Uma consultoria empresarial é capaz de mostrar a direção a seguir quando as coisas começam a ficar incertas e os resultados são imprevisíveis.
Para as empresas que estão no início de suas atividades, faz toda a diferença para reduzir riscos externos e internos.
Esse é um serviço essencial, ainda mais no Brasil, onde apenas uma em cada quatro empresas sobrevive depois de 10 anos de atividade.
As razões para isso são variadas mas, segundo dados da Junta Comercial de São Paulo, uma das principais é a falta de planejamento.
Nesse sentido, a consultoria pode ser não apenas um “plus”, mas um apoio decisivo para evitar que o pior aconteça.
Neste texto, vamos ver as suas funções, os benefícios que gera para o negócio e de que forma pode apoiar em processos de melhoria contínua.
O que é consultoria empresarial?
Consultoria empresarial é um serviço voltado à gestão de empresas, que a contratam sempre que precisam corrigir algum processo interno, solucionar problemas ou melhorar o desempenho.
Na indústria, ela pode dar respostas para processos falhos ou que estejam levando à reincidência de defeitos de fabricação, por exemplo, entre outros objetivos.
Também pode ser contratada por prestadoras de serviços, a fim de melhorar o atendimento, a gestão dos pedidos ou agilizar as entregas.
No comércio, a consultoria empresarial pode atuar junto à gestão para melhorar os processos de marketing e vendas, apontando para novas possibilidades.
Seria algo parecido com o que acontece na agricultura, quando, antes do plantio, é feito um preparo do terreno e do solo.
Assim, a consultoria empresarial desempenha uma função estratégica, antecipando riscos e desafios, de modo que os resultados esperados se concretizem.
Qual a importância da consultoria empresarial?
Há empresas que conseguiram ter sucesso sem a ajuda de uma consultoria empresarial, mas elas certamente se expuseram muito mais aos riscos do mercado.
Sem uma consultoria, o imponderável entra em cena, e aí a dependência da sorte e de uma conjuntura favorável é muito maior.
Portanto, quem recorre a esse serviço ganha uma vantagem e tanto sobre a concorrência: a autonomia e o controle da situação.
Essa é uma maneira de mitigar os prejuízos que sempre acontecem quando se trabalha na base da tentativa e erro, o que aumenta a importância da consultoria empresarial.
Isso para não falar das muitas vantagens que a gestão de um negócio percebe quando conta com esse suporte.
Veja a seguir algumas delas.
Rapidez para identificar problemas e soluções
No contexto empresarial e corporativo, timing é tudo quando se trata de aproveitar oportunidades.
Agir no tempo certo é também fundamental nos momentos em que a empresa se vê em dificuldades ou tendo que lidar com uma crise.
Quem conta com uma consultoria ganha mais agilidade ao decidir, pois está amparado pela experiência de quem já vivenciou situações semelhantes.
Isso porque, normalmente, quem presta serviço de consultoria são profissionais com ampla experiência no mercado.
É com esse know-how que eles intervêm nas empresas que os contratam, podendo assim indicar como uma oportunidade pode ser melhor aproveitada, bem como para apontar saídas nas fases mais turbulentas.
Redução de riscos
Toda empresa precisa de um plano de negócios para se orientar.
É por ele que seus gestores sabem como agir em relação a pontos fundamentais como:
- Oferta de valor
- Relacionamento com o cliente
- Marketing e vendas
- Fornecedores.
Não menos importante, é pelo plano de negócios que a empresa antecipa quem são seus concorrentes e as ameaças que eles podem representar.
Falando em ameaças, elas vêm de todos os lados, principalmente quando a empresa está dando os seus primeiros passos.
Nessa fase, a consultoria empresarial pode ser um verdadeiro “fiel da balança”, direcionando o negócio pelo caminho mais seguro.
Ela pode ainda sugerir investimentos, orientando também em relação ao que não fazer, dependendo do contexto.
Esse direcionamento pode ser dado em todos os níveis da empresa – desde o core business até as atividades de back office, não há área de atuação em que uma consultoria não se possa fazer presente.
Uma nova perspectiva sobre o negócio
Como os profissionais de consultoria são pessoas com uma ampla visão do negócio e do mercado, eles agregam uma grande bagagem de novos conhecimentos.
Isso dá aos líderes uma perspectiva diferente sobre os problemas e desafios enfrentados, de modo que eles possam ser resolvidos.
Dizem que “santo de casa não faz milagre”, pois bem: a consultoria empresarial é o “milagre” que vem de fora, a partir de uma abordagem diferente da que é feita por quem está dentro do negócio.
Ela presta um apoio necessário nos momentos em que decisões importantes precisam ser tomadas, impedindo a gestão de agir no impulso ou sem utilizar dados.
Aliás, esse é um erro comum em empresas em crescimento, principalmente empreendimentos familiares em fase de transição para um modelo de negócio profissional.
Aprimoramento do processo decisório
Todo negócio, por mais simples que seja, sempre conta com a sua atividade principal e uma retaguarda formada por serviços administrativos e operacionais.
Nem sempre seus líderes têm o conhecimento necessário para decidir em todas essas frentes, tampouco calcular os desdobramentos se uma ou outra decisão fosse tomada.
Para reduzir essas incertezas, a consultoria presta um importante serviço no sentido de qualificar o processo decisório.
Ela pode inclusive orientar toda a modelagem de processos nesse aspecto, de maneira que a gestão da empresa tenha uma rota de segurança para decidir, não importa qual seja o setor em questão.
Outra vantagem nesse aspecto é que, por meio da consultoria, a empresa dá um passo importante para se tornar data-driven, ou seja, orientada por dados nas suas decisões.
Dessa forma, seus líderes se habilitam a aproveitar os dados gerados pelo próprio negócio, aproveitando-os para gerar insights e obter revelações.
Otimização dos recursos
Uma falha é como uma pequena carta retirada do seu lugar em um castelo de cartas.
Quando isso acontece, toda a estrutura pode desabar, demandando um árduo processo de reconstrução.
Esse tipo de falha sistêmica normalmente está por trás dos desperdícios previstos pela metodologia Lean, que atua para eliminar 7 tipos deles:
- Processamento
- Superprodução
- Estoques
- Transporte
- Movimentos
- Espera
- Intelectual.
Se a empresa não age para combater os focos desses desperdícios, o resultado final não pode ser outro que não a perda de receitas e de tempo.
Ao contratar os serviços de uma consultoria, ela se coloca em condições de usar melhor seus recursos, começando por evitar esses desperdícios e suas variações.
Também ajuda para direcionar melhor os investimentos realizados, orientando em relação aos mercados a serem explorados e suas características.
Transferência de conhecimento
Como vimos, um dos problemas que as empresas podem enfrentar é a falta de expertise de seus membros para solucionar certos desafios.
A consultoria empresarial pode trazer uma nova luz para os colaboradores e lideranças, agregando conhecimentos aos quais eles dificilmente teriam acesso.
Isso pode ser feito inclusive em projetos de curto prazo, que demandam uma solução mais urgente para as quais a empresa não conta com pessoas qualificadas.
Por meio da consultoria, os empregados podem receber treinamento para saná-los, em um intercâmbio produtivo de ideias e técnicas.
A consultoria pode até, se necessário, apoiar na implementação de programas inteiros de treinamento e desenvolvimento in company.
A propósito, essa é uma das especialidades da Escola EDTI, que há mais de uma década prepara gestores e consultores em Lean Six Sigma.
Então, se a sua empresa está precisando de um gás na formação dos empregados, continue lendo porque temos informações do seu interesse.
Abertura para a inovação
Um dos desafios para as empresas ao investir em inovação é superar as resistências que aparecem invariavelmente.
Isso porque inovar implica sempre mudar processos, rotinas, técnicas e ferramentas comumente utilizadas.
