Uma das melhores maneiras de conseguir crescer como gestor e líder é aprimorando a sua comunicação assertiva.
Essa maneira de se comunicar nas empresas vêm sendo cada vez mais almejada. Ou seja, jargões técnicos demais estão saindo de moda. Quanto mais você usa palavras e termos difíceis na sua comunicação interna, piores são os resultados.
Ou seja, usar comunicação rebuscada satisfaz apenas o seu ego, mas não te dá resultados. Além disso, a própria cultura reforça uma comunicação que não é assertiva. Quantas vezes você já quis pedir ou comunicar algo, mas se viu dando diversas voltas para chegar ao ponto?
É por isso que construir uma comunicação assertiva com seu time é tão importante! A seguir, vamos te mostrar em mais detalhes como esse modo de se comunicar funciona, assim como suas principais vantagens. Confira abaixo!
O que é uma comunicação assertiva?
A primeira coisa a entender sobre comunicação assertiva é que não basta falar sobre assuntos de modo direto, como se fosse um robô. Embora a objetividade seja requerida, essa não é a única característica que define esse modelo.
A comunicação assertiva é uma maneira de se comunicar de forma clara, segura e que não gere dúvidas em quem está recebendo a mensagem.
É transmitir uma mensagem com segurança e posicionamento. É também, de certa forma, se comprometer com a mensagem que está passando. Ao mesmo tempo, sem transmitir agressividade ou rispidez.
O principal objetivo da comunicação assertiva é transmitir uma mensagem sem que ela gere ruídos ou dúvidas sobre o seu conteúdo. Pode parecer impossível, mas as vantagens desse tipo de comunicação certamente irão te ajudar a alcançar uma gestão ágil.
Vantagens de uma liderança assertiva
Existem diversas vantagens em ser um líder que pratica a comunicação assertiva. A primeira delas é melhorar sua própria autoconfiança e autoestima. Além disso, você também atrai maior respeito de quem trabalha com você.
Essas são apenas algumas das vantagens pessoais, ou seja, da qual apenas você terá a vantagem. Quando falamos a um nível de equipe, as vantagens também se multiplicam. A primeira delas é a construção de um relacionamento honesto e baseado em confiança.
Além da própria melhora na comunicação, já que menos ruídos existirão, tornando toda a sua equipe mais produtiva. Outra grande vantagem é uma melhora no processo de tomada de decisão. Essa é uma habilidade que virá do próprio aumento de confiança que a comunicação assertiva causa.
Como desenvolver formas de comunicação assertiva?
Tudo parece muito bonito no papel, mas difícil de se realizar, certo? De fato escrever nesse blog é muito mais fácil do que colocar em ação, mas nossa experiência ajudando na organização de empresas e líderes nos dá a confiança para recomendar a comunicação assertiva.
Dito isso, como você pode desenvolver formas de se comunicar assertivamente? Veja algumas das atitudes que irão te ajudar nesse aspecto!
Domínio sobre o tema
Quer ter confiança em um determinado assunto para exercer a comunicação assertiva? Então comece já a estudar! Ter domínio sobre o tema irá construir a autoconfiança necessária para melhorar a forma de se comunicar.
Além disso, você terá maior embasamento ao comunicar suas ações, aumentando sua capacidade de ajudar a equipe. Mas lembre-se: comunicação assertiva não significa apenas falar o que decidiu e sair da reunião.
Mantenha os ouvidos atentos e tenha a humildade de reavaliar planos caso ideias melhores tenham surgido. Desse modo, você transmitirá confiança e capacidade de dar reconhecimento a quem merece.
Objetividade
Não poderíamos chamar o tema de comunicação assertiva sem falar sobre objetividade. Nesse modo de se comunicar, objetividade é fundamental. Não tenha medo de cortar detalhes que não importam naquele momento. Ao mesmo tempo, assegure-se de que está transmitindo tudo o que é necessário para sua equipe executar uma tarefa.
Além disso, evite emitir julgamentos na sua fala. Se atenha aos fatos. Por exemplo, se um membro da sua equipe chegou após o horário, não o acuse de estar atrasado — mesmo que esteja! — mas cite o horário que ele chegou.
Lembre-se também de evitar recorrer a exageros. Além de causar revolta, na maioria dos casos o exagero está equivocado. Outro detalhe importante é que, com comunicação assertiva e objetividade, certamente você terá reuniões mais eficientes.
Conheça seu público alvo
Saiba com quem você trabalha. Considere sentimentos, características e peculiaridades na hora de se comunicar. Entenda o que costuma motivá-los e também o que os desmotiva. Dessa maneira, aprenderá como lidar com cada membro da sua equipe, sem correr o risco de desmotivar alguém. Isso também fará com que seja um bom intermediador, especialmente se ocupa um cargo de gerência.
Aprender como exercer sua empatia e entender como cada membro da sua equipe se comunica o ajudará a motivá-los, além de te permitir ter uma comunicação assertiva e sem ruídos. Mas sem ser ofensivo ou grosseiro.
Dica: ter empatia é uma das melhores maneiras de descobrir como melhorar a eficiência da sua equipe!
Comunicação assertiva: já experimentou mudar a forma como se comunica?
Todos nós temos trejeitos, costumes e maneiras de se comunicar. Afinal, todos eles são desenvolvidos desde a primeira infância, na casa de nossos pais ou cuidadores.
Ainda assim, nem todas as formas de comunicação são as melhores para o ambiente organizacional. A comunicação assertiva é uma das melhores até hoje, quando feita do jeito certo.
Ou seja, quando as mensagens são claras e objetivas, mas sem deixar o lado humano de lado, exercendo empatia e entendendo como motivar cada membro da sua equipe.
Gostou do conteúdo? Aproveite e o compartilhe nas suas redes sociais!
Quer ir além? Conheça os nossos cursos!
Pingback: Lean Service: metodologia enxuta nos serviços
Pingback: Política de qualidade: o que é, diretrizes e para que serve
Pingback: Desperdício intelectual: exemplos, riscos e como evitar