabar, caso não tenha fixado bem alguma informação ou registrado para consulta posterior, nem sempre será possível recuperar essa aula. Isso fica mais complicado caso, eventualmente, você não possa comparecer a alguma delas.
Por outro lado, na modalidade on-line, elas ficam disponíveis por um determinado período, sendo possível ver os vídeos quantas vezes for necessário para fixar bem os conteúdos e evitar maiores complicações durante o seu aprendizado.
Como você pôde perceber ao longo deste artigo, ambas as modalidades oferecem diversos benefícios, assim como desvantagens. Ou seja, não há uma que seja melhor que a outra e sim possibilidades que devem ser avaliadas com cuidado de acordo com as suas necessidades.
Ainda vale destacar que, dependendo dos cursos escolhidos e da instituição que os oferece, como é o caso da certificação Lean Six-Sigma da Escola EDTI, é possível, colher os benefícios de mais de uma modalidade, com o acesso à plataforma EAD disponível em todas elas.
Quer saber mais a respeito? Então entre em contato conosco e confira todos os detalhes a respeito da nossa certificação Lean Six-Sigma.
Interessante.
Pingback: Curso Green Belt: o que é, para que serve e onde fazer