Coletando dados para o kaizen
Você coletar dados para um projeto de melhoria? Será que sabe mesmo? Uma das tarefas mais renegadas, porém mais importantes nos projetos de melhoria é a coleta de dados. Não há estatístico no mundo que de conta de analisar um conjunto de dados coletado de maneira pouco estruturada. Porém, na maioria dos projetos que participamos nos deparamos com dados coletados de maneira incorreta. Isto acontece, em parte, pela falta de conhecimento e prática que as equipe possuem na coleta dos dados. Até aí tudo bem, mas como resolver isto? Utilizando um método para coletar dados. No livro “The Six Sigma Way Team Fieldbook” encontramos, no capítulo 10, diversas ferramentas que irão nos ajudar a coletar dados da maneira correta. Durante os próximos posts, vamos mostrar como funcionam algumas destas ferramentas.
A primeira delas, a ser mostrada neste post, é a Planilha de Planejamento para Coleta de Dados. Vamos lá:
Propósito: criar um plano útil de coleta de dados para a equipe, com dados úteis.
Aplicação: deve ser completada a qualquer momento que a equipe precisar coletar dados, algo que pode acontecer em qualquer uma das fases do DMAIC.
Planilha de Planejamento da Coleta de Dados
- O que nós estamos querendo aprender, rastrear ou avaliar?
- Descreva os detalhes da grandeza a ser medida:
- O que nós iremos medir ou contar (a “unidade”)?
- Como esta medida será expressa? (número, percentual, peso, tempo, reais, …)
- A medida é contínua ou discreta? (se possível, utilize contínua)
- Qual é a definição operacional para a medida? (se você estiver examinando múltiplos fatores, você poderá precisar de mais de uma definição operacional)
- Novos dados precisarão ser coletados para esta medida? ___sim _____não. (Se não, pule para o item 6, mas esteja certo disto. Deixe a preguiça de lado)
- Ao coletar os dados, você irá monitorar as mudanças que por ventura vierem a ser feitas? _______ sim _________não.
- Como você planeja utilizar ou mostrar a medida ou os dados coletados?
- Qual é o plano para garantir a acuracidade, repetibilidade e reprodutibilidade da medida?
*Anexe mais páginas caso necessite. Uma página por medida.
Com um planejamento para coletar dados assim, seu kaizen será muito melhor. Kaizen sem coleta de dados bem feita é espaço aberto para que enganos aconteçam. Quando a hora for de coletar dados, não sejam criativos, sejam disciplinados.
Dica, criar uma planilha em Excel com este plano de coleta de dados. Coloque este planilha em seus formulários para a realização de kaizen. Ao padronizar seu kaizen, seus projetos de melhoria ficarão muito melhor.
[twitter name=”name”]
Pingback: Por projetos de melhoria mais enxutos | Escola EDTI