Você está aqui: Início / Blog / Conheça as principais ferramentas da qualidade: Folha de verificação

Conheça as principais ferramentas da qualidade: Folha de verificação

O penúltimo texto de nossa sequência sobre as ferramentas de qualidade está aqui! Hoje iremos falar sobre Folha de Verificação.

Os conteúdos anteriores você pode conferir acessando os links a seguir:

Conheça as principais ferramentas da qualidade

Conheça as principais ferramentas da qualidade: Distribuição (histograma e dot-plot)

Conheça as principais ferramentas da qualidade: Gráfico de Pareto

Conheça as principais ferramentas da qualidade: Gráfico de Dispersão

Conheça as principais ferramentas da qualidade: Diagrama de Causa e Efeito

Conheça as principais ferramentas da qualidade: Estratificação

Nova Apostila White Belt

Apostila totalmente gratuita para nossos alunos obterem uma experiência ainda melhor enquanto fazem o curso de Lean Six Sigma White Belt; ela conta com ilustrações próprias, identidade visual da escola e nova diagramação para melhor compreensão do conteúdo pelo aluno!

Capa Nova Apostila White Belt

Folha de verificação

A folha de verificação é uma das mais utilizadas e importantes ferramentas da qualidade. São formulários utilizados
para padronizar e facilitar a coleta de dados e a organização dos mesmos para a estratificação.

A padronização e a facilidade na coleta de dados irão garantir uma maior probabilidade de que os dados coletados reflitam os fatos e a realidade do processo em análise, caso contrário todas as ações subsequentes do projeto de melhoria poderão estar fundamentas sobre dados falsos.

É neste documento que são incorporadas as categorias de dados necessárias para a validação das hipóteses sobre a
influência de alguns parâmetros.

Com a folha de verificação é possível avaliar os itens de controle do processo, os itens de verificação, classificar os dados, localizar defeitos e identificar uma possível relação causa-efeito (desde que o documento seja devidamente construído).

O livro de Hitoshi Kume Statistical Methods for Quality Improvement define os principais tipos de folha de verificação:

Folha de verificação para a análise da distribuição de parâmetros de controle num processo produtivo

Este tipo de folha de verificação é aplicado quando queremos conhecer a distribuição dos valores de uma determinada característica de qualidade.

Para construí-lo dividimos a amplitude, com máximo valor, e mínimo valor, em intervalos, como podemos observar na Figura 16(abaixo) e apontamos com um x no respectivo intervalo cada peça retirada da produção, que você poderá conferir na Figura 17 (também abaixo).

Exemplo: Espessura da peça após o biscoito prensado no processo cerâmico.

Folha de verificação de defeitos

Esse tipo de folha de verificação é utilizado quando queremos saber quais os tipos de defeitos mais frequentes e número de vezes causado por cada motivo, para a construção posterior de um gráfico de Pareto, por exemplo.

Exemplo: tipos de defeitos em uma peça usinada.

Folha de verificação para localização de defeitos

É usada para localizar defeitos externos, tais como: mancha, sujeira, riscos, pintas, e outros. Geralmente esse tipo de lista de verificação tem um desenho do item a ser verificado, na qual é assinalado o local e a forma de ocorrência dos defeitos.

Exemplo: Bolha estourada na superfície do vidrado, nas peças de cerâmica.

Esta folha nos mostrará o local onde mais aparece o tipo da bolha. Esse tipo de folha de verificação é uma
importante ferramenta para a análise do processo, pois nos conduz para onde e como ocorre o defeito.

Folha de verificação para análise das causas de defeitos

Este tipo de folha de verificação é geralmente utilizado para investigar as causas dos defeitos, sendo que os dados
relativos à causa e os dados relativos aos defeitos são colocada de tal forma que se torna clara a relação entre as causas e efeitos.

Posteriormente os dados são analisados por meio da estratificação de causas. Alguns exemplos de estratificação são desajuste de máquina, inexperiência do operador, dia da semana, horário do dia entre outros.

tabela 5

Construção de uma folha de verificação

Apesar de não existir uma regra para criá-la, já que cada caso merece um estudo diferente, pode-se elencar as principais etapas para elaboração de uma folha de verificação:

1. Definir o objetivo da coleta de dados e o tipo da folha de verificação.
2. Incluir campo para o registro de:
a. Nomes e códigos das áreas.
b. Produtos e pessoas responsáveis.
c. Folha autoexplicativa para o preenchimento.

3. Conscientização para a coleta.
4. Executar um pré-teste.

Para todas as etapas, é importante atribuir responsável e treiná-lo.

Exemplo de uso da Folha de Verificação

Uma fábrica do setor de escapamentos desejava identificar problemas de solda que ocorriam com seus produtos. A empresa resolveu então coletar dados que pudessem identificar os seguintes aspectos:

• Em qual produto ocorria defeito;
  • Qual era o tipo de defeito;
  • Em qual turno ocorriam os defeitos;
  • Quais eram os parâmetros da máquina no momento do defeito;
  • Em qual máquinas ocorriam os defeitos.

Para conseguir coletar todas essas informações de uma maneira fácil e em que os próprios operadores pudessem coletá-los, a empresa decidiu criar uma Folha de Verificação que permitisse colher todas estas informações em apenas um papel: