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Como agregar valor ao produto (e por que fazer isso)

Empresa que se desenvolve, aprendendo continuamente como agregar valor ao produto, dificilmente passa por dificuldades.

Na verdade, quem investe nisso pode até vir a pautar todo o mercado, tornando-se líder e referência.

As pessoas estão sempre dispostas a pagar mais por produtos que façam além do básico, como revela uma pesquisa publicada no portal Consumidor Moderno.

E na sua empresa, os clientes estão satisfeitos com o valor que tem sido entregue?

Seja qual for a sua resposta, sempre se pode melhorar, aplicando medidas e estratégias para tornar produtos mais atrativos, como vamos ver neste artigo.

como agregar valor ao produto

Como agregar valor ao produto

Agregar valor a um produto significa melhorar suas características, funcionalidades ou percepções de modo a torná-lo mais atraente e valioso para os consumidores. 

Essa estratégia vai além de simplesmente ajustar o preço, ela se concentra em aspectos que vão desde a qualidade e desempenho até a experiência do cliente.

Quando um produto agrega valor, ele se destaca no mercado, atrai mais consumidores e pode até mesmo justificar um preço mais elevado. 

Por isso, as empresas frequentemente buscam formas de inovação, diferenciação e aprimoramento para garantir que seus produtos não apenas atendam, mas excedam as expectativas dos clientes.

Veja na sequência como fazer para adicionar cada vez mais valor àquilo que sua empresa produz.

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Destaque a singularidade do produto

A propaganda espontânea é um privilégio dos produtos de alta qualidade, mas não é só.

Para que isso aconteça, é preciso que ele tenha um algo a mais que o diferencie dos concorrentes.

Por outro lado, as pessoas não vão saber o que o seu produto tem de especial até que elas estejam cientes a respeito de sua existência.

É onde entra o marketing e as estratégias de visual merchandising, a fim de destacar as características exclusivas e de criar uma proposta de valor única para os clientes.

Aperfeiçoamento contínuo via feedbacks

Parte do esforço para aumentar o brand awareness passa por ajustar o produto às preferências dos consumidores.

As opiniões dos clientes, nesse aspecto, são uma ferramenta valiosa para aprimoramento.

Procure estabelecer canais diretos para coletar feedback, analisar as sugestões, implementar melhorias e desenvolver produtos melhores. 

Redes sociais, e-mail e o bom e velho telefone são alguns dos canais indispensáveis para esse objetivo.

Estratégias de embalagem

Segundo uma pesquisa da Two Sides, a embalagem influencia na decisão de compra em 99% dos casos envolvendo consumidores brasileiros.

Na verdade, embalagens inovadoras não apenas protegem o produto, mas também comunicam a identidade da marca, funcionando também como uma poderosa estratégia de branding.

É uma maneira de agregar valor estético e também criar uma experiência memorável para o consumidor.

Integração de tecnologias

Estamos em plena era da Transformação Digital, em que a Internet das Coisas é uma das principais características. 

Essa é mais uma forma de melhorar a funcionalidade dos produtos e a experiência do usuário, pela incorporação de elementos como inteligência artificial, realidade aumentada ou conectividade IoT. 

Assim fazem, por exemplo, as marcas que usam QR Code para agregar informações sobre o produto ou mesmo como estratégia de marketing de experiência. 

Parcerias estratégicas

O mercado não é só um mar de concorrentes.

Se bem explorado, nele é possível encontrar diversas oportunidades de parcerias com outras empresas.

A colaboração com outras marcas pode complementar a oferta de produto, gerando demanda.

Seria o caso, por exemplo, de um salão de beleza em que as profissionais trabalham com uma linha ou produto específico, chamando a atenção das clientes.

Personalização de produtos

Outro fator que atrai compradores é a personalização.

Como revela uma pesquisa publicada no portal Ecommerce Brasil, 76% das pessoas preferem comprar de marcas que ofereçam experiências customizadas.

Essa abordagem não apenas atende às necessidades específicas de cada cliente, mas também cria um senso de exclusividade, agregando valor.

Nesse caso, a pesquisa de mercado é uma ferramenta indispensável para conhecer o comportamento de compra e as preferências de cada um.

Programas de fidelidade e recompensas

Descontos exclusivos, brindes ou acesso prioritário a novos produtos são estratégias quase “infalíveis” para fidelizar clientes recorrentes.

Mas atenção: essa estratégia não deve ser a única maneira de fidelizar, sob risco de evasão de clientes quando os estímulos cessam.

Educação do cliente

Há casos em que o cliente precisa ser informado sobre como extrair o melhor de um produto.

Para isso, vale utilizar guias práticos, tutoriais e webinários para mostrar aos clientes como extrair o máximo benefício do que sua empresa vende. 

Ao capacitar os clientes para aproveitar todas as funcionalidades, você melhora a percepção de valor e a satisfação.

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Sustentabilidade e responsabilidade social

Outra forma de agregar valor é integrar práticas sustentáveis na produção do produto e demonstrar responsabilidade social. 

Comunicar esses esforços ambientais e sociais atrai consumidores conscientes, que tendem a ser mais fiéis, tornando-se evangelizadores da marca.

Experiência pós-venda

Dependendo do produto, o pós-venda é tão importante quanto o marketing e o merchandising. 

Se for o seu caso, avalie a qualidade do suporte prestado, a extensão das garantias e o processo de devolução. 

Por que agregar valor ao seus produtos?

Sem valor agregado, um produto ou uma marca será apenas “mais uma” no mercado.

Por essa razão, conferir valor aos produtos é questão de sobrevivência para se destacar em mercados competitivos, fomentar a lealdade do cliente e pautar a precificação.

Produtos com características únicas e que proporcionem experiências positivas não apenas satisfazem as demandas dos consumidores, mas também fortalecem a reputação da marca.

A adaptação contínua às necessidades do mercado e a diferenciação são também uma garantia de que a marca manterá sua relevância no longo prazo. 

Ao agregar valor em tudo que fazem, as empresas cultivam a satisfação do cliente, de modo a perenizar suas marcas, mantendo-as vivas nos corações e mentes das pessoas.

Conclusão

Não há como agregar valor ao produto sem que haja profissionais capazes de promover transformações que, em alguns casos, podem ser radicais.

É preciso também contar com gestores qualificados para dar conta dos muitos desafios que surgem em razão das operações logísticas, sem falar das rotinas no chão de fábrica.

Os cursos EAD da Escola EDTI preparam para esses e outros desafios, assim como nossas formações Green Belt e Black Belt.

Continue em frente, lendo também o ebook em que mostramos como utilizar as 7 ferramentas da qualidade!

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