Pular para o conteúdo
Você está aqui: Início / Blog / Curso Black Belt: saiba tudo sobre essa certificação Six Sigma

Curso Black Belt: saiba tudo sobre essa certificação Six Sigma

Fazer um curso Black Belt é um passo decisivo para uma carreira de sucesso, principalmente em áreas como Administração, Engenharia e TI.

Quem tem essa certificação passa a ser visto de outra forma pelo mercado, que valoriza muito especialistas em Lean Six Sigma.

Essa é a metodologia que nasce da fusão entre os métodos Lean Manufacturing e Six Sigma, na qual Black Belt é uma das mais altas graduações.

Porém, ninguém se torna um faixa preta do dia para a noite.

Até alcançar esse nível, existe um caminho de muito aprendizado a percorrer.

Ler esse artigo é uma ótima pedida se você está embarcando nesta jornada e quer avançar profissionalmente.

Então, acompanhe a leitura até o fim!

curso black belt

O que é curso Black Belt?

Black Belt é o penúltimo estágio na hierarquia dos especialistas em Lean Six Sigma.

Depois dele, só a graduação de Master Black Belt.

Portanto, o curso Black Belt é a formação para os já iniciados no método que levou grandes empresas a obterem resultados excepcionais com a sua aplicação.

Nele, o futuro especialista aprende os fundamentos, conceitos, técnicas e ferramentas que vão apoiá-lo em suas atividades.

A propósito, a metodologia Lean Six Sigma é usada em empresas mundo afora como solução para os mais diversos desafios e também para detectar e implementar melhorias.

Dessa forma, ao se tornar um Black Belt certificado, você passará a ser visto como um verdadeiro solucionador de problemas.

Importância do curso de Black Belt

Assim como nas artes marciais, o faixa preta em Lean Six Sigma se destaca pelo conhecimento e experiência.

É o profissional indicado para liderar múltiplas equipes que, por sua vez, estarão cada uma a cargo de um Green Belt.

Cabe ressaltar que conhecer a metodologia Lean Six Sigma é hoje praticamente mandatório em empresas de ramos como os de TI, construção civil e saúde, por exemplo.

Isso sem contar sua já bastante difundida aplicação nas rotinas administrativas, em que é usada como base de sustentação estratégica e operacional. 

Assim, o curso Black Belt qualifica profissionais desses e outros segmentos para dar conta das necessidades das empresas e para ajudá-las a atingir suas metas.

👉 Para alcançar um objetivo, é preciso contar com as melhores lideranças. Veja neste ebook 10 motivos para se capacitar como líder!

Público-alvo do curso de Black Belt

Uma vantagem da metodologia Lean Six Sigma é que ela pode ser aplicada em praticamente todo tipo de empresa.

Do mais modesto empreendimento familiar à mais poderosa das big techs, todas podem se beneficiar da sua aplicação em projetos, inclusive de inovação.

É essa versatilidade que torna o curso Black Belt indicado para um público bastante abrangente de tomadores de decisão.

Por isso, todos que estão à frente de pessoas, equipes e negócios podem fazê-lo para ampliar seus conhecimentos.

Em certas áreas, como Engenharia e Administração, o curso Black Belt é quase obrigatório, como já mencionamos.

Esse conhecimento também é requisitado no segmento industrial, no qual vem sendo aplicado como instrumento de controle da qualidade.

A lista ainda vai longe, já que a metodologia Lean Six Sigma tem se espalhado para diversos segmentos mercado afora.

👉Saiba o que é e como funciona o curso Green Belt, que abre diversas portas para uma carreira de sucesso!

Vantagens de se tornar um Black Belt

O método Six Sigma nasceu na década de 1980 e foi aplicado pela primeira vez pela Motorola como forma de melhorar a qualidade de seus produtos.

O sucesso foi tanto que não tardou para que ele ganhasse o mundo, passando a ser utilizado por empresas de outras áreas.

O que era bom ficou ainda melhor quando a já consagrada metodologia Lean Manufacturing foi incorporada, dando origem a uma das mais robustas ferramentas de gestão que se conhece.

Afinal, enquanto a Six Sigma foca na qualidade, a Lean Manufacturing promove a redução das perdas e das falhas.

Portanto, quem domina essa metodologia passa a ser considerado um profissional diferenciado, que tem acesso às melhores oportunidades de trabalho.

