Pular para o conteúdo
Você está aqui: Início / Blog / Como aplicar DMAIC? Conheça as etapas e seu uso na prática

Como aplicar DMAIC? Conheça as etapas e seu uso na prática

Não existe controle de qualidade quando não se sabe como aplicar DMAIC.

Essa espécie de roteiro é a base de toda a metodologia Six Sigma, servindo como principal ferramenta de trabalho e uma referência em projetos dos mais variados tipos.

Poderíamos até dizer que DMAIC e Six Sigma são sinônimos, já que ambos estão interligados.

Fica mais fácil entender o porquê dessa ligação quando compreendemos mais a fundo cada uma das etapas que compõem a ferramenta.

Como veremos ao longo deste conteúdo, o DMAIC fornece um vasto instrumental para solucionar os problemas mais complicados.

Por isso, esta é uma leitura imperdível para quem quer se qualificar como gestor Six Sigma ou para quem está à frente de um negócio. 

Acompanhe o texto até o final!

dmaic

Como aplicar DMAIC?

O roteiro DMAIC é, em essência, uma ferramenta de melhoria contínua.

Sua aplicação permite não apenas que uma empresa corrija problemas, mas que, a partir disso, ela consiga elevar os seus padrões de qualidade em todos os sentidos.

Para isso, são usadas em cada uma das etapas que formam o DMAIC métodos e cálculos estatísticos complexos, o que por sua vez demanda acesso amplo a dados de diversas fontes.

Ou seja, o DMAIC é uma forma de estruturar os dados que todo negócio gera, de modo a responder os desafios aos quais uma atividade produtiva está sujeita.

Por isso, sua implementação depende de profissionais qualificados, já que as análises vão fundo nas questões levantadas, demandando cálculos extensos com softwares avançados.

Passo a passo para aplicar o DMAIC

Nunca é demais lembrar que o DMAIC surgiu junto com a metodologia Six Sigma nos anos 1980, como uma iniciativa da Motorola para implementar o seu programa de Total Quality Management (TQM).

Outro detalhe importante a ser lembrado é que não existe apenas uma forma para aplicar o DMAIC.

Afinal, como toda ferramenta de melhoria, ela mesma está sujeita a aperfeiçoamentos e mudanças constantes.

Um desses avanços foi a incorporação dos conceitos e ferramentas Lean, dando origem à metodologia Lean Six Sigma.

A partir de então, o DMAIC passou a ser não só uma ferramenta de qualidade, mas de controle e redução de desperdícios.

Confira a seguir como cada uma de suas etapas pode ser aplicada no seu negócio.

👉 Seja o profissional capaz de resolver os problemas das empresas, qualificando-se como um gestor Lean. Comece pela leitura deste e-book grátis!

Definir

A primeira etapa do roteiro DMAIC é a definição do problema a ser solucionado. 

Aqui, é hora de fazer as perguntas certas para que, na sequência, as respostas que precisa possam ser encontradas. 

Alguns exemplos são:

  • Qual objetivo do projeto?
  • Qual o ganho financeiro esperado?
  • Quais os clientes e fornecedores afetados?
  • Qual é o real contratempo a ser solucionado?
  • Qual processo está relacionado com o problema?

A lista pode se estender indefinidamente, portanto, é preciso ser bastante criterioso para limitar as questões a pontos que sejam relevantes para atingir o objetivo principal.

Como todas as etapas do DMAIC, a de definição conta com suas próprias ferramentas:

Mensurar

Definido o objetivo e identificado o problema principal, é hora de estabelecer os primeiros parâmetros a serem avaliados para as ações de melhoria posteriores.

Por isso, nesta etapa, o gestor se ocupa de identificar as variáveis a serem medidas e como medi-las. 

Além disso, precisará verificar a chamada voz do processo, de maneira a compreender as variações inerentes.

Essas medições preliminares servem, ainda, para calcular a capacidade de um processo em atender certas especificações, de acordo com a voz do cliente, ou seja, as preferências e expectativas do consumidor final. 

As ferramentas mais utilizadas nesta etapa são:

Analisar

O objetivo principal da análise no roteiro DMAIC é identificar as causas-raízes de um problema para que, a partir disso, as ações de melhoria possam ser implementadas.

Essa é a fase de encontrar relações causais entre variáveis ou indicadores para que se possa encontrar desconexões e focos de desperdícios nos processos.

Uma característica da etapa de análise é o uso de cálculos e ferramentas estatísticas mais complexas e avançadas, tais como:

Por isso, a maioria das empresas conta com profissionais certificados em Lean Six Sigma para conduzir o roteiro DMAIC.

Seus líderes sabem que, sem o apoio de especialistas, não seria possível fazer as análises indispensáveis que, como tais, demandam conhecimentos avançados.

Melhorar 

Conhecidas as causas de um problema, a empresa pode enfim determinar que ações de melhoria podem ser implementadas. 

Mas, antes disso, devem ser realizados testes, a fim de verificar quais dessas ações são viáveis, considerando o contexto da atividade e seus processos.

Esses testes servem para avaliar a eficácia das soluções em certo espaço de tempo, de maneira a conhecer seus impactos e consequências mais diretas.

Assim, haverá tempo para fazer ajustes caso sejam necessários ou mesmo para voltar atrás e definir outras ações de melhoria.

Não por acaso, a ferramenta mais utilizada nessa fase é a Matriz de Esforço e Impacto. 

Ela serve como referência na priorização das propostas de mudança, de maneira a obter o maior impacto com o mínimo de esforço.

Controlar

Seria até um contrassenso se, depois de implementadas as melhorias, a empresa não tomasse medidas adicionais para que elas possam ser sustentadas.

Esse é o objetivo na fase de controle do roteiro DMAIC, na qual se cria uma estrutura em padronização, documentação e treinamentos enquanto a mudança está sendo implementada. 

É também nessa fase que a empresa estabelece indicadores para que possa monitorar constantemente as ações de melhoria, podendo assim avaliar o seu sucesso ou não.

Quais os benefícios de aplicar o DMAIC?

O roteiro DMAIC é uma das ferramentas mais eficazes para gerir processos, aprimorar a qualidade e, principalmente, detectar e corrigir falhas.

Contudo, sua aplicação depende do apoio de pessoas capacitadas na metodologia Lean Six Sigma, os únicos capazes de implementá-lo do início ao fim.

A propósito, essa capacitação você encontra nos cursos Green Belt e Black Belt da EDTI, sua porta de entrada para esse disputado mercado de profissionais.

dmaic

Quais empresas podem aplicar o DMAIC?

Como vimos, o mais importante não é a empresa onde o DMAIC será aplicado, mas as pessoas que estarão à frente do projeto.

Assim sendo, todo e qualquer negócio que conte com o suporte de profissionais em Lean Six Sigma pode usufruir dos benefícios dessa ferramenta de qualidade completa.

Isso vale inclusive para o setor de serviços, em que a metodologia Lean Services vem sendo empregada com sucesso para a melhoria contínua em suas atividades.

O mesmo acontece na construção civil, que usa os princípios Lean Construction, e na área da saúde, em que o Lean Healthcare vem ajudando gestores de clínicas e hospitais a melhorar continuamente.

Conclusão

Agora que você sabe como aplicar DMAIC na prática, pode tomar uma importante decisão para a sua carreira: capacitar-se como gestor Lean Six Sigma.

Para isso, a Escola EDTI está ao seu lado, dando o suporte fundamental para que você aprenda a dominar todas as ferramentas de qualidade e redução do desperdício.

Obtenha essa formação e seja o profissional que as empresas correm atrás, em nossos cursos presenciais e a distância!

Siga evoluindo com a leitura de um guia completo sobre melhoria continua!

post

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter

E receba por email novos conteúdos assim que forem publicados!

Desenvolvido por: