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Como coordenar projetos com eficiência?

Liderar equipes e coordenar projetos é uma função que demanda grande habilidade. É necessário ter características pessoais e profissionais que vão agregar no trabalho de coordenação, fazendo com que todos se sintam motivados e a produtividade, consequentemente, se eleve.

No post de hoje iremos apresentar  algumas dicas de como descobrir o seu propósito, como delegar tarefas da melhor maneira e motivar a sua equipe, além de conhecer os benefícios da educação continuada e aprender mais sobre o conceito de liderança Lean.

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As metodologias Lean e Seis Sigma são bastante utilizadas pelas empresas no mercado atual. Porém, muitos profissionais ainda têm dúvidas sobre cada uma, como funcionam e o que difere as duas filosofias de gestão.





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Encontre o seu propósito

Uma das principais características que um líder deve ter é a capacidade de se aproximar e conhecer cada membro da sua equipe. Estar próximo e entender as necessidades de cada um é uma qualidade essencial dos bons líderes.

Mas, antes de estar à disposição de outras pessoas, é preciso descobrir quais são os seus próprios objetivos e qual é o seu propósito de vida e profissional. Por mais difícil que isso possa parecer, é possível atingir essa meta seguindo algumas dicas.

Seja claro consigo mesmo

Para encontrar o seu propósito de vida, antes de tudo é necessário ser claro e honesto consigo mesmo. Pergunte a si mesmo quais são as justificativas que o fizeram buscar um objetivo e de que maneira isso vai te ajudar.

Liste tudo aquilo que você gostaria de fazer

Todos temos interesses e desejos, dos mais variados possíveis. Pense em um cenário em que você é financeiramente independente. O que você faria da sua vida? Anote literalmente tudo que desperta o seu interesse, sem deixar passar nada, mesmo que não se pareça com alguma profissão tradicional.

Saia da sua zona de conforto

A zona de conforto tem esse nome justamente por ser aquele espaço pessoal no qual nos sentimos acomodados. Porém, nem sempre o que é melhor para nós é realmente confortável e fácil de ser feito. Portanto, saia da sua zona de conforto e faça o que estiver ao seu alcance para tornar seus objetivos realidade.

Reflita

Sempre que tiver a oportunidade, tire um tempo para refletir sobre os rumos que sua vida está tomando. Você está fazendo o que te faz feliz? Pense com calma se você está próximo de atingir os seus objetivos e se alcançou tudo aquilo que é importante para você. Quando se sentir perdido, não subestime o poder de um tempo de reflexão.

Nunca pare de aprender

O aprendizado contínuo é essencial para qualquer profissional, mas, quando falamos da área de saúde, ele se torna ainda mais importante. Isso porque, nesse segmento, as atualizações do mercado e novidades na forma de trabalhar não param de acontecer.

Se você tem como objetivo de carreira alcançar o sucesso profissional, buscar cursos de especialização e atualização é um passo essencial! Duvida? Listaremos agora 6 motivos para você investir na continuidade da sua educação profissional na área de saúde.

Valorização do currículo

Um dos benefícios mais óbvios da aprendizagem continuada é a valorização do seu currículo. Se antigamente uma graduação já era suficiente para embasar uma carreira de sucesso, hoje em dia é preciso investir cada vez mais em especializações e cursos de atualização para progredir profissionalmente.

Delegue tarefas sem autoritarismo

O verdadeiro líder não tem medo de delegar tarefas para sua equipe, criando um senso de responsabilidade em todos e fazendo com que todos os membros se sintam úteis.

O autoritarismo é uma característica de profissionais que não têm boas capacidades de liderança. Mais do que jogar tarefas no colo da sua equipe, o líder atua baseado em uma série de preceitos que o ajudam a manter a equipe conectada e produtiva. Confira como fazer isso:

Seja claro sobre prazos e objetivos

Ao delegar algo para um membro da sua equipe, procure ser o mais claro possível sobre quais são os objetivos e metas dessa tarefa. Ele precisa saber exatamente quais são suas expectativas com essa função.

Também é essencial explicitar os prazos esperados para a conclusão da tarefa e, caso seja necessário, ajustá-los com o membro da equipe responsável. Essa é uma via de mão dupla, portanto dê a oportunidade para que o seu funcionário diga se é possível ou não concluir a tarefa no prazo estabelecido.

Acompanhe a execução

O papel do líder não termina quando ele delega a tarefa — muito pelo contrário, está apenas começando! Após o início da execução, é chegada a hora de acompanhar sua realização. Esteja sempre presente para tirar quaisquer dúvidas que seu funcionário possa ter.

Se você já delega muitas tarefas para sua equipe, acompanhar tudo de perto pode ser um problema. Uma solução simples é usar algum software de agendamento, mostrando em que passo está cada tarefa, semelhante a um quadro Kanban, por exemplo

Dê feedback constante

Ao delegar alguma tarefa para sua equipe, o verdadeiro líder se mostra presente e disponível durante a sua realização. Mais do que um observador, ele deve prover seus comandados com feedbacks contínuos, para que saibam se estão ou não no caminho certo.

Ao dar esse tipo de feedback, é essencial fazê-lo de maneira calma e centrada, explicitando exatamente em quais pontos as coisas não estão funcionando e fornecendo as ferramentas para que sua equipe possa corrigir os rumos da tarefa. Não espere a tarefa ser concluída para que você aponte os erros!

Motive você e sua equipe

Assim como o autoconhecimento é necessário para se fazer próximo da sua equipe, o líder deve tomar atitudes que mantenham todos motivados, inclusive ele mesmo. Com algumas dicas simples é possível manter a motivação e todos em alta:

Deixe claro qual é o objetivo principal

Já ouviu falar no termo “big picture”? Na tradução para o português, pode ser visto como o “plano geral”. Em uma organização, deixar todos cientes de qual é o objetivo central e quais são as principais metas a serem atingidas faz com que seja possível enxergar qual é o grande propósito de quem trabalha nela.

Trabalhar por um ideal em comum aumenta a motivação como um todo, do líder geral ao membro de participação mais simples na empresa. A colaboração de todos como um grupo facilita a realização de tarefas complexas, que demandam maior gasto de energia.

Aposte na liderança Lean

Durante todo este e-book, citamos atitudes de verdadeiros líderes, capazes de gerenciar equipes e coordenar projetos com maestria. E, se existe um conceito que possa reunir todas essas características em um único profissional, é o da Liderança Lean.

O líder Lean é aquele que, diferentemente de um chefe comum, se mostra próximo da sua equipe, fornecendo a todos as ferramentas essenciais para a boa execução do seu trabalho. Mais do que demandar que as tarefas sejam feitas do seu próprio modo ou do jeito que o funcionário bem entender, o líder Lean fornece um método de trabalho e se propõe a descobrir, junto de sua equipe, a melhor maneira de executar o trabalho.

Ele geralmente utiliza a estrutura do Lean Seis-Sigma para gerenciar seus projetos e normalmente é um Black Belt na habilidade de melhorar processos e alavancar indicadores.

Ser um líder Lean significa, primeiramente, conhecer a si mesmo, para que possa influenciar positivamente toda a sua equipe e ser um ótimo exemplo de profissionalismo. Isso porque liderança é algo pessoal, exercido por um sujeito em si, mas que funciona de maneira institucional, influenciando todos à sua volta.

No modelo de liderança Lean, não se espera que um único indivíduo, em uma postura heroica, resolva todos os problemas da empresa. Na verdade, a expectativa é que esse líder, em conjunto com todos os outros funcionários, desenvolva a melhor maneira de lidar com essas situações.

Portanto, um líder Lean é aquele que, além de ser um grande exemplo para todos na empresa, se mostra conhecedor dos processos e comprometido com a responsabilidade de levar a organização ao sucesso, juntamente com toda sua equipe. Um líder Lean divide seus direitos, deveres e os louros das vitórias com todos os seus comandados.

Achou interessante? Para saber mais sobre liderança Lean acesse aqui.



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2 comentários em “Como coordenar projetos com eficiência?”

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