Você já pensou em preparar a carreira para o “depois de amanhã”? Saiba que agir com antecipação, no contexto atual, pode gerar frutos vantajosos para a sua trajetória profissional no futuro. Afinal, aproveitar as oportunidades do “agora” fará com que você não tenha pressa mais tarde.
Se o “hoje” faz parte da crise, o “amanhã” deve ser o período de alguns indicadores de mercado pararem de cair. Na sequência, o “depois de manhã” abrangerá a retomada da economia. Quem estiver preparado nessa fase para crescer rápido, pode largar na frente no mercado de trabalho.
Veja, em seguida, como se preparar para um novo ciclo de crescimento econômico.
Antecipar-se ao “ponto de virada”
Imagine uma bola de tênis que bate na quadra e depois sobe. Se usássemos uma câmera lenta, poderíamos enxergar o exato momento em que a bola toca o solo e muda de trajetória. Em economia, também precisamos ficar atentos a mudanças de movimento, também chamadas de pontos de inflexão.
Ao que tudo indica, no cenário brasileiro atual, estamos perto de a “bola” da economia bater o solo da quadra e voltar a subir. Enquanto em 2016 há expectativa de queda de 3% no PIB, para o próximo ano a perspectiva é de crescimento. O projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2017 estima um aumento de 1,2% no Produto Interno Bruto. Já para 2018 e 2019, a expectativa é de crescimento de 2,5% em cada ano.
Além dessas projeções de melhora no cenário econômico, há perspectiva de queda da inflação e da taxa básica de juros (Selic). Logo, a tendência é de que o país retorne a crescer e os negócios voltem a investir em projetos.
Do ponto de vista do mercado de trabalho, o profissional precisa preparar a carreira para as chances que aparecerão nas empresas. Lembra da frase “Sorte é quando a preparação encontra a oportunidade”? Ela pode retratar a situação de muita gente na fase de retomada da economia.
Preparar a carreira com qualificação
Fazer um curso requer certo tempo e esforço, não é mesmo? Por isso, o profissional precisa aproveitar o momento atual para buscar qualificação. Ao obter certificações, como as da metodologia Six Sigma, o indivíduo estará apto a ser contratado quando a economia voltar a crescer.
Do contrário, se a pessoa deixa para se preparar apenas após o reaquecimento do mercado de trabalho, poderá ser preterida pelas empresas. Não se esqueça de que os períodos pós-crise às vezes são marcados por crescimento acelerado. Portanto, a demanda das organizações por mão de obra qualificada é acentuada nesses casos.
Assim que ocorrer o tão esperado ponto de inflexão na economia, os recém-contratados podem permanecer na empresa durante toda a fase de crescimento. Já quem deixa para se qualificar apenas quando ouvir boas notícias de fato, pode ter perdido o bonde da história.
Planejamento é fundamental
Se você quer se destacar no próximo ciclo de crescimento econômico, não fique de braços cruzados. Comece a preparar a carreira para essa nova fase do cenário nacional. Planeje os seus próximos anos, ou seja, estipule os estágios profissionais que você quer conquistar.
A partir da definição dos seus objetivos, trace estratégias para cumprir as suas metas. Lembre-se de que a capacitação profissional é uma excelente forma de atualização de conhecimentos. Se você não quer ficar para trás, aja com antecipação e pense “hoje” no “depois de amanhã”.
Quer iniciar a sua preparação para a retomada da economia? Então, conheça as certificações Green Belt e Black Belt, oferecidas pela Escola EDTI. Ao preparar a carreira, torne-se um profissional qualificado e seja reconhecido pelo mercado de trabalho.
Interessante.
Interessante.
Gostei.
Interessante.