Pensamento lateral e o desenvolvimento de ideias
Com a velocidade das informações nos dias de hoje e o mercado cada vez mais competitivo, as empresas precisam cada vez mais inovarem e se tornarem criativas em seus negócios. Para isso, a utilização da criatividade se torna uma ferramenta cada vez mais fundamental para as empresas se destacarem no mercado.
Na sua forma mais simples, a criatividade é a invenção de uma nova ideia. De onde surge uma nova ideia? Como é que alguém consegue encontrar ideias criativas? Criatividade não é algo que poucas pessoas dotadas possuem, mas sim uma capacidade que todos têm. Como as pessoas pode começar a desenvolver essa capacidade?
A mesma natureza da mente que faz com que ela seja uma fonte abundante de Criatividade também é a força bloqueadora da mesma.
A mente é um sistema de informação que se auto organiza. Assim que ocorrem percepções e experiências, a mente tenta encontrar significado e ordem.
Esse processo de organização utiliza padrões de pensamento lateral já existentes para julgar o significado das novas experiências. O uso de padrões de pensamento existentes restringem severamente as opções de mudanças que as pessoas consideram.
Os padrões normais de pensamento lateral que ocorrem em uma situação particular têm uma lógica aprimorada ao longo do tempo. Como uma ideia nova ainda não adquiriu um padrão lógico para fundamentá-la, ela pode ser facilmente derrotada por essa lógica mais bem desenvolvida.
Assim, uma nova ideia promissora pode ser reprimida antes que tenha tido uma chance de ser refinada.
Avanços inovadores em Criatividade muitas vezes são produzidos pela percepção e utilização de novas maneiras de pensar. Reconhecer as diferentes maneiras é especialmente útil na estruturação de grupo ou equipes.
Métodos de Criatividade fundamentam-se em provocar novos padrões de pensamento que conduzem a novas ideias e estas técnicas vem sem sendo utilizado cada vez mais por grandes empresas que buscam se diferenciar no mercado.
Ou tire suas dúvidas sobre Criatividade com um de nossos professores clicando abaixo!
Pingback: Como ser criativo com a EDTI , saiba mais em | Escola EDTI