Outras vantagens percebidas são:

  • Salários acima da média
  • Alta empregabilidade
  • Mais chances de ser promovido
  • Desenvolvimento da liderança
  • Ampliação dos horizontes profissionais.

👉 Diferencie-se ainda mais, aprendendo neste e-book as diferenças entre as metodologias de pesquisa!

curso black belt

Habilidades desenvolvidas no curso Black Belt

O especialista em Lean Six Sigma lida basicamente com dois elementos: pessoas e dados.

Para tirar proveito desses recursos e estimular suas equipes a dar o seu melhor, ele precisa desenvolver um leque extenso de habilidades e competências.

Confira algumas das habilidades a serem trabalhadas ao longo do curso:

  • Gestão de múltiplas equipes, em projetos que podem ser organizados conforme os princípios ágeis de gestão
  • Aprofundamento no uso de ferramentas de análise estatística e de estruturação de trabalho em equipe
  • Utilização de ferramentas para identificar e corrigir problemas, como as análises DMAIC e DMADV, entre muitas outras.

Como é um curso Black Belt

O curso de formação de Black Belts é estruturado de forma a habilitar o gestor a trabalhar em cenários de alta complexidade.

Tomando como exemplo o curso da Escola EDTI, a formação é dividida em oito partes:

  • Introdução ao Lean Six Sigma
  • Estruturação do trabalho em equipe
  • Estatística
  • Definição de desafios
  • Mensuração de resultados
  • Análise de dados
  • Ações de melhoria
  • Ações de controle.

Em cada um desses módulos, o futuro líder Black Belt aprenderá a operar uma série de ferramentas de cálculo e de análise a fim de alcançar diferentes metas.

Pode ser a simples correção de um problema em uma linha de montagem até um projeto de abertura de filiais de uma empresa no exterior, por exemplo.

Independentemente do tamanho dos desafios, com um curso Black Belt, você estará qualificado para liderar equipes que vão superá-los.

E o curso Black Belt Six Sigma online?

O ensino a distância já é uma realidade no Brasil.

Em 10 anos, a quantidade de matrículas em cursos online aumentou 428,2%, enquanto nos presenciais, o crescimento foi de apenas 13,9%.

Os cursos em Lean Six Sigma estão incluídos nesta estatística, com uma ampla variedade de instituições oferecendo formação EAD.

Pode-se dizer sem medo de errar que, em termos de qualidade do ensino, não há diferença alguma entre os cursos presenciais e os remotos.

É a formação ideal para quem não tem tempo para se dedicar exclusivamente aos estudos, já que as aulas podem ser assistidas “on demand”, ou seja, na hora em que o aluno quiser.

Existe ainda a opção das aulas ao vivo, recomendadas para tirar dúvidas ou para quem valoriza a possibilidade da troca de experiências e impressões com professores e outros alunos.

Qual o valor do curso de Black Belt?

O investimento em um curso Black Belt tem uma relação custo-benefício incomparável, se tomarmos como referência o salário médio para quem tem essa certificação.

De acordo com o site Glassdoor, um especialista Black Belt recebe em média R$ 9.323,00 mensais, sendo que os valores podem ser bem superiores a isso, principalmente nas cidades grandes.

Esta média de um mês de salário é três vezes mais do que o investimento que você faria uma vez só em um curso Black Belt EAD, que na EDTI sai por R$ 2.999, podendo ser parcelado em 12 vezes.

Pode-se dizer tranquilamente que a formação Black Belt é um investimento que “se paga”.

Como escolher o curso Black Belt

Assim como há os bons profissionais e os que deixam a desejar, há instituições de ensino mais ou menos indicadas.

São muitos fatores a serem considerados na hora de escolher um curso, o que pode não ficar muito claro quando a metodologia Lean Six Sigma é uma novidade.

Por isso, a escolha criteriosa é fundamental para garantir a satisfação e, o mais importante, o retorno sobre o investimento.

Veja a seguir o que deve ser colocado na balança.

Saiba o que dizem os ex-alunos

Ouvir a opinião de quem já consumiu um produto ou serviço antes da compra é uma prática comum e que continua válida no caso dos cursos Black Belt.

Afinal, ninguém melhor do que as pessoas que já fizeram um curso para dizer se vale a pena ou não.

Você pode saber acessando o site da instituição de ensino ou, na falta de relatos, pode consultar suas redes sociais ou fóruns online, além dos portais de defesa do consumidor.

Conheça a história da instituição de ensino

Os bons cursos de Black Belt, em geral, nascem a partir da experiência de profissionais e docentes com carreira consolidada.

Alguns são uma espécie de “spin off”, ou seja, um desdobramento de cursos de grande prestígio em universidades, de onde trazem toda uma bagagem de excelência em ensino.

Portanto, procure conhecer o histórico do curso, avaliando não só o tempo no mercado como também a sua própria trajetória.

👉 Conheça a história da EDTI, há mais de 10 anos formando líderes de verdade!

Reconhecimento no mercado

Seria um desperdício e um contrassenso fazer um curso que não tem qualquer reconhecimento pelas empresas.

Por isso, antes de se matricular, procure saber com profissionais que estão no mercado qual a reputação do curso perante suas empresas.

Você pode conversar com profissionais de todos os níveis, mas quanto mais pessoas em cargos diretivos você contatar, melhor.

Qualificação do corpo docente

Dizem que quem faz a escola é o aluno, o que pode ser verdade, mas em parte.

Afinal, sem professores qualificados, seria impossível formar profissionais realmente preparados para encarar os desafios do mercado.

No caso do curso Black Belt, a qualificação do corpo docente pode ser avaliada não só pela formação e a quantidade de mestres e doutores, como pela experiência e formação em Lean Six Sigma.

Modalidades disponíveis

Como vimos, o ensino a distância é hegemônico no Brasil, contudo, isso não significa que o ensino presencial deixou de ser importante.

Na verdade, certos tipos de conteúdos e técnicas são transmitidos muito mais facilmente de forma presencial.

Assim, não deixe de avaliar se a instituição disponibiliza aulas tanto online quanto presenciais, conforme as suas necessidades e limitações de tempo.

Vínculos com grandes universidades

As escolas de formação em Lean Six Sigma não se desenvolveriam sem a parceria com as mais renomadas universidades.

A Escola EDTI, por exemplo, tem uma ligação muito próxima com a Unicamp, uma das melhores do Brasil e do mundo.

Além da importação de técnicas e métodos de ensino, esse tipo de parceria é benéfica porque amplia os horizontes de alunos e professores.

Isso sem contar as possibilidades de fazer networking, que são muito maiores quando se pode transitar em diferentes instituições. 

Acreditação internacional

Como vimos, empresas do mundo todo vêm tendo sucesso ao implementar a metodologia Lean Six Sigma em seus processos e projetos.

Portanto, não deixe de verificar se o curso conta com certificação da instituição The Council for Six Sigma Certification (CSSC).

Esse selo garante treinamentos com um alto padrão de qualidade, com conteúdos padronizados, além de reconhecimento e validação no cenário internacional.

Valores dentro da realidade

Ninguém deveria precisar se endividar para se formar em um curso com alta empregabilidade.

Os valores devem ser compatíveis com o que se espera ganhar depois de formado, levando em conta as projeções salariais dos institutos de pesquisa e sites de vagas de emprego.

Fique atento, já que nem sempre preços altos são uma garantia de qualidade.

Procure focar mais na relação custo-benefício, sem deixar de ponderar os fatores que você aprendeu até aqui.

👉 Garanta agora seu lugar no curso Green Belt com condições especiais e esteja pronto para liderar projetos!

Qual o melhor curso Black Belt?

A Escola EDTI oferece formação de alto nível em Lean Six Sigma, em cursos Black Belt reconhecidos pelo mercado.

Seja você o próximo líder a orientar pessoas e times em projetos Lean Six Sigma, uma exigência para muitos cargos de liderança nas principais organizações

Destaque-se no mercado, conhecendo a fundo o método desenvolvido na Motorola e que revolucionou empresas como a General Electric.

Conclusão

A formação faixa preta representa um dos mais altos degraus que um gestor profissional pode alcançar.

Porém, até chegar a esse patamar de desenvolvimento, é preciso antes aprender com quem já chegou lá.

O curso Black Belt da EDTI apoia você ao longo da sua trajetória profissional, capacitando você a implementar a metodologia Lean Six Sigma por onde trabalhar.

Aprofunde seus conhecimentos em gestão, conhecendo mais a fundo o conceito de produção Just-in-Time!

5/5 - (1 voto)

Inscreva-se em nossa newsletter

E receba por email novos conteúdos assim que forem publicados!

Desenvolvido por: