A consultoria de gestão da qualidade pode ser a chance de sua empresa dar o salto que precisa para se destacar no mercado.
Foi isso que fez a Motorola na década de 1980, período em que precisou se reinventar para se manter competitiva.
Ou seja, se até grandes empresas multinacionais precisam desse tipo de serviço, o que dizer das milhares de PMEs que existem no Brasil e no mundo?
Esse é o tema deste artigo, em que vamos explicar como funciona a consultoria que pode elevar os padrões do seu negócio em todos os sentidos.
O que é consultoria de gestão da qualidade?
Consultoria de gestão da qualidade é um processo analítico, conduzido normalmente por especialistas em Lean Six Sigma para saber se a qualidade está presente em uma empresa.
Essa presença deve se fazer notar em processos, pessoas, no relacionamento com o cliente, fornecedores e entre os próprios colaboradores.
Isso porque qualidade é um pressuposto para o sucesso, ainda mais no contexto omnichannel.
Nele, um consumidor extremamente atento e ágil em suas decisões usa com grande desenvoltura os canais digitais e físicos para comprar e se relacionar.
Mas a gestão da qualidade serve principalmente como uma ferramenta de melhoria contínua, de modo que a empresa esteja sempre se aperfeiçoando.
Dessa forma, além de satisfazer os seus clientes, ela aumenta a sua competitividade, evitando a ameaça de novos concorrentes.
Benefícios da consultoria de gestão da qualidade
Ninguém avança na vida e nos negócios sem melhorar seus pontos fracos.
A consultoria de gestão da qualidade é um passo decisivo nesse aspecto, já que funciona como um diagnóstico da situação da empresa e de seus processos.
Consiste em um extenso e minucioso processo de análise, em que os especialistas vão fundo nas rotinas para descobrir aquilo que pode ser melhorado ou corrigido.
No entanto, a consultoria também é para quem está com a casa em ordem, não só para remediar ou solucionar crises, como pode parecer.
Enquanto prestam consultoria, os profissionais usam uma série de técnicas e ferramentas de qualidade, como vamos ver a partir de agora.
Como funciona a consultoria de gestão da qualidade?
De modo geral, uma consultoria de gestão da qualidade funciona por meio da aplicação das ferramentas da qualidade.
Elas servem para medir processos, aferir parâmetros e para saber se a empresa produz em conformidade com as melhores práticas.
Um exemplo de ferramenta usada para medir a qualidade é o fluxograma, um tipo de gráfico usado para representar um processo visualmente.
Outra ferramenta de destaque nesse sentido é o Diagrama de Ishikawa, ou Espinha de Peixe, usado para detectar as causas de um problema a partir da matriz 6M.
Conclusão
Por fim, é preciso destacar que a consultoria é um serviço que se limita a apontar em que a empresa pode melhorar e o que fazer para isso.
A execução posterior fica a cargo dos líderes, que vão decidir sobre o que fazer ou não.
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