Você está aqui: Início / Blog / A importância do estudo contínuo para a sua carreira

A importância do estudo contínuo para a sua carreira

Quem busca formas de transformar sua carreira e crescer profissionalmente tem no estudo contínuo o aliado perfeito para o seu desenvolvimento.

Conhecido também como educação continuada, o conceito prega que nunca é tarde demais para aprender.

Assim, profissionais de todas as idades são incentivados a continuar estudando e se aperfeiçoando durante toda a carreira.

Essa é a melhor forma de ficar atualizado sobre as novas técnicas e ferramentas da sua profissão, mantendo-se assim relevante dentro do seu nicho de mercado.

Continue lendo para saber mais sobre o estudo contínuo e sua importância para o sucesso profissional.

O que é carreira profissional?

No fim das contas, o principal objetivo do ensino contínuo é garantir um bom desempenho para o indivíduo em sua carreira profissional.

Mas o que significa isso na prática?

Entendemos a carreira profissional como toda a trajetória de alguém como trabalhador em seu nicho de mercado.

As interações podem começar ainda durante a formação, com a criação de laços e a possibilidade de inserção por meio de programas de estágio.

Assim, a carreira é entendida a jornada de aprendizado com cursos, especializações até chegar à experiência mercadológica e suas interações com colegas, chefes, clientes e fornecedores.

curriculo

O que é ensino contínuo?

Agora que contextualizamos o ensino contínuo, chegou a hora de apresentar sua definição.

Mais conhecido pelo nome de “educação continuada”, esse conceito propõe que o processo educacional nunca termina de fato.

Pelo contrário, ele segue se renovando durante toda a vida do indivíduo, que pode aprender em qualquer idade.

Acontece dessa maneira porque a informação e o conhecimento não são estáticos, e continuam se desenvolvendo dia após dia.

Com o mercado cheio de novas técnicas, métodos e ferramentas, é importante continuar estudando para ficar por dentro das tendências e se aprimorar cada vez mais.

Quais os benefícios do ensino contínuo?

O ensino contínuo traz uma série de benefícios tanto para o profissional quanto para a empresa contratante.

A primeira vantagem que podemos citar é que cursos e treinamentos são capazes de alinhar todos os membros da equipe em torno das técnicas e métodos compatíveis com a cultura organizacional da companhia.

Com todos bem preparados, a tendência é que a performance melhore gradualmente com o passar do tempo.

Essa melhoria do desempenho, por sua vez, não deve passar despercebida: ela faz com que o profissional seja reconhecido pelos resultados do seu trabalho.

No fim, o indivíduo que investe em sua educação sai na frente por estar bem capacitado e acaba se destacando em processos seletivos, sobretudo em momentos de crise.

Como adotar o ensino contínuo de forma eficiente

Quem quer adotar o ensino contínuo para impulsionar os resultados de sua carreira precisa saber que esse caminho exige investimento de tempo e dinheiro.

Boas capacitações são aquelas oferecidas por profissionais conceituados e que, de maneira justa, cobram pelo ensino que oferecem.

A boa notícia aqui é que existem hoje diversas opções de plano de assinatura que englobam diversos cursos com o pagamento de uma única mensalidade.

Alternativas como a oferecida pela Escola EDTI são o caminho ideal para quem quer aproveitar o tempo em casa para alavancar sua carreira.

O ensino contínuo dentro de uma empresa

Dentro do ambiente corporativo, a educação continuada pode assumir outras formas e se desenvolver de maneira mais colaborativa.

Passado o período de isolamento social, pode ser interessante propor fóruns de discussão sobre temas específicos e iniciativas de capacitação interna.

Nada impede a gestão de organizar espaços onde um funcionário que domina uma área específica compartilha seu conhecimento e experiência com o restante do time.

Esses momentos de troca são fundamentais não só para capacitar os profissionais como também garantir uma interação entre diferentes áreas.

Assim, todos podem crescer juntos e empresa garante maior sinergia entre a equipe.

Qual a importância do ensino contínuo na carreira?

A essa altura, já está claro como funciona o ensino contínuo e seus benefícios para a empresa e o profissional.

A importância dessa abordagem, porém, vai muito além de melhorar seus resultados dentro da sua função atual.

O real valor da capacitação aparece mesmo em momentos de crise, quando se busca uma recolocação no mercado ou pleiteia-se uma promoção.

É aqui que o currículo do profissional será colocado em cheque e um curso ou treinamento a mais pode ser o diferencial que vai garantir que ele seja contratado.

O ensino contínuo – ou educação continuada – não é exatamente uma novidade, mas, ganha força a cada ano que passa.

O termo propõe que o processo educacional nunca estará encerrado e, por isso, incentiva o profissional a continuar se aprimorando durante toda a carreira.

É assim que ele pode garantir que terá o melhor currículo para se destacar da concorrência.

Faça já sua inscrição no plano de assinatura de cursos da Escola EDTI para impulsionar sua carreira com o ensino contínuo.