Em certos casos, o processo pode ser bastante penoso, gerando atritos e divergências.
A consultoria pode servir como um anteparo, de maneira a blindar as lideranças da empresa contra eventuais focos de resistência à mudança.
Cabe ressaltar que essa é uma maneira de lidar com uma das 5 Forças de Porter: os novos entrantes e a ameaça que eles representam.
A consultoria também ajuda a orientar ao longo do processo de inovação, usando para isso a referência do benchmarking, entre outras ferramentas de resolução de problemas.
Ela pode orientar desde as pesquisas de mercado para pautar a inovação até a parte operacional do processo de implementação.
Melhora do clima organizacional
O papel da consultoria é sempre melhorar aquilo que está longe do ideal ou que possa de alguma forma ser aprimorado.
Um dos aspectos que ela ajuda nesse sentido é o próprio relacionamento entre os colaboradores.
Afinal, quando a empresa é bem sucedida ao aprimorar seus processos, ela acaba por melhorar por tabela o clima organizacional.
As pessoas começam a perceber uma clareza maior em suas rotinas, por meio da transferência de conhecimentos proporcionada pelos consultores.
Dessa forma, a comunicação passa a fluir melhor, aumentando a confiança entre as pessoas.
Essa é uma estratégia para atrair e reter talentos, como mostra uma pesquisa publicada na revista Exame.
As empresas que apresentam altas taxas de turnover podem contratar uma consultoria para mitigar esse problema.
A solução pode ser direta, atacando os pontos cegos da comunicação, ou indireta, ao encontrar a causa raiz das falhas.
O que faz uma consultoria empresarial?
De certa forma, o trabalho da consultoria empresarial é parecido com o de um médico.
Em uma consulta preliminar, o especialista busca entender qual desafio a empresa está enfrentando, coletando informações de fontes variadas.
A partir dos dados reunidos, é feito um diagnóstico, apontando para o real problema a ser enfrentado.
Uma das ferramentas para isso é a conhecida análise SWOT, com a qual são avaliados os pontos fortes e fracos da empresa, além das oportunidades e ameaças oriundas do ambiente externo.
Depois desse mapeamento, a consultoria, com base na sua experiência, propõe as soluções que podem ser implementadas.
Cabe então à gestão decidir se as implementa ou não, considerando os recursos disponíveis, o tempo e a conveniência.
Consultoria para melhoria contínua em indústrias
Certos setores demandam muito mais atenção aos processos.
O processo industrial é um deles, principalmente porque opera a partir de linhas de montagem, que têm suas operações cronometradas.
Os especialistas da EDTI conhecem a fundo os desafios enfrentados por esse segmento, com mais de 15 anos de experiência em treinar colaboradores em Six Sigma na indústria.
Colocamos a serviço das empresas industriais a experiência de quem desenvolve programas intensivos de treinamentos em empresas dos mais diversos setores e tamanhos, para desenvolver um plano de ação voltado às necessidades do seu negócio.
Na consultoria EDTI, o acompanhamento é ininterrupto, orientando projetos e ações de melhoria contínua.
Conheça o programa EDTI for Business e melhore suas operações na indústria com a ajuda de quem mais entende do assunto.
Conclusão
Bons resultados não aparecem do nada, principalmente quando uma empresa não investe em pessoas qualificadas o bastante para dar o salto de qualidade necessário.
A consultoria empresarial é uma força extra nesse sentido, apoiando a gestão quando ela não dá mais conta de responder aos desafios diários sozinha.
A EDTI presta consultoria para as empresas do segmento industrial, por meio de um programa completo, conduzido por profissionais altamente gabaritados.
Com as nossas soluções, nossos clientes já conseguiram resultados extraordinários, com lucros superando os R$ 500 milhões.
Você também pode ser um dos profissionais que fazem a diferença, qualificando-se como gestor Green Belt ou Black Belt na metodologia Lean Six Sigma.